Há 32 edições acontece a Semana Rosiana em Cordisburgo, e mesmo com a situação atual de uma pandemia que atinge todo o planeta, sobretudo o Brasil, a celebração à obra do escritor João Guimarães Rosa não poderia passar em branco no ano de 2020. Assim, foi realizada uma edição virtual.

Durante os dias 27 de Julho e 01 de Agosto, o Museu Casa Guimarães Rosa, Academia Cordisburguense de Letras e o Governo do Estado de Minas Gerais, com o apoio do Espaço do Conhecimento da UFMG, Grupo Miguilim, Oficina de Leitura IEB/USP, Grupo Caminhos do Sertão e Cordis Notícias, realizaram uma semana repleta de atrações virtuais: Lives, Podcasts, Gravações e Mostra de Filmes.

As atrações reuniram vários adeptos da literatura Rosiana: cordisburguenses, os já conhecidos frequentadores de Cordisburgo durante as festividades, e sobretudo àqueles que nunca tiveram a chance de participar da semana.

Durante as lives, participaram como espectadores e também como declamadores, pessoas de várias partes do país: Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Espírito Santo, Bahia e até Mato Grosso, demonstrando a integração cultural que foi promovida.

Os espectadores puderam assistir às narrações do Grupo Miguilim, ao Sarau Poético "multicultural", lindos filmes inspirados na obra Rosiana, dirigidos por Anita Leandro, a Caminhada Literária virtual com o Grupo Caminhos do Sertão e as várias lives com Ronaldo Oliveira, Dôra Guimarães, Elisa Almeida, Fábio Barbosa, entre outras pessoas.

A finalização ficou a cargo do show "Remanso de Rio Largo" com o cantor Celso Adolfo.

Esta Semana Rosiana 2020 mostrou como é grande a legião de seguidores e admiradores que a obra de João Guimarães Rosa possui por todo o país. Estas ações virtuais são um caminho sem volta. Mesmo retornando de forma presencial no próximo ano, será indispensável as ações pela internet, para que o público que não tem a oportunidade de estar em Cordisburgo, possa participar e celebrar a obra Rosiana.

A Cultura e a Literatura continuam resistindo.



Por Lucas Gustavo

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.