$type=grid$count=3$m=0$sn=0$rm=0$show=home$hide=post

Capitão PM Médico João Guimarães Rosa - O mestre em estratégia militar



I- Introdução

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) serviu de inspiração para João Guimarães Rosa em sua magistral obra. Como capitão-médico serviu no 9º Batalhão da Polícia Militar, em Barbacena, e participou ativamente da Revolução Constitucionalista de 1932, na região de Ponte Nova, segundo o coronel e pesquisador Antônio Fernando de Alcântara em seu livro “Paragens de Rosa” (pp. 108).

O universo singular que apresenta os personagens reais e imaginários confirmam essas assertivas. Guimarães Rosa em seu livro “Sagarana”, no conto “O Duelo”, demonstra todo o seu conhecimento de tática e estratégia militar. A descrição que faz da caçada implacável de Cassiano Gomes, ex-anspeçada da PM (posto acima e soldado), a Turíbio Todo, o papudo, é propriamente uma verdadeira estratégia de guerra. Nesse conto, Rosa se utiliza de seus conhecimentos militares para relatar a perseguição: uma verdadeira epopeia. Ele cria no imaginário todo um teatro de operações ambientado em estradas, lugarejos e povoados até chegar à região de Guaxupé, no Oeste de Minas.

Sagarana: O Duelo foi lançado em DVD pela Paramout Pictures em 2006

II- Os personagens

Turíbio Todo era seleiro de profissão. Possuía um papo, aí o apelido de papudo. Em Vista Alegre era conhecido como uma pessoa má e vingativa. Era casado com Dona Silivana. Mulher bonita, de grandes olhos de cabra tonta.

Cassiano Gomes, ex-anspeçada do 1ª Pelotão da 2ª Companhia do 5º Batalhão da Força Pública, sabia manejar o ZB tchecoslovaco e até as metralhadoras pesadas Hotchkiss. Era inseparável da Parabellum e foi excluído da Força Públicas por problemas cardíacos.

Dona Silivana. Mulher bonita, de grandes olhos de cabra tonta. Tinha sábios desígnios na cabecinha. Traia o marido com Cassiano Gomes.

Chico Barqueiro era o dono da barca que atravessava o rio, transportando pessoas e animais. Homem grandalhão ouviu a história de Cassiano Gomes.

Antônio - Timpim, apelido que não gostava, era também conhecido como Vinte-e-um, matou Turíbio Todo.

O duelo durou cinco meses e meio. Cassiano Gomes com 28 anos era melhor estrategista , enquanto que Turíbio Todo, mais velho, era melhor tático e conhecia o terreno como a palma da mão. Ambos trocaram de montaria várias vezes com o intuito de um engar o outro, como ocorre em uma guerra. Pela narrativa, neste ambiente, o que se percebe claramente é que na verdade um tinha medo do outro, conforme a passagem a seguir: “E nenhum eles era capaz de meter-se em passagens de cavas nem de arranchar duas noites seguidas no mesmo pouso, nem e atravessar uma baixada aberta à vista dos morros” (pp.164).


III- O enredo

Turíbio Todo saiu para pescar, avisando a esposa que dormiria na casa do primo Lucrécio. Ao chegar à beira do rio levou uma topada num toco, além de sofrer com os mosquitos. Assim, mudou de ideia e voltou para a casa sem avisar a mulher. Ao chegar em casa, já de noite, encontrou-a em pleno adultério com Cassiano Gomes. Afastou-se de mansinho, sem dar alarme indo cozinhar o seu ódio em panela fria.

No outro dia chegou em casa muito gentil, sem alarde, preparou o seu cavalo, colocou os apetrechos e comida no alforje e disse à mulher que iria caçar pacas. Na quinta-feira de manhã foi tocaiar a casa de Cassiano Gomes. Vendo-o à janela de costas para a rua, e como bom atirador, baleou o outro bem na nuca e correu para a casa. Não pensou em matar a mulher. Só que houve um pequeno engano: iludido pela semelhança alvejou não Cassiano Gomes, mas seu irmão Levindo Gomes. Descobriu isso quando subiu na montaria e partiu a galope. Após o enterro do irmão, Cassiano Gomes fechou a casa (era solteiro), comprou a besta Doradilha, pegou suas armas: uma Wihchester e uma Parabellum e partiu no encalço do fugitivo.


IV- A caçada

Logo que pegou a estrada Cassiano Gomes imaginou que Turíbio Todo teria ido à direção do povoado Piedade do Bagre. E estava certo. À medida que andava perguntava por Turíbio Todo, sem, contudo dar mostras de quem era e porque perguntava. Logo, logo, perto da localidade conhecida como Saco dos Cochos eles se cruzaram a pouca distância um do outro. Para não ser percebido Cassiano Gomes passou a andar à noite. Para despistar, ambos trocavam de montaria várias vezes. Turíbio Todo, inclusive, chegou a trocar as ferraduras de seu cavalo. Certa vez, viajavam em linhas paralelas, convergindo no porto da bolsa, no rio Paraopeba. Ali Cassiano Gomes parou e ficou de tocaia escondido debaixo de um couro curtido. Como o outro não apareceu, foi embora. 

Turíbio Todo espreitava de longe e viu a partida de Cassiano Gomes.  Aí apareceu e atravessou o rio na bolsa sem dar muita trela ao Chico Barqueiro e seguiu em direção a Oeste, até a cidade de Guaxupé. Cansado, Cassiano Gomes volta para a casa. Ao visitar a mulher fatal – dona Silivana – esta lhe mostra carta recebida pelo marido. Aí Cassiano Gomes muda de ideia e sai novamente em perseguição a Turíbio Todo, continuando a caçada. Só que ele adoeceu gravemente em um povoado muito pobre. Ali conheceu um morador, o Antônio, apelidado de Timpim e Vinte-e-um, que o acolheu em sua casa. O filho do Timpim estava muito doente e ele não tinha dinheiro para buscar o médico. Vendo aquilo, Cassiano Gomes, já à beira da morte, chamou o rapaz e contou-lhe toda a sua história e deu-lhe todo o dinheiro para buscar o médico. Antes, porém, fez-lhe prometer que vingaria a morte do irmão. O médico veio e o filho foi curado. Logo após Cassiano Gomes morre e a notícia corre em toda a região.

Turíbio Todo, que já se encontrava em São Paulo, ficou sabendo ao receber a carta de sua mulher convencendo-o a voltar para casa.


V- Epílogo

Turíbio Todo foi convencido pela esposa. Comprou mala, presentes, colocou um lenço verde no pescoço para disfarçar o papo e partiu de trem. Ao chegar, ansioso e com saudades da mulher, sabia ainda que teria de percorrer um dia ainda de cavalo. Com pressa, conseguiu um cavalo emprestado, almoçou e começou a caminhada. Venceu a primeira légua. De repente ouviu um tropel de galope que vinha atrás. Parou e chegou sem cavalo para a beira da estrada e esperou. Apareceu um cavaleiro montando um cavalinho magro que freou quase encostando em Turíbio Todo. Andaram juntos um bom tempo até que o homem um capiausinho pergunta: “Ainda que mal pergunte, o senhor será mesmo o Turíbio Todo, seleiro lá na Vista Alegre?” “Sou sim, vim de São Paulo ... como é que está sabendo?” “Me contaram lá no comércio...” Continuaram cavalgando e conversando.

Turíbio Todo já estava até simpatizando com o capiausinho. Subiram morro, desceram morro e o caminho entrou em um mato fechado, onde tudo era silêncio e sombra. De repente, Turíbio Todo estremeceu ao ouvir firme e forte outra voz que vinha do capiau: “Seu Turíbio! Se apeie e reza que agora vou lhe matar!”. “Que é, que é? Tú está louco”? “Não grita seu Turíbio, que não adianta. Eu prometi ao meu compadre Cassiano Gomes. Foi ele que salvou a vida de meu filho e eu prometi a ele. Turíbio Todo pediu, implorou, apelou dizendo que também tinha família, etc... “Se apeie seu Turíbio ...”, repetiu o capiau. Aí, Turíbio Todo levou a mão na testa se benzendo ...” em nome do padre, do filho, do Espírito Santo amém”.

Timpim Vinte-e-um, o capiau, puxou a garrucha que não negou fogo. Turíbio Todo pendeu-se de lado e se afundou na sela com uma bala na cara esquerda e outra na testa. O cavalo correu assustado e o pé do defunto se soltou do estribo e o corpo ficou estatelado no chão. Timpim Vinte-e-um fez também o nome do padre e o cavalinho pampa se meteu, de galope, por uma trilha, fugindo do estradão...


Sebastião Alvino Colomarte 

*Da Academia de Letras João Guimarães Rosa de Cordisburgo e diretor-presidente do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG)



Imagem: Acervo Coronel Alcântara

COMENTÁRIOS

SITE
Nome

À Luz da Bíblia,1,A Voz do Leitor,5,AAMCGR,30,Academia Cordisburguense de Letras,19,Ação Entre Amigos,1,ACESA,1,Acidente,51,ACINCOR,1,ADNAC,4,Adriano Bossi,564,Aeroporto,3,Agreste,1,Agricultura,19,AgroCordis,4,Agronegócio.,5,Agropecuária,10,Airsoft,1,América-MG,3,Amigos e Viola,2,André Zumzum,2,Andrequicé,1,Aniversário de Cordisburgo,21,Antonio Maria Clarete,18,Antônio Pereira de Souza,3,APAE,19,Apicultura,2,Aposentados,2,Araçaí,97,arma,20,Arquitetura,2,Artes,12,Artesãos,2,Assistência Social,25,Astronomia,7,Atlético-MG,11,Atletismo,3,Audiência Pública,3,Automobilismo,9,Aviação,2,Axé Cordis,1,Bagagem,5,Baldim,1,Bálsamo,1,Banda Asus,4,Banda de Música Vitalina Corrêa,31,Barack Obama,1,Baralho,1,Barra das Canoas,3,Barra do Luiz Pereira,6,bebidas,1,Belo Horizonte,33,Boletim MNEPL,3,Bombeiros,13,Bonde dos Balas,3,Brasil,387,Brasília,4,Brasinha,23,c,1,Cachoeira da Prata,1,Caetanópolis,43,Calamidade Pública,1,Câmara Municipal,125,Caminhada Ecoliterária,4,Caminhos de Rosa,23,Caminhos do Sertão,12,Campanhas,2,Campeonato do Povão,6,Campeonato Regional de Futebol,3,Capim Branco,5,Capoeira,3,Carnacordis,25,carnaval,34,Carvalho de Almeida,1,Casa de Leitura João da Cunha,2,Casa Elefante,2,CAT,1,catolico,31,Cavalgada,3,ceará,1,Celebrações,2,Chamada Pública,2,Chikungunya,1,Cia de Teatro Cafarnaum,1,Ciclismo,14,Cidade,23,Ciência,4,Circo,4,Circuito das Grutas,13,Circuito dos Cristais,6,Clara Nunes,1,Clube Vista Alegre,6,CODEMA,2,Coluna Anacrônicas,20,Coluna GaloCordis,1,Coluna Lucas Gustavo,5,Colunas,26,Comemorações,3,Comércio,11,Comitiva Arraial do Conto,1,Comitivas,1,Comunicação,2,Conceição do Mato Dentro,1,conclave,1,Concursos Públicos,18,Conselho Municipal de Turismo - COMTUR,1,Conselho Tutelar,17,Contagem,1,Cooperativa,1,Copa AMAV,6,Copa do Mundo,9,Copa Eldorado,6,Copa Juventude Para Cristo,22,Copa Musirama,1,Copasa,5,Cordis FM,1,Cordis Folclore e Cultura,2,Cordis Notícias,16,Cordis Radical,4,Cordis Uphill,1,Cordisburgo,2093,Cordisburgo Literária,1,Cordisburgo Sport Clube,11,Cordisburguenses,95,CordisFest,1,Corinto,4,Correios,4,Corrida Educa Cordis,5,Corrupção,1,CPL Notícias,1,CRAS,4,Creche,4,Crianças,21,Cruzeiro,1,Culinária,14,Cultura,346,Curiosidades,51,Cursos,16,Curvelo,102,Democrata de Sete Lagoas,3,Dengue,9,Denúncias,2,Descubra Minas,2,Destaque,1756,Diadema,1,Dilma,13,Drogas,49,ECO 135,11,Economia,17,Edilaine Souza,2,Editais,2,Editorial,3,Educação,222,EJC,2,Eleições,103,EMATER,17,EMBRAPA,1,Emprego,41,ENEM,16,Enquetes,3,Entrevistas,2,Éntrevistas,1,Enviadas,12,Equipe Alto Rendimento,1,Erik Alves,1,ERV Cordisburgo,1,Escola Cláudio Pinheiro de Lima,31,Escola Estadual Mestre Candinho,28,Escola Estadual Professor Anísio Teixeira,9,Escola Maria de Souza,1,Escola Municipal Octacílio Negrão de Lima,18,Escolinha Educa Cordis,2,Esmeraldas,1,Especiais,1,Esporte,266,Estados Unidos,1,EUA,2,Exército,2,FAB,1,faculdade,2,Família,1,Fazendinhas Pai José,1,Febre Amarela,1,Feira Sertaneja,7,Felixlândia,1,Ferrovia,18,Festas,211,Festival de Balé,1,Festival de Comida de Roça,2,Festival do Frango Caipira,13,Figuras de Cordis,4,Filmes,18,Fitness,2,Folia de Reis,11,Fortuna de Minas,4,Francielly Gaudêncio,1,Funilândia,6,Futebol,125,Futsal,45,Galeria de Fotos,6,GaloCordis,4,Governo,42,Grupo de Seresta,2,Grupo Estrelas do Sertão,23,Gruta,69,Gruta da Morena,2,Guarda Municipal,1,Guerra,1,Guimarães Rosa,106,Handebol,1,História,12,Histórias Cordisburguenses,5,Humor,2,IDEB,1,Idosos,3,IEF,7,Igreja,15,Impeachment,3,Imprensa,1,inaugurado,1,Incêndio,1,Indústria,4,Inhaúma,5,Inimutaba,3,inteligência,1,Internet,11,JEMG,3,Jequitibá,9,João Concliz,2,Jornal,2,Jornal Escolar,4,Junho,1,Justiça,8,Juventude FC,1,Koban,2,Lagoa Bonita,95,Lagoa Santa,1,Lar dos Idosos,11,LBV,5,Leilão,1,Literatura,81,Loterias,2,Loucos por Memória,1,Lucas Gustavo,502,Magnata Produções,1,Manifestações,1,Manoel do Norte,2,Maquiné,6,Maquinézinho,1,Marco Antonio Pereira,10,Mascarenhas,1,Master 50 Cordisburgo,19,Masterchef,2,Mato Grosso do Sul,1,Matozinhos,3,MEC,1,Medalha Anísio Teixeira,3,Medalha Guimarães Rosa,7,Medalha Mestre Candinho,4,Medalha Sinhá Araújo,9,Medalha Vovô Felício,6,MEGA,1,Megaupload,1,Meio ambiente,57,memória,1,Mexa-Se,11,Miguilins,14,Minas Gerais,340,Mineirão,2,Miss Grande Sertão,2,MNEPL,9,Moda,21,Montes Claros,3,Monumento Peter Lund,5,Morro da Garça,19,Moto Velocidade,1,Motociclismo,5,Mountain bike,17,Mugstones,4,Mulher e Trabalhador Destaque,3,Mulheres,6,Mundo,9,Museu,55,Música,56,nanotecnologia,1,Natal Fantástico,3,Natureza,3,Nota Oficial,6,Notícias,3202,Novembro Azul,2,OBMEP,2,Obras,43,Olimpíadas,6,Onça,2,Outubro Rosa,2,Paleontologia,4,Palmito,22,papa,1,Papagaios,1,Paraopeba,118,Patrimônio,2,Patrocinado,4,Peão,2,Pecuária,4,Pedreiro Fight Clube,1,Pedro Leopoldo,10,Periquito,10,Permacultura,1,Pesca,1,Pesquisas,1,pessoal,1,Plano Diretor,3,Poesias,4,Polícia,570,Polícia Civil,124,Política,208,Pompéu,3,População,1705,Post Patrocinado,2,Praça de Esportes,1,Prefeitura Municipal,188,Presidente Juscelino,2,Processo Seletivo,8,Produzart,1,PROERD,1,professores,7,Programação,3,Projeto Árvore é Vida,3,Promoção,4,Prudente de Morais,6,Quintino Vargas,1,Rádio,6,Rainha da Primavera,1,Rainha do Café,1,Raul,3,Real Cordis,3,Reclamações,2,rede publica,1,Reflexões,1,Região,606,Regina Pereira,20,relaçoes,1,Religião,115,ressaca,1,Reunião Câmara Municipal,116,Riacho Comprido,1,Ribeirão das Neves,2,Rio 2016,2,Rio das Velhas,1,Rio de Janeiro,4,Roda de Violeiros,2,Rodeio,9,Rodovia,35,Salário,5,Samu,1,Santana de Pirapama,21,São José das Lages,2,São Paulo,10,São Tomé,5,Saúde,304,Sebastião Alvino Colomarte,4,Secretariado,1,Seleção Brasileira de Futebol,9,Semana Roseana,81,Semana Santa,4,Senado,2,Sequestro,1,Ser Arte,1,Serro,1,Sertão,10,Sete Lagoas,212,SISU,4,Solidariedade,37,STF,1,Teatro,25,Tecnologia,9,Telefonia,5,Testemunhas de Jeová,1,Timóteo,1,Torcida Organizada,1,Torneio de Tiro ao Alvo,2,Trabalho,10,Tragédia,13,Trail Cordis,2,Trail Run,1,Trânsito,4,Transporte,3,Trekking,1,Três Marias,5,Troféu Dedê,4,Turismo,44,TV,24,uaitec,1,União Futebol Clube,7,UNIFEMM,2,Utilidades,397,Vagas de Emprego,6,Vereadores,146,Vestibular,2,Veteranos,1,Vídeos,14,Você Sabia?,1,Vôlei,1,Zika,4,Zona Rural,59,Zoológico de Pedras,3,
ltr
item
Cordis Notícias: Capitão PM Médico João Guimarães Rosa - O mestre em estratégia militar
Capitão PM Médico João Guimarães Rosa - O mestre em estratégia militar
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgjvn7l_ufYaiZHkU0jrkmCMHzda6vAIFCRMZ3uKSCHa6UO3OVN6_R8t-4hKVyPg3jDK7Ce3F2zaaRwnPqJQJ3um1-4SqokBGO4eWIkR16hn4yn3a_O688a3ygZ0NCUA39pbMWuFIr-LesFgwouef-t8ntYcKtwPeGMKIP9LbnUu-ef52At6SppQx7-lg=w640-h454
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgjvn7l_ufYaiZHkU0jrkmCMHzda6vAIFCRMZ3uKSCHa6UO3OVN6_R8t-4hKVyPg3jDK7Ce3F2zaaRwnPqJQJ3um1-4SqokBGO4eWIkR16hn4yn3a_O688a3ygZ0NCUA39pbMWuFIr-LesFgwouef-t8ntYcKtwPeGMKIP9LbnUu-ef52At6SppQx7-lg=s72-w640-c-h454
Cordis Notícias
https://www.cordisnoticias.com.br/2021/10/capitao-pm-medico-joao-guimaraes-rosa-o.html
https://www.cordisnoticias.com.br/
https://www.cordisnoticias.com.br/
https://www.cordisnoticias.com.br/2021/10/capitao-pm-medico-joao-guimaraes-rosa-o.html
true
352566166544178726
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado VER TUDO Ler Tudo Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo NOTÍCIAS RELACIONADAS CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS OS POSTS Não foi encontrado nenhum post que corresponda ao seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terrça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minute atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link em sua rede social Copiar Todo o Código Selecionar Todo o Código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content