A sequência de chuvas aliada a construções próximas a encostas aumentam os riscos de desabamentos que causaram mortes em Minas Gerais. Somente nos últimos quatro dias, 45 pessoas morreram em decorrência da chuva no Estado e muitas delas por soterramento. 

Até esta quarta-feira (29), a previsão de chuvas de mais de 100 milímetros para Belo Horizonte deixa em alerta quem mora próximo a encostas. A cidade está em risco geológico até a próxima sexta-feira (31), ou seja podem acontecer desabamentos e deslizamentos no período. 

O geólogo e professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Walter Duarte Costa explicou o que significa esse risco e explicou como deve ser feita a prevenção. 
Continua depois da publicidade

"A espessura do solo, os cortes que fazem para construir as casas e as vezes até a própria vegetação fazem com que encostas fiquem instáveis.  O risco geológico geralmente é mais frequente quando o período chuvoso já está avançado, porque o acumulo de água das chuvas deixa o solo muito encharcado e aumenta ainda mais a instabilidade das encostas causando os deslizamentos", explicou o professor. 

Segundo ele,  a ocupação de encostas traz muito riscos. "A ocupação desenfreada da cidade traz esse perigo. Rachaduras e movimentações de solo são sinais característicos de que uma residência corre risco", completou o especialista. 

Como identificar que sua casa corre risco:

1) Trinca nas paredes

2) Água empoçando no quintal

3) Portas e janelas emperrando

4) Rachaduras no solo

5) Água minando na base de barrancos
Continua depois da publicidade

6) Inclinação de postes ou árvores.

Caso perceba alguns desses sinais, acione imediatamente a Defesa Civil do seu município, por meio do telefone 199. O órgão recomenda ainda a saída imediata de casas nas quais fiquem visíveis sinais de desmoronamento.

Por Mega Cidade

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.