$type=grid$count=3$m=0$sn=0$rm=0$show=home$hide=post

Covid: 212 mil mineiros tomaram segunda dose atrasada, e 530 mil seguem na fila

Dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) indicam que aproximadamente 212 mil mineiros tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 fora dos prazos indicados na bula. E esse número vai aumentar muito, pois outras 530 mil pessoas já deveriam ter recebido o complemento no Estado, mas as injeções adicionais não haviam sido aplicadas ou ao menos registradas no sistema até a última segunda-feira (17).

Segundo o levantamento realizado por O TEMPO, a maioria dos casos refere-se à vacina Coronavac (Sinovac/Butantan), a mais utilizada no Brasil e cujo intervalo recomendado é menor, de 14 a 28 dias entre as doses. Mas também já existem milhares de registros de aplicações da Covishield (AstraZeneca/Fiocruz) fora do período adequado, de 28 a 84 dias.

A baixa disponibilidade e as falhas de distribuição são os principais problemas. Em março, o Ministério da Saúde recomendou que as prefeituras deixassem de reservar a segunda dose, mesmo sem estudos que demonstrassem o prazo máximo para uma aplicação complementar segura e eficiente – a orientação foi revertida no fim de abril, após municípios terem relatado aumentos acelerados na defasagem e interrompido as aplicações por falta de vacinas. O levantamento também pode incluir alguns casos de pessoas que desistiram ou se esqueceram do prazo, por exemplo.


'Mentiram para a gente'

Com a segunda aplicação da Coronavac atrasada há duas semanas e sem acesso à lista online de endereços publicada pela Prefeitura de Belo Horizonte, o porteiro Edmundo Teixeira, 66, procurou a unidade de saúde mais próxima para receber o complemento nesta terça-feira (18), mas foi informado que não haveria a aplicação no local. “Me falaram para ir em outro posto. Peguei o ônibus e fui, mas também não tinha a vacina nesse outro. Mentiram para a gente dizendo que a segunda dose estava garantida”, lamenta.




No caso da Coronavac, 90,2% dos mineiros que já haviam concluído o esquema vacinal receberam a segunda dose dentro do prazo indicado, e outros 6,5%, até uma semana depois. Os 3,3% restantes (51,2 mil pessoas) tomaram o complemento antes do intervalo mínimo ou mais de sete dias após o prazo máximo recomendado. Essas diferenças mais longas irão aumentar nas próximas semanas, pois o atraso médio já era de 20 dias entre as 468 mil pessoas que deveriam ter recebido a segunda dose e ainda estavam na fila, de acordo com os dados do PNI.

A funcionária pública aposentada Vânia Rosa, 64, também diz não saber quando tomará a injeção complementar da Coronavac, atrasada há 11 dias. “Se eu tivesse tomado no prazo certo, já estaria me aproximando daquelas duas semanas para a imunização completa após a segunda aplicação”, observa a moradora de Belo Horizonte.

Entre os vacinados com a Covishield, apenas 32,9% tomaram a segunda dose dentro do prazo indicado na bula. Considerando também aqueles imunizados em até 91 dias – a maioria das prefeituras “arredonda” a aplicação para três meses de diferença –, essa parcela sobe para 93,3%. Os outros 6,7% (cerca de 5,8 mil pessoas) receberam a aplicação complementar antes do intervalo mínimo ou mais de uma semana após o prazo máximo indicado na bula. Entre os 62,8 mil mineiros que já deveriam ter tomado o complemento e ainda aguardam, os dados do PNI indicam um atraso médio de 14 dias.

Chama atenção o aumento rápido na fila de pessoas ainda por receber a segunda dose já atrasada. Há pouco mais de um mês, em 13 de abril, havia "apenas" 89 mil mineiros nesta situação, de acordo com dados divulgados na época pelo Ministério da Saúde.


'Tome assim que possível'

Para dois especialistas consultados pela reportagem, os números evidenciam falhas no planejamento e na execução da campanha em todo o país. Além disso, eles ressaltam que a população na fila da segunda dose continua desprotegida e exposta à infecção, uma vez que o esquema vacinal não foi concluído.

Por outro lado, ambos dizem que não há motivo para desespero entre as pessoas que estiverem nesta situação, pois atrasos dentro de uma margem “razoável” não devem comprometer a proteção contra o coronavírus ou provocar efeitos colaterais além dos esperados.

“Em primeiro lugar, o ideal seria seguir aquilo que foi comprovado nos estudos, ou seja, que as pessoas sejam vacinadas com as duas doses e dentro dos prazos aprovados, pois essas são as evidências científicas que nós temos sobre a eficácia. Tudo que esteja além disso não tem respaldo dos laboratórios, pois ainda não houve tempo para trabalhos nesse sentido”, destaca o pediatra e infectologista Alexandre Braga, subcoordenador do curso de Medicina da Faculdade Ciências Médicas.

Feita esta observação, ele considera que há baixa probabilidade de perda da efetividade após atrasos de alguns dias ou semanas, baseado nos conceitos gerais de imunização e nos estudos das chamadas "vacinas clássicas". Para o professor, o mais relevante neste momento é conscientizar os cidadãos sobre a importância de se completar o esquema vacinal. “A pessoa pode ficar insegura e achar que não deve tomar a segunda dose, e esse não deve ser o entendimento de forma alguma. É sempre preferível que se tome as duas doses, mesmo com atraso”, enfatiza Braga.

Professor titular da Faculdade de Medicina da UFMG, o médico sanitarista e infectologista Geraldo Cury segue o mesmo raciocínio. "Por que tem esse prazo na bula? Porque foi o prazo estudado e aprovado. Não significa que a vacina não funcione dentro de outros intervalos, mas isso ainda não foi comprovado. Então, vale o que está na bula, o que já está testado e aprovado para o uso", explica.

Cury também alerta os cidadãos para que não deixem de tomar as duas doses. “A dúvida que fica para as pessoas é: ‘o prazo passou, o que eu faço agora?’. Bom, você vai tomar assim que estiver disponível, mesmo que atrasada”, reforça o professor.

Mesmo acreditando que não haverá prejuízos para esses cidadãos, Cury ressalta que os atrasos não deveriam ocorrer. "A vacinação está uma verdadeira confusão. Nunca aconteceu isso em nenhuma campanha no Brasil. E isso está acontecendo agora porque não temos a coisa mais importante numa campanha de vacinação, que é a vacina. Todas essas demandas e questões vêm em função da ausência de vacinas", conclui.


Respostas

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que, até a noite da segunda-feira (17), havia um déficit de apenas 7.800 doses para completar o esquema vacinal com duas doses para os grupos prioritários imunizados com a Coronavac, considerando as remessas mais recentes enviadas pelo Ministério da Saúde e que começaram a ser aplicadas no último fim de semana. Até a sexta-feira passada, o governo estadual calculava que 370 mil mineiros estavam com a segunda dose da vacina do Butantan em atraso.

A SES também foi questionada sobre os atrasos na aplicação da Covishield, mas não enviou mais esclarecimentos. “Com relação às pessoas que tomaram a segunda dose fora do prazo recomendado, o referido levantamento está em andamento, e a expectativa é de que os dados estejam disponíveis até o final desta semana”, diz o comunicado.

O governo federal, por sua vez, reafirmou que a população deve tomar a segunda dose da vacina mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório. "Essa é a orientação do Ministério da Saúde, que reforça a importância de se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a doença", destacou em nota.

A pasta informou que realiza, com apoio do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), uma avaliação do andamento da campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo o país, e que a distribuição de doses aos Estados é estimada de acordo com as previsões de entrega dos laboratórios.


Por O Tempo
Link: 
https://www.otempo.com.br/coronavirus/covid-212-mil-mineiros-tomaram-segunda-dose-atrasada-e-530-mil-seguem-na-fila-1.2487138

COMENTÁRIOS

SITE
Nome

À Luz da Bíblia,1,A Voz do Leitor,5,AAMCGR,30,Academia Cordisburguense de Letras,19,Ação Entre Amigos,1,ACESA,1,Acidente,51,ACINCOR,1,ADNAC,4,Adriano Bossi,564,Aeroporto,3,Agreste,1,Agricultura,19,AgroCordis,4,Agronegócio.,5,Agropecuária,10,Airsoft,1,América-MG,3,Amigos e Viola,2,André Zumzum,2,Andrequicé,1,Aniversário de Cordisburgo,21,Antonio Maria Clarete,18,Antônio Pereira de Souza,3,APAE,19,Apicultura,2,Aposentados,2,Araçaí,97,arma,20,Arquitetura,2,Artes,12,Artesãos,2,Assistência Social,25,Astronomia,7,Atlético-MG,11,Atletismo,3,Audiência Pública,3,Automobilismo,9,Aviação,2,Axé Cordis,1,Bagagem,5,Baldim,1,Bálsamo,1,Banda Asus,4,Banda de Música Vitalina Corrêa,31,Barack Obama,1,Baralho,1,Barra das Canoas,3,Barra do Luiz Pereira,6,bebidas,1,Belo Horizonte,33,Boletim MNEPL,3,Bombeiros,13,Bonde dos Balas,3,Brasil,387,Brasília,4,Brasinha,23,c,1,Cachoeira da Prata,1,Caetanópolis,43,Calamidade Pública,1,Câmara Municipal,125,Caminhada Ecoliterária,4,Caminhos de Rosa,23,Caminhos do Sertão,12,Campanhas,2,Campeonato do Povão,6,Campeonato Regional de Futebol,3,Capim Branco,5,Capoeira,3,Carnacordis,25,carnaval,34,Carvalho de Almeida,1,Casa de Leitura João da Cunha,2,Casa Elefante,2,CAT,1,catolico,31,Cavalgada,3,ceará,1,Celebrações,2,Chamada Pública,2,Chikungunya,1,Cia de Teatro Cafarnaum,1,Ciclismo,14,Cidade,23,Ciência,4,Circo,4,Circuito das Grutas,13,Circuito dos Cristais,6,Clara Nunes,1,Clube Vista Alegre,6,CODEMA,2,Coluna Anacrônicas,20,Coluna GaloCordis,1,Coluna Lucas Gustavo,5,Colunas,26,Comemorações,3,Comércio,11,Comitiva Arraial do Conto,1,Comitivas,1,Comunicação,2,Conceição do Mato Dentro,1,conclave,1,Concursos Públicos,18,Conselho Municipal de Turismo - COMTUR,1,Conselho Tutelar,17,Contagem,1,Cooperativa,1,Copa AMAV,6,Copa do Mundo,9,Copa Eldorado,6,Copa Juventude Para Cristo,22,Copa Musirama,1,Copasa,5,Cordis FM,1,Cordis Folclore e Cultura,2,Cordis Notícias,16,Cordis Radical,4,Cordis Uphill,1,Cordisburgo,2092,Cordisburgo Literária,1,Cordisburgo Sport Clube,11,Cordisburguenses,95,CordisFest,1,Corinto,4,Correios,4,Corrida Educa Cordis,5,Corrupção,1,CPL Notícias,1,CRAS,4,Creche,4,Crianças,21,Cruzeiro,1,Culinária,14,Cultura,346,Curiosidades,50,Cursos,16,Curvelo,102,Democrata de Sete Lagoas,3,Dengue,9,Denúncias,2,Descubra Minas,2,Destaque,1756,Diadema,1,Dilma,13,Drogas,49,ECO 135,11,Economia,17,Edilaine Souza,2,Editais,2,Editorial,3,Educação,222,EJC,2,Eleições,103,EMATER,17,EMBRAPA,1,Emprego,41,ENEM,16,Enquetes,3,Entrevistas,2,Éntrevistas,1,Enviadas,12,Equipe Alto Rendimento,1,Erik Alves,1,ERV Cordisburgo,1,Escola Cláudio Pinheiro de Lima,31,Escola Estadual Mestre Candinho,28,Escola Estadual Professor Anísio Teixeira,9,Escola Maria de Souza,1,Escola Municipal Octacílio Negrão de Lima,18,Escolinha Educa Cordis,2,Esmeraldas,1,Especiais,1,Esporte,266,Estados Unidos,1,EUA,2,Exército,2,FAB,1,faculdade,2,Família,1,Fazendinhas Pai José,1,Febre Amarela,1,Feira Sertaneja,7,Felixlândia,1,Ferrovia,18,Festas,211,Festival de Balé,1,Festival de Comida de Roça,2,Festival do Frango Caipira,13,Figuras de Cordis,4,Filmes,18,Fitness,2,Folia de Reis,11,Fortuna de Minas,4,Francielly Gaudêncio,1,Funilândia,6,Futebol,125,Futsal,45,Galeria de Fotos,6,GaloCordis,4,Governo,42,Grupo de Seresta,2,Grupo Estrelas do Sertão,23,Gruta,69,Gruta da Morena,2,Guarda Municipal,1,Guerra,1,Guimarães Rosa,106,Handebol,1,História,12,Histórias Cordisburguenses,5,Humor,2,IDEB,1,Idosos,3,IEF,7,Igreja,15,Impeachment,3,Imprensa,1,inaugurado,1,Incêndio,1,Indústria,4,Inhaúma,5,Inimutaba,3,inteligência,1,Internet,10,JEMG,3,Jequitibá,9,João Concliz,2,Jornal,2,Jornal Escolar,4,Junho,1,Justiça,8,Juventude FC,1,Koban,2,Lagoa Bonita,95,Lagoa Santa,1,Lar dos Idosos,11,LBV,5,Leilão,1,Literatura,81,Loterias,2,Loucos por Memória,1,Lucas Gustavo,502,Magnata Produções,1,Manifestações,1,Manoel do Norte,2,Maquiné,6,Maquinézinho,1,Marco Antonio Pereira,10,Mascarenhas,1,Master 50 Cordisburgo,19,Masterchef,2,Mato Grosso do Sul,1,Matozinhos,3,MEC,1,Medalha Anísio Teixeira,3,Medalha Guimarães Rosa,7,Medalha Mestre Candinho,4,Medalha Sinhá Araújo,9,Medalha Vovô Felício,6,MEGA,1,Megaupload,1,Meio ambiente,57,memória,1,Mexa-Se,11,Miguilins,14,Minas Gerais,340,Mineirão,2,Miss Grande Sertão,2,MNEPL,9,Moda,21,Montes Claros,3,Monumento Peter Lund,5,Morro da Garça,19,Moto Velocidade,1,Motociclismo,5,Mountain bike,17,Mugstones,4,Mulher e Trabalhador Destaque,3,Mulheres,6,Mundo,9,Museu,55,Música,56,nanotecnologia,1,Natal Fantástico,3,Natureza,3,Nota Oficial,6,Notícias,3201,Novembro Azul,2,OBMEP,2,Obras,43,Olimpíadas,6,Onça,2,Outubro Rosa,2,Paleontologia,4,Palmito,22,papa,1,Papagaios,1,Paraopeba,118,Patrimônio,2,Patrocinado,4,Peão,2,Pecuária,4,Pedreiro Fight Clube,1,Pedro Leopoldo,10,Periquito,10,Permacultura,1,Pesca,1,Pesquisas,1,pessoal,1,Plano Diretor,3,Poesias,4,Polícia,569,Polícia Civil,124,Política,208,Pompéu,3,População,1705,Post Patrocinado,2,Praça de Esportes,1,Prefeitura Municipal,188,Presidente Juscelino,2,Processo Seletivo,8,Produzart,1,PROERD,1,professores,7,Programação,3,Projeto Árvore é Vida,3,Promoção,4,Prudente de Morais,6,Quintino Vargas,1,Rádio,6,Rainha da Primavera,1,Rainha do Café,1,Raul,3,Real Cordis,3,Reclamações,2,rede publica,1,Reflexões,1,Região,606,Regina Pereira,20,relaçoes,1,Religião,115,ressaca,1,Reunião Câmara Municipal,116,Riacho Comprido,1,Ribeirão das Neves,2,Rio 2016,2,Rio das Velhas,1,Rio de Janeiro,4,Roda de Violeiros,2,Rodeio,9,Rodovia,35,Salário,5,Samu,1,Santana de Pirapama,21,São José das Lages,2,São Paulo,10,São Tomé,5,Saúde,304,Sebastião Alvino Colomarte,4,Secretariado,1,Seleção Brasileira de Futebol,9,Semana Roseana,81,Semana Santa,4,Senado,2,Sequestro,1,Ser Arte,1,Serro,1,Sertão,10,Sete Lagoas,212,SISU,4,Solidariedade,37,STF,1,Teatro,25,Tecnologia,9,Telefonia,5,Testemunhas de Jeová,1,Timóteo,1,Torcida Organizada,1,Torneio de Tiro ao Alvo,2,Trabalho,10,Tragédia,13,Trail Cordis,2,Trail Run,1,Trânsito,4,Transporte,3,Trekking,1,Três Marias,5,Troféu Dedê,4,Turismo,44,TV,24,uaitec,1,União Futebol Clube,7,UNIFEMM,2,Utilidades,397,Vagas de Emprego,6,Vereadores,146,Vestibular,2,Veteranos,1,Vídeos,14,Você Sabia?,1,Vôlei,1,Zika,4,Zona Rural,59,Zoológico de Pedras,3,
ltr
item
Cordis Notícias: Covid: 212 mil mineiros tomaram segunda dose atrasada, e 530 mil seguem na fila
Covid: 212 mil mineiros tomaram segunda dose atrasada, e 530 mil seguem na fila
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaQIqFWjAJwaWVEhwLQxQOEOYZHmbPrB9dtXZ37x2L3EyRPGDuiWnb2VaTiJEGHRUNEvrFxWobsRAwIkPR1an_j7Tnb-o0fDbLZelLvS8v4zVaBm_JqB0PMzQQlwRMiPKFM3V1hgb11oQA/w640-h426/Personagem2.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaQIqFWjAJwaWVEhwLQxQOEOYZHmbPrB9dtXZ37x2L3EyRPGDuiWnb2VaTiJEGHRUNEvrFxWobsRAwIkPR1an_j7Tnb-o0fDbLZelLvS8v4zVaBm_JqB0PMzQQlwRMiPKFM3V1hgb11oQA/s72-w640-c-h426/Personagem2.webp
Cordis Notícias
https://www.cordisnoticias.com.br/2021/05/covid-212-mil-mineiros-tomaram-segunda.html
https://www.cordisnoticias.com.br/
https://www.cordisnoticias.com.br/
https://www.cordisnoticias.com.br/2021/05/covid-212-mil-mineiros-tomaram-segunda.html
true
352566166544178726
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado VER TUDO Ler Tudo Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo NOTÍCIAS RELACIONADAS CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS OS POSTS Não foi encontrado nenhum post que corresponda ao seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terrça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minute atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link em sua rede social Copiar Todo o Código Selecionar Todo o Código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content