O superintendente administrativo adjunto e presidente eleito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais para o biênio 2022-2024, desembargador José Arthur Filho, representou o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, na solenidade de inauguração, na última terça-feira (07/06), das novas dependências do Fórum Manoel Antônio da Silva, na Comarca de Paraopeba, a 105 km de Belo Horizonte. Este é o 24º fórum inaugurado pela atual gestão do TJMG.
O novo fórum tem cerca de 2,2 mil m² e dois pavimentos para abrigar até duas varas, além de salas para Cejusc, Tribunal do Júri, Juizado Especial, setores de apoio, elevador, sistema de prevenção e combate a incêndio, sistema de ar-condicionado, estacionamento e bicicletário.
O desembargador José Arthur Filho chegou ao local acompanhado dos desembargadores Estevão Lucchesi de Carvalho e Maria das Graças Rocha Santos. Eles foram recebidos pelo juiz Roberto das Graças Silva, que substitui a juíza diretora do foro, Maiara Nuernberg Philipi, em licença maternidade.
Após a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e do Poder Judiciário, ao som do Hino Nacional, o desembargador José Arthur Filho descerrou a fita inaugural ao lado do juiz Roberto das Graças Silva e convidados. No salão do tribunal do júri, ele leu o discurso do presidente Gilson Lemes. “O dia de hoje me traz muita alegria pois é um momento de colheita, quando temos a satisfação de inaugurar as novas instalações do Fórum Manoel Antônio da Silva. Juntamente com a entrega oficial deste novo prédio, está sendo escrita mais uma importante página da história desta comarca”, disse.
O desembargador José Arthur Filho também afirmou que “foram inauguradas novas sedes do Judiciário nas Comarcas de Carmo do Rio Claro, Miraí, Guaranésia, Araguari, Mariana, Varginha, Capelinha, Matozinhos, São Romão, Nanuque, Abaeté, Além-Paraíba, Diamantina, Martinho Campos, Campos Altos, São Gotardo, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Araçuaí, Machado, Serro, Espinosa e Francisco Sá”.
Ele disse que a atual gestão está bastante empenhada em cumprir cada ponto das metas previstas pelo Programa Justiça Eficiente (Projef). Em seguida, agradeceu a todos aqueles que atuaram para que a construção do novo fórum da Comarca de Paraopeba fosse concretizada. “Agradeço, especialmente, ao desembargador Sérgio André da Fonseca Xavier, superintendente de Obras do TJMG, ao juiz auxiliar da Presidência Jair Francisco dos Santos, e a toda a equipe da Diretoria de Engenharia e Gestão Predial do TJMG, sob responsabilidade do diretor Marcelo Junqueira”, afirmou.
O desembargador José Athur Filho também agradeceu à juíza Maiara Nuernberg Philippi pelo apoio e colaboração para o bom andamento dos trabalhos e ao prefeito de Paraopeba, Aroldo Costa Melo, responsável pela doação do terreno ao Estado. “Estendo minhas cordiais saudações aos destinatários finais desta obra: os cidadãos dos municípios de Paraopeba, Araçaí, Caetanópolis e Cordisburgo e do distrito de Lagoa Bonita, que integram a comarca. Reitero que esta nova edificação trará melhorias significativas à estrutura física do Judiciário local, propiciando um aperfeiçoamento das condições para o pleno exercício da função jurisdicional”, acrescentou o desembargador José Arthur Filho.
De acordo com o desembargador José Arthur Filho, o TJMG manterá "o firme compromisso de dar maior conforto a magistrados, servidores, colaboradores e, sobretudo, ao jurisdicionado, e consequentemente uma melhor prestação jurisdicional".
Fórum antigo
O antigo prédio do fórum funcionou por 47 anos, após a inauguração, em 1975, ano da instalação da Comarca de Paraopeba. Na época, a edificação representou um grande marco para a população de Paraopeba e região, mas tornou-se obsoleta com o passar dos anos.
“A comarca e a região cresceram muito nas últimas décadas e o antigo prédio deixou de atender a população de foram adequada, sendo necessária a construção de um novo prédio para oferecer mais conforto para magistrado, servidores e principalmente ao jurisdicionado”, salientou o juiz Roberto das Graças Silva, titular da 1ª Vara Cível de Sete Lagoas, mas que responde interinamente pela direção do foro de Paraopeba. “O presidente Gilson Lemes mostra tem promovido a modernização da justiça em Minas Gerais. Aqui na comarca ele deixa um grande legado”, acrescentou o magistrado.
Homenagens
Durante a cerimônia, o servidor Carlos Mário de Freitas Resende foi agraciado com a Medalha Desembargador Hélio Costa, entregue pelo desembargador José Arthur Filho e pelo juiz Roberto das Graças Silva. Também foram homenageados pela Comarca de Paraopeba com a entrega de um buquê de flores e cesta com produtos da região, o presidente eleito do TJMG, desembargador José Arthur Filho, e a desembargadora Maria das Graças Rocha Santos.
Presenças
Participaram da solenidade o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Adriano Zocche; o prefeito de Paraopeba, Aroldo Costa Melo; o presidente da Câmara Municipal de Paraopeba, vereador Mauro Rodrigues Brasilino; magistrados de comarcas da região, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Paraopeba, Polícias Civil e Militar.
Por Ascom TJMG
COMENTÁRIOS