O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, assinou nesta terça-feira (12/8) um despacho autorizando que a administração do futuro Hospital Regional de Sete Lagoas (HRSL) seja transferida à Prefeitura local, assim que o município formalize seu interesse em gerir a unidade.
A medida determina que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) adote as providências necessárias para viabilizar a formalização dessa cessão após a conclusão das obras, programadas para 2026.
Durante visita e vistoria ao canteiro de obras realizada na mesma data, o vice-governador também enfatizou o alcance social e assistencial da nova unidade.
O local contará com cerca de 200 leitos, incluindo 40 de UTI adulta, 10 de UTI pediátrica, 20 leitos de observação no pronto-socorro e mais de 170 leitos clínicos de internação. Ainda terá nove salas cirúrgicas, ambulatório com oito consultórios e amplo Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SADT), incluindo tomografia, ressonância magnética, hemodinâmica, raio-X, ultrassonografia, endoscopia e ECG.
A unidade hospitalar está sendo erguida nas dependências do governo estadual, com investimentos estimados em quase R$ 178 milhões, que cobrem obras e equipamentos. A construção vem sendo conduzida pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) com o objetivo de atender cerca de 650 mil habitantes distribuídos em 35 municípios das microrregiões de Saúde de Curvelo e Sete Lagoas.
Entre as especialidades médicas, o HRSL oferecerá atendimentos de média e alta complexidade nas áreas de cardiologia, neurologia, neurocirurgia, pediatria, vascular, ortopedia, além de contar com um Centro de Tratamento de Queimados, cirurgias bucomaxilofaciais, assistência a pacientes com necessidades especiais, serviços destinados a vítimas de violência sexual e leitos de saúde mental. Também haverá serviços de clínica geral, ginecologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia e cirurgia geral.
A cerimônia de assinatura, bem como um almoço com um bate papo com as autoridaes estaduais contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito de Cordisburgo, Aldair Marques, o vice-prefeito Lucas Gustavo, o presidente da Câmara Municipal, Warley Matias, e a secretária municipal de Saúde, Andreza Marques, que acompanharam de perto o anúncio e destacaram a importância da nova unidade para toda a região.
Conforme destacou o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, "o que fará a diferença na vida das pessoas será o que acontecerá lá dentro", ressaltando o impacto real da unidade na rotina dos cidadãos. Já o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, apontou que a unidade servirá para ampliar a rede assistencial, somando-se, e não substituindo, as estruturas existentes. Douglas Melo, prefeito de Sete Lagoas, destacou a atenção e carinho com que o governo estadual tem tratado não só esta obra, mas todas as demandas da região, sendo, segundo ele, uma administração acessível e sensível aos interesses da população.
A retomada das obras teve início em 2023 e integra os investimentos provenientes do Acordo Judicial de Brumadinho, firmado entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública de Minas Gerais e a Vale. O acordo destina quase R$ 1 bilhão à construção de hospitais regionais como estratégia para descentralizar o atendimento médico e aproximar serviços especializados da população.
Com informações de Agência Minas
Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG
COMENTÁRIOS