Numa demonstração de que notícias registradas pelos jornais na metade da década de 50, são as mesmas que vivenciamos nos dias de hoje, nos leva a crer, que tudo continua do mesmo jeito, neste país varonil e abençoado por Deus.

Registramos algumas notícias coligidas da imprensa brasileira em 1955 e todas são relacionadas com a política ou com os políticos. 
A interpretação dos fatos, caberá aos leitores, que deverão identificar cada um deles e alguns, bem marcantes:

A Política - A interrupção forçada das atividades políticas, a proscrição dos homens que dominavam, então, o cenário da nossa vida pública, fez com que surgissem, aos borbotões, os aventureiros, os inescrupulosos, os movidos apenas pela ambição, pela sede de posições, pelo desejo de obter vantagens pessoais do que pelo servir ao país e ao povo.
Diário de Notícia de 02/7/55.

Um dos grandes problemas do Brasil é esse em que os homens responsáveis, de lado a lado, se esforçam para expulsar o critério justo da liberdade, sob o pretexto de cuidar dos direitos de todos os brasileiros, sob a falsidade de defender a lei e a democracia.

Neste método não há nenhum movimento democrático mas, apenas a fúria demagógica sobrepujando-se à razão.

O desagregamento dos partidos políticos, sujeitaram os candidatos a um tenebroso julgamento do povo.

Mas, como resolver uma causa tão grave sem estar preparado para esta arte tão difícil e fascinante que é a política.

O povo tem sede de tranquilidade, de respeito, de trabalho, da liberdade revestida da dignidade que todo o cidadão merece, e não esta, que já ultrapassou todas as fronteiras do recato, do direito e do patriotismo.

Todos querem acreditar, mas perece difícil, muito difícil, o candidato promover um amplo e ilimitado entendimento entre as três grandes forças, quando a sua candidatura é flor e fruto da desarmonia e do desajuste dos partidos.

Jornal Última Hora de 04/07/55

Reportagem por Adriano Bossi - embasada no livro: Texto para ler e sua correção crítica, do Prof. Luis A P Vitória - Editora Inca - RJ - 1956

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.