A Prefeitura de Cordisburgo divulgou na tarde de hoje, em seu portal institucional. nota de esclarecimento do Secretário Municipal de Saúde sobre os atendimentos realizados com suspeitos de COVID-19 na cidade.

Nesta segunda-feira, dezenas de pessoas que tiveram contato com o paciente que testou positivo para a doença, estiveram no Centro Municipal de Saúde Jenny Negrão de Lima para se consultarem, como medida preventiva. Entretanto, pelas redes sociais, alguns deles fizeram reclamações quanto ao atendimento, relatando não terem passado pelo teste de coronavírus, além de terem assinado um termo se comprometendo a permanecerem em quarentena em suas residências. Alguns, inclusive fizeram o teste por conta própria.

Nesta terça-feira, a Prefeitura de Cordisburgo publicou um esclarecimento, assinado pelo Secretário Municipal de Saúde, conforme segue abaixo:

Venho através deste, informar a V. Exa. que os atendimentos realizados no Centro Municipal de Saúde Jenny Negrão de Lima no dia 15/06/2020, foram através de acolhimento individual e atendimento pelas Enfermeiras Maryana de Lourdes Xavier Silva COREN/MG – 568152 e Rossana Maria Silva Viana COREN/MG – 552354, e pelo Médico Dr. Sebastião de Souza Leite CRM/MG – 5950, seguindo os Protocolos do Ministério da Saúde e a Nota Técnica COES MINAS COVID-19 Nº 47/2020 – 09/06/2020 em anexo.

Diante disto, cabe informar que todos os pacientes atendidos na referida data, não se enquadravam nos critérios para realização de testagem do COVID-19, porém orientados a qualquer alteração do quadro clinico a procurar imediatamente a Unidade de Saúde. Sendo assim, assinaram o TERMO DE DECLARAÇÃO conforme Portaria Nº 454 do Ministério da Saúde de 20/03/2020, devendo ficar em isolamento social pelo período de 14 (quatorze) dias, monitorados diariamente via telefone pela Equipe de Enfermagem.

Na oportunidade, cabe salientar que as únicas medidas eficazes no combate ao COVID-19, ainda são o isolamento social, a higienização das mãos e objetos, o distanciamento pessoal e o uso de máscaras.

O Ofício na íntegra pode ser conferido por ESTE LINK.

A Nota Técnica que o documento faz referência pode ser acessada CLICANDO AQUI.



Fonte: Site da Prefeitura de Cordisburgo

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.