O Tour da Tocha se despede do Norte de Minas com a passagem por Bocaiúva na manhã desta terça-feira (10/5). A cidade é um berço de festejos religiosos. Entre eles estão a Folia de Reis de Alto Belo e as festas de São José, São Benedito, do Divino Espírito Santo e do Senhor do Bonfim.  A tradição tem origem entre 1710 e 1720, quando foi encontrada uma imagem do Senhor do Bonfim na cidade. 

Em direção ao sul, o comboio olímpico chega ao Circuito dos Diamantes. Cidades bucólicas, em um cenário barroco e rural, guardam verdadeiros paraísos naturais e relíquias arquitetônicas. O roteiro turístico também acolhe uma das facetas mais místicas e instigantes de Minas Gerais. Saberes populares, celebrações e tradições culturais são marcas de uma região obstinada a perpetuar a identidade mineira. 

Ao pôr-do-sol, o tour chega a Curvelo, um dos pontos de partida de inúmeras expedições de João Guimarães Rosa pelo sertão mineiro. De cunho literário, o Circuito Turístico Guimarães Rosa nasceu de experiências realizadas por amantes da literatura. Curvelo, uma das cidades mais arborizados do país, ganhou fama devido a três grandes festas: a Oitava de São Geraldo, o Forró e a Exposição Agropecuária, que coincidirá com a passagem do tour pela cidade. 

Paisagens de Guimarães Rosa 

De cunho literário, o Circuito Turístico Guimarães Rosa nasceu de experiências realizadas por amantes da literatura. É destinado àqueles que querem ver, no cerrado e sertão mineiro, os cenários da obra e vida de João Guimarães Rosa (1908-1967). 

Em suas obras, inclusive em sua maior referência literária (Grande Sertão: Veredas), Guimarães Rosa fala sobre os costumes, a fauna e a flora encontrados na região e em tantas outras nos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás. Com riqueza de detalhes, o escritor mineiro descreve tudo o que vê, sobretudo a flora local, na qual sobressai o ipê amarelo no meio do preto das queimadas e os frutos. 

Das nove cidades que integram o circuito turístico, uma delas é Curvelo, ponto de partida para várias expedições do escritor e do seu companheiro Manuel Nardi, lendário vaqueiro que conviveu com Guimarães Rosa e inspirou a criação do personagem Manuelzão. 

Curvelo em festa 

Os eventos festivos também fazem a fama de Curvelo em todo o país, a exemplo do forró. A festividade, que chega à sua 36ª edição em 2016, é realizada no primeiro final de semana do mês de julho e dura quatro dias. 

O evento atrai inúmeros turistas de várias regiões do país e recebe shows de artistas de renome nacional, concursos de música e barracas com pratos típicos. O forró também dita o ritmo de festas concorridas nas cidades de Inimutaba e Presidente Juscelino. 

A Expô Curvelo é outro evento de destaque. Com foco na agropecuária reúne, todos os anos, milhares de pessoas no parque Antônio Ernesto de Salvo. Além de atrações musicais e outras atividades culturais, as exposições de gado e leilões também são destaques.

Fonte: Agência Minas

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.