$type=grid$count=3$m=0$sn=0$rm=0$show=home$hide=post

Saiba todas as informações sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi detido preventivamente pela Polícia Federal na manhã deste sábado (22 de novembro), em cumprimento a mandado expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão marca um novo capítulo no processo que resultou na condenação do ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão por sua participação na trama golpista investigada pela Corte.


Tentativa de violação da tornozeleira eletrônica

O episódio que precipitou a prisão preventiva ocorreu na madrugada de sábado, quando a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seap) detectou uma violação no equipamento de monitoramento eletrônico que Bolsonaro estava obrigado a usar. Segundo informações divulgadas pelas autoridades, o ex-presidente teria utilizado um ferro de solda na tentativa de abrir o dispositivo, deixando marcas visíveis no equipamento.

O Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal comunicou imediatamente a ocorrência ao STF. Em sua decisão, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que a informação constatava "a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho".


Vigília convocada por Flávio Bolsonaro

Na sexta-feira (21), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) utilizou as redes sociais para convocar uma vigília de orações nas proximidades da residência onde seu pai cumpria prisão domiciliar desde 4 de agosto. A convocação gerou preocupação nas autoridades judiciais sobre possíveis tumultos e riscos à ordem pública.

Na decisão que determinou a prisão preventiva, o ministro Moraes considerou que a reunião poderia causar tumulto e facilitar uma "eventual tentativa de fuga do réu". A combinação da tentativa de violação da tornozeleira com a convocação da manifestação foi interpretada como indícios concretos de planejamento de fuga.


Fundamentação da decisão judicial

Além da tentativa de rompimento da tornozeleira e da vigília convocada, o ministro Alexandre de Moraes citou outros elementos que fundamentaram sua decisão. Um deles foi a informação de que Alexandre Rodrigues Ramagem, também condenado na mesma ação penal do Núcleo 1 da trama golpista, teria deixado o país e estaria atualmente na cidade de Miami, nos Estados Unidos, com a finalidade de se furtar à aplicação da lei penal.

A decisão determina ainda que seja realizada, neste domingo (23), audiência de custódia por videoconferência na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, além da disponibilização de atendimento médico em tempo integral ao detido. Todas as visitas deverão ser previamente autorizadas pelo STF, com exceção dos advogados e da equipe médica que acompanha o tratamento de saúde de Bolsonaro.




Argumentos da defesa

A defesa do ex-presidente reagiu prontamente à prisão, com o advogado Paulo Cunha Bueno falando à imprensa em frente à sede da Polícia Federal. Segundo o advogado, a narrativa de tentativa de fuga é utilizada apenas para "justificar o injustificável", argumentando que qualquer tentativa de evasão seria praticamente impossível.

"O presidente Bolsonaro não teria de forma alguma como subtrair-se, como evadir-se da sua casa. Ele tem uma viatura armada com agentes federais 24 horas por dia, sete dias da semana, na porta da casa dele", afirmou Cunha Bueno.

O advogado caracterizou a tornozeleira eletrônica como uma "pena infamante" em sua versão moderna, cuja finalidade seria apenas causar humilhação ao ex-presidente. Ele destacou que desconhece qualquer outro caso no Brasil de pessoa com tornozeleira eletrônica que tenha simultaneamente escolta permanente da Polícia Federal.

A defesa enfatizou ainda as condições de saúde de Bolsonaro, descrevendo-o como "um idoso que padece de problemas graves de saúde" decorrentes de complicações da facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2022. Segundo os advogados, trata-se de uma "situação extremamente frágil", e ressaltaram que o ex-presidente sempre esteve disponível e nunca se esquivou de responder à Justiça.


Comparação com outros casos

O advogado Paulo Cunha Bueno fez uma comparação com o caso do também ex-presidente Fernando Collor de Mello, que se encontra em prisão domiciliar. "É inconcebível que o ex-presidente Fernando Collor de Melo seja mantido em prisão domiciliar por conta de apneia do sono e de Doença de Parkinson, enquanto que o presidente Bolsonaro seja submetido a uma prisão vergonhosa nas dependências da Polícia Federal diante de todo o estado gravíssimo de saúde que ele apresenta", declarou.


Pedido de prisão domiciliar humanitária

Na sexta-feira (21), ainda antes da prisão preventiva, a defesa havia protocolado no STF um pedido de concessão de prisão domiciliar humanitária. O argumento central era que Bolsonaro possui doenças permanentes que demandam "acompanhamento médico intenso", motivo pelo qual deveria continuar em prisão domiciliar em vez de ser transferido para o presídio da Papuda, em Brasília.

O pedido foi rejeitado pelo ministro Alexandre de Moraes neste sábado. A defesa informou que recorrerá tanto da decisão que determinou a prisão preventiva quanto da rejeição do pedido de prisão domiciliar humanitária.


Condições de detenção na Polícia Federal

Bolsonaro está detido em uma cela da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal. A cela, que passou por reforma recente, possui aproximadamente 12 metros quadrados e é equipada com cama de solteiro, armários embutidos, televisão, frigobar, ar-condicionado e banheiro privativo.

O ex-presidente não terá contato com outros detentos e poderá realizar banho de sol em área isolada. Tem direito a atendimento médico integral e pode receber visitas de advogados e da equipe médica sem necessidade de autorização prévia, enquanto outras visitas precisam ser aprovadas pelo STF.

No sábado, após ser conduzido à sede da PF, Bolsonaro passou por exames médicos de rotina. A Polícia Federal informou que todas as condições necessárias para garantir a saúde e a dignidade do detido estão sendo observadas.


Contexto da condenação

Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal relacionada ao Núcleo 1 da trama golpista, que investiga tentativas de golpe de Estado após as eleições de 2022. A condenação foi proferida pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.

O ex-presidente estava em prisão domiciliar desde 4 de agosto de 2025, após descumprir medidas cautelares previamente fixadas pelo STF. Entre as restrições impostas estavam a proibição de acessar embaixadas e consulados, de manter contato com embaixadores e autoridades estrangeiras, e de utilizar redes sociais, direta ou indiretamente, inclusive por intermédio de terceiros.

A prisão domiciliar havia sido determinada no contexto de um inquérito no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, é investigado por sua atuação junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo.


Tramitação processual e próximos passos

Na semana passada, a Primeira Turma do STF rejeitou os embargos de declaração apresentados pelo ex-presidente e por mais seis acusados que buscavam reverter as condenações e evitar a execução das penas em regime fechado. Com a rejeição dos embargos, o caminho para o início do cumprimento das penas ficou mais próximo.

O prazo para apresentação dos últimos recursos pelas defesas termina neste domingo (23). Caso esses recursos também sejam rejeitados, as penas poderão começar a ser executadas nas próximas semanas. Bolsonaro e os demais condenados na ação penal poderiam, então, ser transferidos para estabelecimentos prisionais do sistema penitenciário.

A audiência de custódia marcada para domingo será um momento crucial para avaliar a legalidade da prisão preventiva e as condições de saúde do ex-presidente. Na segunda-feira, a Primeira Turma do STF deve se reunir para julgar formalmente a prisão preventiva, momento em que os ministros poderão confirmar, modificar ou revogar a decisão monocrática de Alexandre de Moraes.


Repercussões políticas

A prisão de um ex-presidente da República gera naturalmente repercussões políticas significativas. Apoiadores de Bolsonaro manifestaram indignação nas redes sociais, enquanto críticos do ex-presidente defenderam que a Justiça está sendo aplicada de forma adequada.

O caso levanta discussões sobre os limites da prisão domiciliar, o uso de tornozeleiras eletrônicas em casos de alta repercussão, e o tratamento dado a autoridades que respondem por crimes graves. Também coloca em evidência a questão da execução de penas para condenados com problemas de saúde e em idade avançada.

O desenrolar do caso nas próximas semanas será acompanhado de perto tanto pela comunidade jurídica quanto pela sociedade brasileira, uma vez que envolve questões fundamentais sobre o Estado Democrático de Direito e a aplicação da lei penal a ocupantes de altos cargos públicos.


Com informações e fotos de Agência Brasil

COMENTÁRIOS

SITE
Nome

À Luz da Bíblia,1,A Voz do Leitor,5,AAMCGR,39,Academia Cordisburguense de Letras,24,Ação Entre Amigos,1,ACESA,1,Acidente,62,ACINCOR,1,ADNAC,4,Adriano Bossi,564,Aeroporto,3,Agreste,1,Agricultura,22,AgroCordis,5,Agronegócio.,8,Agropecuária,12,Airsoft,1,América-MG,3,Amigos e Viola,2,André Zumzum,2,Andrequicé,2,Animais,12,Aniversário de Cordisburgo,23,Antonio Maria Clarete,18,Antônio Pereira de Souza,4,APAE,20,Apicultura,2,Aposentados,2,Araçaí,118,arma,23,Arquitetura,2,Artes,17,Artesãos,3,Assistência Social,32,Astronomia,7,Atlético-MG,12,Atletismo,4,Audiência Pública,3,Automobilismo,15,Aviação,2,Axé Cordis,1,Bagagem,8,Baldim,4,Bálsamo,1,Banda Asus,4,Banda de Música Vitalina Corrêa,32,Barack Obama,1,Baralho,1,Barra das Canoas,4,Barra do Luiz Pereira,6,bebidas,1,Belo Horizonte,38,Boletim MNEPL,3,Bombeiros,16,Bonde dos Balas,3,Brasil,429,Brasília,8,Brasinha,25,c,1,Cachoeira da Prata,3,Caetanópolis,54,Calamidade Pública,1,Câmara Municipal,141,Caminhada Ecoliterária,4,Caminhos de Rosa,26,Caminhos do Sertão,13,Campanhas,2,Campeonato do Povão,6,Campeonato Municipal de Futebol,12,Campeonato Regional de Futebol,3,Capim Branco,6,Capoeira,3,Carla Freire,1,Carnacordis,28,carnaval,41,Carvalho de Almeida,1,Casa de Leitura João da Cunha,5,Casa Elefante,2,CAT,1,catolico,53,Cavalgada,9,ceará,1,Celebrações,2,Chamada Pública,2,Chikungunya,1,Cia de Teatro Cafarnaum,1,Ciclismo,23,Cidade,26,Ciência,4,Circo,4,Circuito das Grutas,17,Circuito dos Cristais,7,Clara Nunes,2,Clube Vista Alegre,6,CODEMA,2,Coluna Anacrônicas,20,Coluna GaloCordis,1,Coluna Lucas Gustavo,8,Colunas,29,Comemorações,3,Comércio,11,Comitiva Arraial do Conto,1,Comitivas,1,Comunicação,2,Conceição do Mato Dentro,2,conclave,1,Concursos Públicos,20,Conselho Municipal de Turismo - COMTUR,1,Conselho Tutelar,17,Contagem,2,Cooperativa,2,Copa AMAV,6,Copa do Mundo,9,Copa Eldorado,6,Copa Juventude Para Cristo,22,Copa Mangalarga Marchador,3,Copa Musirama,1,Copasa,7,Cordis FM,1,Cordis Folclore e Cultura,2,Cordis Notícias,18,Cordis Notícias Por Aí,3,Cordis Radical,4,Cordis Uphill,1,Cordisburgo,2435,Cordisburgo Literária,1,Cordisburgo na Memória,1,Cordisburgo Sport Clube,11,Cordisburguenses,133,CordisFest,3,Corinto,5,Correios,4,Corrida Educa Cordis,5,Corrupção,1,CPL Notícias,1,CRAS,7,Creche,4,Crianças,25,Cruzeiro,3,Culinária,17,Cultura,414,Curiosidades,63,Cursos,19,Curvelo,127,Democrata de Sete Lagoas,4,Dengue,12,Denúncias,2,Descubra Minas,2,Destaque,2177,Diadema,1,Dilma,13,Drogas,54,EAC,1,ECO 135,18,Economia,18,Edilaine Souza,2,Editais,2,Editorial,3,Educação,250,EJC,5,Eleições,119,EMATER,17,EMBRAPA,1,Emprego,48,ENEM,17,Enquetes,4,Entrevistas,2,Éntrevistas,1,Enviadas,12,Equipe Alto Rendimento,1,Erik Alves,1,ERV Cordisburgo,1,Escola Cláudio Pinheiro de Lima,41,Escola Estadual Mestre Candinho,34,Escola Estadual Professor Anísio Teixeira,13,Escola Maria de Souza,1,Escola Municipal Octacílio Negrão de Lima,20,Escolinha Educa Cordis,2,Esmeraldas,1,Especiais,3,Esporte,314,Estados Unidos,2,EUA,2,Evangélico,7,Exército,2,FAB,1,faculdade,2,Família,1,Fazendinhas Pai José,1,Febre Amarela,1,Feira Sertaneja,7,Felixlândia,2,Ferrovia,19,Festas,254,Festival de Balé,2,Festival de Comida de Roça,2,Festival do Frango Caipira,13,Figuras de Cordis,4,Filmes,22,Fitness,3,Folia de Reis,11,Forró de Curvelo,4,Fortuna de Minas,5,Francielly Gaudêncio,1,Funilândia,7,Futebol,149,Futsal,48,Galeria de Fotos,9,GaloCordis,4,Governo,57,Grupo de Seresta,4,Grupo Estrelas do Sertão,31,Gruta,81,Gruta da Morena,3,Guarda Municipal,1,Guerra,2,Guimarães Rosa,134,Handebol,1,Haras Bento Velho,1,História,13,Histórias Cordisburguenses,5,Humor,2,IDEB,1,Idosos,5,IEF,9,Igreja,24,Impeachment,3,Imprensa,1,inaugurado,1,Incêndio,1,Indústria,5,Inhaúma,5,Inimutaba,4,inteligência,1,Internet,11,JEMG,5,Jequitibá,14,João Concliz,2,Jornal,2,Jornal Escolar,4,Junho,1,Justiça,10,Juventude FC,1,Koban,2,Lagoa Bonita,105,Lagoa Santa,1,Lar dos Idosos,14,LBV,5,Leilão,1,Literatura,117,Logradouro,2,Loterias,5,Loucos por Memória,1,Lucas Gustavo,508,Magnata Produções,1,Manifestações,1,Manoel do Norte,2,Maquiné,6,Maquinézinho,1,Marcha para Jesus,1,Marco Antonio Pereira,12,Mascarenhas,1,Master 50 Cordisburgo,19,Masterchef,2,Mato Grosso do Sul,1,Matozinhos,3,MEC,1,meda,1,Medalha Anísio Teixeira,4,Medalha Guimarães Rosa,10,Medalha Mestre Candinho,4,Medalha Sinhá Araújo,11,Medalha Vovô Felício,6,MEGA,1,Megaupload,1,Meio ambiente,68,memória,2,Mexa-Se,11,Miguilins,14,Minas Gerais,377,Mineirão,2,Miss Grande Sertão,2,MNEPL,9,Moda,31,Montes Claros,3,Monumento Peter Lund,6,Morro da Garça,19,Moto Velocidade,1,Motociclismo,7,Mountain bike,22,Mugstones,4,Mulher e Trabalhador Destaque,3,Mulheres,8,Mundo,10,Museu,66,Música,69,nanotecnologia,1,Natal Fantástico,3,Natureza,3,Nota Oficial,7,Notícias,3700,Novembro Azul,2,OBMEP,2,Obras,48,Olimpíadas,8,Onça,4,Outubro Rosa,4,Paleontologia,4,Palmito,29,papa,1,Papagaios,1,Paraopeba,143,Patrimônio,3,Patrocinado,4,Peão,3,Pecuária,6,Pedreiro Fight Clube,1,Pedro Leopoldo,10,Periquito,14,Permacultura,1,Pesca,1,Pesquisas,1,pessoal,1,Plano Diretor,3,Poesias,6,Polícia,653,Polícia Civil,137,Política,245,Pompéu,3,População,2071,Post Patrocinado,2,Praça de Esportes,1,Prefeitura Municipal,226,Presidente Juscelino,2,Priscilla Barbosa,1,Processo Seletivo,11,Produzart,2,PROERD,1,professores,7,Programação,4,Projeto Árvore é Vida,3,Promoção,4,Prudente de Morais,6,Quintino Vargas,1,Rádio,6,Rainha da Primavera,1,Rainha do Café,1,Raul,3,Real Cordis,3,Reclamações,2,rede publica,1,Reflexões,1,Região,724,Regina Pereira,20,relaçoes,1,Religião,158,ressaca,1,Reunião Câmara Municipal,125,Riacho Comprido,2,Ribeirão das Neves,3,Rio 2016,2,Rio das Velhas,3,Rio de Janeiro,5,Roda de Violeiros,2,Rodeio,11,Rodovia,40,Salário,6,Samu,2,Santana de Pirapama,27,São José das Lages,2,São Paulo,12,São Tomé,7,Saúde,337,Sebastião Alvino Colomarte,4,Secretariado,1,Seleção Brasileira de Futebol,9,Semana Roseana,98,Semana Santa,6,Senado,2,Sequestro,1,Ser Arte,1,Serro,1,Sertão,10,Sete Lagoas,244,SISU,4,Solidariedade,45,STF,1,Stock Car,6,Teatro,30,Tecnologia,9,Telefonia,6,Testemunhas de Jeová,1,Timóteo,1,Torcida Organizada,1,Torneio de Tiro ao Alvo,2,Trabalho,11,Tragédia,13,Trail Cordis,3,Trail Run,1,Trânsito,4,Transporte,3,Trekking,1,Três Marias,7,Troféu Dedê,4,Turismo,52,TV,25,uaitec,1,União Futebol Clube,7,UNIFEMM,2,Utilidades,519,Vagas de Emprego,7,Vereadores,160,Vestibular,2,Veteranos,2,Vídeos,14,Você Sabia?,1,Vôlei,1,Zika,4,Zona Rural,77,Zoológico de Pedras,3,
ltr
item
Cordis Notícias: Saiba todas as informações sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Saiba todas as informações sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOKkAsX2vPlePOPSVef1FVVdKYkMv9f2kLv-16kGOoubPfVFjVjMyZBHfKSisIkE-hU83dThAbMuarBpbGXLO0d-Qm87HVHKbj9dDgeyE8Jb5EM5Vqk2TZ70dFIP0dbD5nik5tn3sikul-alqW9RjuY69jqBEtVA98PJ3DSlDjm7C38l-d3l5DV3qvzSXD/w640-h382/14092025-pzzb3094.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOKkAsX2vPlePOPSVef1FVVdKYkMv9f2kLv-16kGOoubPfVFjVjMyZBHfKSisIkE-hU83dThAbMuarBpbGXLO0d-Qm87HVHKbj9dDgeyE8Jb5EM5Vqk2TZ70dFIP0dbD5nik5tn3sikul-alqW9RjuY69jqBEtVA98PJ3DSlDjm7C38l-d3l5DV3qvzSXD/s72-w640-c-h382/14092025-pzzb3094.webp
Cordis Notícias
https://www.cordisnoticias.com.br/2025/11/saiba-todas-as-informacoes-sobre-prisao.html
https://www.cordisnoticias.com.br/
https://www.cordisnoticias.com.br/
https://www.cordisnoticias.com.br/2025/11/saiba-todas-as-informacoes-sobre-prisao.html
true
352566166544178726
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado VER TUDO Ler Tudo Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo NOTÍCIAS RELACIONADAS CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS OS POSTS Não foi encontrado nenhum post que corresponda ao seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terrça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minute atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link em sua rede social Copiar Todo o Código Selecionar Todo o Código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content