O Grupo da Melhor Idade Estrelas do Sertão, da Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa está completando 18 anos de fundação.

O grupo foi criado em 24 de Fevereiro de 2003 pela então presidente da instituição, Solange Agripa Trombini. Desde a sua criação, o grupo se tornou destaque nacional, colecionando inúmeras matérias veiculadas em rede nacional por emissoras de televisão, revistas e jornais.

São mães, tias, avós, irmãs que aceitam o convite e se debruçam sobre mais um desafio, a trama de um fio tênue: a lembrança vivida no sertão. Vários projetos foram desenvolvidos com o estímulo de retratar a literatura de João Guimarães Rosa e por consequência a paisagem e a cultura sertaneja.

Além do bordado, várias atividades já foram desenvolvidas pelo grupo como hidroginástica, apresentações musicais, grupo de Pastorinhas, seresta, coroações, danças, apresentações folclóricas e até mesmo apresentações teatrais que se tornaram destaque na Semana Rosiana.

Em 2006 o Grupo lançou o livro O Coração do Lugar: Depoimentos para Guimarães Rosa, com histórias fruto de lembranças dos integrantes e ilustrações com bordados feitos pelo próprio grupo.

Neste tempo de pandemia, os encontros presenciais do grupo estão suspensos há um ano, entretanto continuam pela internet, através de aplicativos de comunicação. Para isso, algumas idosas contam com a ajuda de filhos e netos. Inclusive, no ano passado foi realizado uma exposição virtual, a fim de continuar divulgando os trabalhos e a literatura Rosiana.

Foto: Cintia Oliveira

Nesta quinta-feira, como forma de comemoração à importante data, foi realizada uma missa em homenagem ao grupo, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, celebrada pelo Padre Lucas de Souza Silva, seguindo todos os protocolos de segurança. Somente uma parte do grupo esteve presente, para não gerar grande aglomeração. (Foto acima)

O grupo continuará bordando sua linda trajetória na história de Cordisburgo, divulgando a cidade e a obra Rosiana e celebrando a vida da população cordisburguense.

Cordisburgo é o lugar do coração e permite cultivar flores preciosas: as Estrelas do Sertão. 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DE HOMENAGEM COM FOTOS DA TRAJETÓRIA DO GRUPO

Foto: Arquivo

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.