Durante o verão é muito comum os casos de conjuntivite. É que as pessoas passam mais tempo expostas ao sol e a situação é de risco com ambientes fechados com ar condicionado ligado. 

Começou a sentir aquela coceira nos  olhos, olhos vermelhos, sensibilidade à luz pode ser sintoma de uma conjuntivite. Segundo a Dra. Tereza Kanadani, geralmente os sintomas podem ser desde uma coceira nos olhos, mas o principal é vermelhidão ocular, hiperemia na membrana, você pode sentir maior sensibilidade à luz, uma secreção desde ao acordar e ela pode ser tanto aquosa como purulenta. 

Os casos de conjuntivite aumentam mais nessa época do ano pelo maior aglomerado de pessoas em academias, piscinas, salas de ginásticas e o ideal é evitar esses locais mais fechados com esse aglomerado de pessoas, pela facilidade de contágil entre uma pessoa e outra. Existem 3 tipos dessa doença, mas a mais comum nessa época do ano é a viral, pela facilidade de contágil. 

Tem ainda a conjuntivite bacteriana onde apresenta uma secreção amarelada e a alérgica que pode aparecer em determinados períodos do ano, sendo mais comum em pacientes alérgicos que já tem doenças como asma ou bronquite em pacientes atópicos. 

Deve-se evitar a automedicação e nos primeiros sintomas procurar um Oftalmologista, porque o tratamento vai desde uma compressa com soro fisiológico gelado, assim como colírios anti-inflamatórios e dependendo do caso, evoluir para uma infecção bacteriana, tem que ser colírios antibióticos.

E se não tratar? Segundo a médica, se não tratar,  essa conjuntivite geralmente é auto limitada a viral. O paciente em sete dias já sente uma melhora, mas em torno de sete dias se o paciente não melhorar tem que procurar urgente um Oftalmologista.

Por Antonio Maria Clarete Machado
Fonte Bom Dia Minas - 15/01/2019

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.