$type=grid$count=3$m=0$sn=0$rm=0$show=home$hide=post

Coluna do Lucas - A Semana Rosiana e o povo de Cordisburgo


Fui responsável pela realização do CarnaCordis 2023 e a repercussão na cidade foi bastante positiva, reunindo milhares de pessoas todos os dias e investindo um valor bem baixo se comparado às cidades da região.

Embora tenhamos realizado o Aniversário da Cidade em 2022 e o Réveillon, o carnaval foi o pontapé para mostrar que somos capazes de retomar os grandes eventos, dentro da realidade do município.

No dia a dia de trabalho surgiu a ideia de fazer parte da realização da Semana Rosiana em 2023. Esta é uma festividade bastante reconhecida e consolidada no calendário local, mas que não dispunha de grandes atrações, estando focada, em sua maior parte, no estudo da obra de João Guimarães Rosa, contendo mesas redondas, lançamento de livros, sarau poético, teatro e narração de estórias.

Neste momento a ideia era fazer algo para que a população de Cordisburgo participasse ativamente do evento, visto que a parte cultural não despertava o interesse de grande parte dos cordisburguenses, estando focado em um público específico.

Assim, conversei via telefone com um dos organizadores, o Dr. Raimundo Alves, presidente da Academia Cordisburguense de Letras, que gostou da ideia inicial e acenou positivamente, marcando uma conversa futura. Ronaldo Alves, diretor do Museu, também aprovou a ideia. Ele me mostrou que já estava com as atrações culturais engatilhadas, e expos a dificuldade nesta realização, visto que o local não dispõe de valores suficientes para financiar os custos do evento.

Daí em diante já desenhei uma ideia na cabeça e sabia que caminho poderíamos tomar para que isso fosse adiante. Era preciso a aprovação e liberação da verba pela administração.

Neste tempo ainda conseguimos realizar pela primeira vez via Prefeitura a Festa do Trabalhador. Este festejo sempre foi realizado pela própria comunidade, mas diante do anúncio de cancelamento neste ano, apresentei a ideia de uma festa simples, e que foi aprovada pelo prefeito, sendo realizada no dia 30 de abril na Avenida Padre João, tendo uma receptividade muito boa por parte da população.

Depois disso fui convidado a integrar a nova diretoria do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. Lá já estava sendo ventilada a possibilidade da administração participar da organização da Semana Rosiana, com a realização de mais eventos culturais que integrassem entidades e escolas.

Esta era a oportunidade de apresentar a ideia de shows para a população, trabalhando junto com os integrantes do Conselho, além de termos a possibilidade de utilizar recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural, visto que o evento é registrado pelo Patrimônio Municipal.

Cordisburgo tem tradição de realização de grandes eventos, como a Festa da Abóbora que é até hoje recordada com saudade, entretanto nunca houve o costume de trazer atrações de grande renome. A população lembra de shows de Sidney Magal e Nelson Gonçalves, com o então prefeito "Ladu". Depois disso houveram sim excelentes apresentações, mas sem um grande nome consagrado nacionalmente.

Na primeira reunião relatei toda a minha ideia de shows direcionados à população. Todos aprovaram e ficaram empolgados. Aproveitei e pedi sugestões de artistas que pudéssemos trazer, sendo feita uma lista, mas sem nenhum "top", foi quando eu sugeri Renato Teixeira, e minha opção preferida: 14 Bis. Senti que pensaram ser "loucura" e que jamais a cidade conseguiria trazer um artista destes.

A partir daí comecei a providencias as questões de estrutura, negociar com possíveis atrações, conversar com Ronaldo para poder "encaixar" a programação e fazer tudo dentro do orçamento que tínhamos, que era bastante limitado.

Inicialmente a ideia era fazer "Minas ao Luar" em um dia e o encerramento com o show no outro, entretanto já estava bem em cima da hora e não foi possível alinhar com o Sesc a realização.

As negociações com o Renato Teixeira não deram certo. Antes mesmo já conversava com o 14Bis mas não havia agenda para sexta ou sábado, somente para domingo. Em negociações diretamente com o grande Sérgio Magrão, conseguimos chegar a um acordo em um valor que estava dentro de nossa realidade, demandava somente a aprovação.

Foi então que o Conselho aprovou e deu a autorização para que fizéssemos sábado e domingo, além da ideia da abertura de domingo ser com artistas da terra. Mas qual atração para sábado? Foi quando veio em minha mente: Quer algo mais Semana Rosiana do que a banda Chama Chuva? Entrei em contato com eles e fomos alinhando valores até chegarmos a um acordo.

Já tínhamos duas atrações e também já havíamos acertado com Toninho Maria para montar uma banda com artistas cordisburguenses. Também estávamos em contato com a Orquestra de Viola Caipira de Sete Lagoas. Acabando que nenhuma das duas deram certo, cada uma por seu motivo.

Também era preciso valorizar os artistas locais, então conversamos e fechamos com o Grupo de Seresta Lua, Flor e Sertão, ampliando as atrações para a sexta-feira e colocamos a Banda Asus para a abertura de Domingo, entretanto ainda faltavam atrações no sábado.

Já estava bem perto do evento e entrei em contato com vários artistas, focando na música sertaneja, entretanto nenhum deu certo. Foi quando lembrei de Weliton Costa & Gabriel, a dupla do irmão do Eduardo Costa, o qual já havia ido em um show. Depois de ajustes de agenda e orçamento, foi batido o martelo. Ainda lembrei de Erik Alves, o imperador do forró lá de Lagoa Bonita, que tem agradado bastante o pessoal, mas que nunca tinha tido oportunidade, fechando as atrações.

No contexto geral creio que o evento não só atendeu, como superou as expectativas de nós, organizadores, e também do público presente. Foi lindo ver o pessoal vibrando ao som da seresta, fazendo ciranda com o show do Chama Chuva, dançando com Erik Alves, apreciando a sonoridade da Banda Asus e se emocionando com o show do 14 Bis.

Foi possível ver pessoas de várias cidades da região que vieram a Cordisburgo apreciar as atrações, mesmo acontecendo festas em Araçaí e Curvelo. Também pude visualizar cordisburguenses que eu nunca havia visto em nenhum tipo de festa na cidade e que prestigiaram nosso evento.

O evento serviu para colocarmos atrações começando mais cedo, propiciando que seja um show familiar, reunindo vários idosos e crianças.

Muitos disseram que as atrações escolhidas não tinham nada haver com a Semana Rosiana, e eu sempre disse - Mas tem tudo haver com o povo de Cordisburgo. Outros só acreditaram que realmente eram os artistas quando eles entraram no palco...

Meu muito obrigado ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, à Academia Cordisburguense de Letras, na pessoa do Dr. Raimundo Alves, ao Museu Casa Guimarães Rosa, na pessoa do diretor Ronaldo Alves, à Prefeitura de Cordisburgo, à equipe que ajudou todos os dias na organização: Luciana Ramos, Pablo Junio, Italo Tarsis, Edilaine Souza, Raimundinho e Dionézio, o pessoal responsável pela parte burocrática das contratações: Bruna Mingote, Eleuza Barbosa, Giovani Carvalho, Clara, Cíntia, à Polícia Militar que esteve presente todos os dias de evento, à Minas Som, Minas Eventos e Fenacouro que colocaram as estruturas, ao comércio local, destacando Madame Formiga, Pastelaria do Celin, Padaria do Lado, Mickey Lanches e Cordis Pub que colaboraram pela realização e a Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa pela parceria.

Em uma futura coluna contarei os bastidores da realização desta festa. Foram vários casos interessantes que creio que irão gostar.

Que esta iniciativa seja seguida por quem vier a ser o responsável pelos eventos em nossa cidade nos próximos anos. É preciso proporcionar bons momentos de lazer à população, em um processo de valorização da cultura local.

Você pode ver o resumo da 35ª Semana Rosiana, clicando AQUI.

Mas o mais importante disso tudo é que agora podemos dizer que nós vimos o 14 Bis cantar em Cordisburgo.





COMENTÁRIOS

SITE
Nome

À Luz da Bíblia,1,A Voz do Leitor,5,AAMCGR,30,Academia Cordisburguense de Letras,19,Ação Entre Amigos,1,ACESA,1,Acidente,51,ACINCOR,1,ADNAC,4,Adriano Bossi,564,Aeroporto,3,Agreste,1,Agricultura,19,AgroCordis,4,Agronegócio.,5,Agropecuária,11,Airsoft,1,América-MG,3,Amigos e Viola,2,André Zumzum,2,Andrequicé,1,Animais,1,Aniversário de Cordisburgo,21,Antonio Maria Clarete,18,Antônio Pereira de Souza,3,APAE,19,Apicultura,2,Aposentados,2,Araçaí,98,arma,20,Arquitetura,2,Artes,13,Artesãos,2,Assistência Social,25,Astronomia,7,Atlético-MG,11,Atletismo,3,Audiência Pública,3,Automobilismo,9,Aviação,2,Axé Cordis,1,Bagagem,5,Baldim,1,Bálsamo,1,Banda Asus,4,Banda de Música Vitalina Corrêa,31,Barack Obama,1,Baralho,1,Barra das Canoas,3,Barra do Luiz Pereira,6,bebidas,1,Belo Horizonte,33,Boletim MNEPL,3,Bombeiros,13,Bonde dos Balas,3,Brasil,389,Brasília,4,Brasinha,23,c,1,Cachoeira da Prata,1,Caetanópolis,44,Calamidade Pública,1,Câmara Municipal,125,Caminhada Ecoliterária,4,Caminhos de Rosa,23,Caminhos do Sertão,12,Campanhas,2,Campeonato do Povão,6,Campeonato Regional de Futebol,3,Capim Branco,5,Capoeira,3,Carnacordis,25,carnaval,34,Carvalho de Almeida,1,Casa de Leitura João da Cunha,2,Casa Elefante,2,CAT,1,catolico,31,Cavalgada,3,ceará,1,Celebrações,2,Chamada Pública,2,Chikungunya,1,Cia de Teatro Cafarnaum,1,Ciclismo,14,Cidade,23,Ciência,4,Circo,4,Circuito das Grutas,13,Circuito dos Cristais,6,Clara Nunes,1,Clube Vista Alegre,6,CODEMA,2,Coluna Anacrônicas,20,Coluna GaloCordis,1,Coluna Lucas Gustavo,5,Colunas,26,Comemorações,3,Comércio,11,Comitiva Arraial do Conto,1,Comitivas,1,Comunicação,2,Conceição do Mato Dentro,1,conclave,1,Concursos Públicos,18,Conselho Municipal de Turismo - COMTUR,1,Conselho Tutelar,17,Contagem,1,Cooperativa,2,Copa AMAV,6,Copa do Mundo,9,Copa Eldorado,6,Copa Juventude Para Cristo,22,Copa Musirama,1,Copasa,5,Cordis FM,1,Cordis Folclore e Cultura,2,Cordis Notícias,16,Cordis Radical,4,Cordis Uphill,1,Cordisburgo,2108,Cordisburgo Literária,1,Cordisburgo Sport Clube,11,Cordisburguenses,95,CordisFest,1,Corinto,4,Correios,4,Corrida Educa Cordis,5,Corrupção,1,CPL Notícias,1,CRAS,4,Creche,4,Crianças,21,Cruzeiro,2,Culinária,14,Cultura,349,Curiosidades,51,Cursos,16,Curvelo,103,Democrata de Sete Lagoas,3,Dengue,9,Denúncias,2,Descubra Minas,2,Destaque,1771,Diadema,1,Dilma,13,Drogas,50,ECO 135,11,Economia,17,Edilaine Souza,2,Editais,2,Editorial,3,Educação,222,EJC,2,Eleições,103,EMATER,17,EMBRAPA,1,Emprego,42,ENEM,16,Enquetes,3,Entrevistas,2,Éntrevistas,1,Enviadas,12,Equipe Alto Rendimento,1,Erik Alves,1,ERV Cordisburgo,1,Escola Cláudio Pinheiro de Lima,31,Escola Estadual Mestre Candinho,28,Escola Estadual Professor Anísio Teixeira,9,Escola Maria de Souza,1,Escola Municipal Octacílio Negrão de Lima,18,Escolinha Educa Cordis,2,Esmeraldas,1,Especiais,1,Esporte,267,Estados Unidos,1,EUA,2,Exército,2,FAB,1,faculdade,2,Família,1,Fazendinhas Pai José,1,Febre Amarela,1,Feira Sertaneja,7,Felixlândia,1,Ferrovia,18,Festas,214,Festival de Balé,1,Festival de Comida de Roça,2,Festival do Frango Caipira,13,Figuras de Cordis,4,Filmes,18,Fitness,2,Folia de Reis,11,Fortuna de Minas,4,Francielly Gaudêncio,1,Funilândia,6,Futebol,126,Futsal,45,Galeria de Fotos,6,GaloCordis,4,Governo,44,Grupo de Seresta,2,Grupo Estrelas do Sertão,23,Gruta,70,Gruta da Morena,2,Guarda Municipal,1,Guerra,1,Guimarães Rosa,106,Handebol,1,História,12,Histórias Cordisburguenses,5,Humor,2,IDEB,1,Idosos,3,IEF,7,Igreja,16,Impeachment,3,Imprensa,1,inaugurado,1,Incêndio,1,Indústria,4,Inhaúma,5,Inimutaba,3,inteligência,1,Internet,11,JEMG,3,Jequitibá,9,João Concliz,2,Jornal,2,Jornal Escolar,4,Junho,1,Justiça,8,Juventude FC,1,Koban,2,Lagoa Bonita,96,Lagoa Santa,1,Lar dos Idosos,11,LBV,5,Leilão,1,Literatura,81,Loterias,2,Loucos por Memória,1,Lucas Gustavo,502,Magnata Produções,1,Manifestações,1,Manoel do Norte,2,Maquiné,6,Maquinézinho,1,Marco Antonio Pereira,10,Mascarenhas,1,Master 50 Cordisburgo,19,Masterchef,2,Mato Grosso do Sul,1,Matozinhos,3,MEC,1,Medalha Anísio Teixeira,3,Medalha Guimarães Rosa,7,Medalha Mestre Candinho,4,Medalha Sinhá Araújo,9,Medalha Vovô Felício,6,MEGA,1,Megaupload,1,Meio ambiente,57,memória,1,Mexa-Se,11,Miguilins,14,Minas Gerais,345,Mineirão,2,Miss Grande Sertão,2,MNEPL,9,Moda,21,Montes Claros,3,Monumento Peter Lund,5,Morro da Garça,19,Moto Velocidade,1,Motociclismo,5,Mountain bike,17,Mugstones,4,Mulher e Trabalhador Destaque,3,Mulheres,7,Mundo,9,Museu,56,Música,56,nanotecnologia,1,Natal Fantástico,3,Natureza,3,Nota Oficial,6,Notícias,3226,Novembro Azul,2,OBMEP,2,Obras,43,Olimpíadas,6,Onça,2,Outubro Rosa,2,Paleontologia,4,Palmito,22,papa,1,Papagaios,1,Paraopeba,120,Patrimônio,2,Patrocinado,4,Peão,2,Pecuária,5,Pedreiro Fight Clube,1,Pedro Leopoldo,10,Periquito,10,Permacultura,1,Pesca,1,Pesquisas,1,pessoal,1,Plano Diretor,3,Poesias,4,Polícia,575,Polícia Civil,126,Política,209,Pompéu,3,População,1723,Post Patrocinado,2,Praça de Esportes,1,Prefeitura Municipal,189,Presidente Juscelino,2,Processo Seletivo,9,Produzart,1,PROERD,1,professores,7,Programação,3,Projeto Árvore é Vida,3,Promoção,4,Prudente de Morais,6,Quintino Vargas,1,Rádio,6,Rainha da Primavera,1,Rainha do Café,1,Raul,3,Real Cordis,3,Reclamações,2,rede publica,1,Reflexões,1,Região,610,Regina Pereira,20,relaçoes,1,Religião,116,ressaca,1,Reunião Câmara Municipal,116,Riacho Comprido,1,Ribeirão das Neves,2,Rio 2016,2,Rio das Velhas,1,Rio de Janeiro,4,Roda de Violeiros,2,Rodeio,9,Rodovia,35,Salário,5,Samu,1,Santana de Pirapama,22,São José das Lages,2,São Paulo,10,São Tomé,5,Saúde,304,Sebastião Alvino Colomarte,4,Secretariado,1,Seleção Brasileira de Futebol,9,Semana Roseana,81,Semana Santa,4,Senado,2,Sequestro,1,Ser Arte,1,Serro,1,Sertão,10,Sete Lagoas,214,SISU,4,Solidariedade,40,STF,1,Teatro,25,Tecnologia,9,Telefonia,5,Testemunhas de Jeová,1,Timóteo,1,Torcida Organizada,1,Torneio de Tiro ao Alvo,2,Trabalho,10,Tragédia,13,Trail Cordis,2,Trail Run,1,Trânsito,4,Transporte,3,Trekking,1,Três Marias,5,Troféu Dedê,4,Turismo,45,TV,24,uaitec,1,União Futebol Clube,7,UNIFEMM,2,Utilidades,406,Vagas de Emprego,6,Vereadores,146,Vestibular,2,Veteranos,1,Vídeos,14,Você Sabia?,1,Vôlei,1,Zika,4,Zona Rural,59,Zoológico de Pedras,3,
ltr
item
Cordis Notícias: Coluna do Lucas - A Semana Rosiana e o povo de Cordisburgo
Coluna do Lucas - A Semana Rosiana e o povo de Cordisburgo
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUGppc6rR5e5ijTNYupMN6RxmQB2NuSiG98oo9fumlgZSRkYgb07QXZVSQ35YNF9_wMtamJVSy_Zu2hkHShyU5JRfTY4Vuc05VCzA6bnFAkQ4sWX6-7Rb-x-4_CTV9BnucctmUqUIgf3RsQSdJkaiM9kVDZZp0O5XOLGVGkHWGr_hO6mC8112tLy-EA4mU/w640-h426/IMG_9999%20(95).JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUGppc6rR5e5ijTNYupMN6RxmQB2NuSiG98oo9fumlgZSRkYgb07QXZVSQ35YNF9_wMtamJVSy_Zu2hkHShyU5JRfTY4Vuc05VCzA6bnFAkQ4sWX6-7Rb-x-4_CTV9BnucctmUqUIgf3RsQSdJkaiM9kVDZZp0O5XOLGVGkHWGr_hO6mC8112tLy-EA4mU/s72-w640-c-h426/IMG_9999%20(95).JPG
Cordis Notícias
https://www.cordisnoticias.com.br/2023/07/coluna-do-lucas-semana-rosiana-e-o-povo.html
https://www.cordisnoticias.com.br/
https://www.cordisnoticias.com.br/
https://www.cordisnoticias.com.br/2023/07/coluna-do-lucas-semana-rosiana-e-o-povo.html
true
352566166544178726
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado VER TUDO Ler Tudo Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo NOTÍCIAS RELACIONADAS CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS OS POSTS Não foi encontrado nenhum post que corresponda ao seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terrça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minute atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link em sua rede social Copiar Todo o Código Selecionar Todo o Código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content