O Programa Agente de Turismo Rural, promovido pelo SENAR, concluiu mais uma turma, que celebrou o fechamento dos seis meses de trabalho com um evento em Morro da Garça no dia 06 de Março. 

Além de Morro da Garça, o programa atendeu alunos das cidades de Cordisburgo, Curvelo, e Inimutaba, integrantes do Circuito Turístico Guimarães Rosa. 

Os representantes cordisburguenses foram Guilherme Miranda, Ana Laura Parreiras, Glauco Ferreira e Heber.

O programa do Sistema Faemg/Senar Minas foi desenvolvido na região em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo. O programa teve como instrutora Ana Edwiges Araújo e mobilização de Janaina Rodrigues.



Os alunos apresentaram o projeto “Caminhos Grande Sertão”, que consiste  em um percurso de 150 km por estradas de terra envolvendo as quatro cidades, tendo início na cidade de Cordisburgo e destino final a cidade de Morro da Garça. O percurso passará por povoados e propriedades, e o objetivo é geração de renda e fortalecimento do turismo rural. “Qualquer pessoa pode fazê-lo sozinho ou com a ajuda de um dos agentes. O percurso pode ser feito de carro, moto, a cavalo, bicicleta ou, até mesmo, caminhando. Em toda sua extensão vamos contemplar as belezas do Cerrado, o cotidiano da vida do homem no meio rural, com possibilidade de imersão na cultura local”, contou o formando da cidade de Cordisburgo, Guilherme Miranda da Silva.

“O turismo não pode parar, nem cochilar. Esperamos que os novos agentes possam resgatar valores, atrativos e particularidades da nossa terra. Os municípios apostam tudo nesses profissionais que, com suas habilitações devem e podem transformar o simples em importante, trabalhando para a expansão e economia local e proporcionando renda, ocupação e bem estar a muitas famílias do meio rural”, disse o prefeito de Morro da Garça, José Maria de Castro Matos.


O gerente interino do escritório regional do Sistema Faemg/Senar Minas em Sete Lagoas, Wander Magalhães, prestigiou o evento e disse que  a expectativa, a partir de agora, é que os novos profissionais possam colocar os conhecimento em prática e encontrar apoio dos municípios ou órgãos interessados. “Alavancar o turismo rural é o grande desafio. Para isso, todos os envolvidos tem um papel importante para que os projetos dos formandos possam ser solidificados ainda mais, construindo novas estratégias e estabelecendo novas metas periodicamente. É importante que estejam cientes disso e da necessidade de uma estrutura de trabalho em conjunto”, ressaltou.

“Que vocês trabalhem, empenhem-se no desenvolvimento desse circuito e tragam frutos e rendimentos para região. E o mais importante: que os turistas cheguem até o homem do campo e nossos produtores sejam beneficiados”, completou a analista técnica de Formação Profissional Rural (FPR) do Senar Marília Saraiva, coordenadora do Programa.


Também estiveram presentes e participaram da composição da mesa o analista técnico de FPR Harrison Belico; o prefeito de Inimutaba, Rafael Dotti; o prefeito de Cordisburgo, José Maurício Gomes; o vice prefeito de Curvelo, Marcos Dupim; Fátima Coelho; o gestor do Circuito Turístico Guimarães Rosa, Marco André Malaquias; a secretária municipal de Turismo, Ecologia, Meio Ambiente e Agricultura e presidente do COMTUR de Cordisburgo, Raquel Oliveira Barboza; o empresário do Trade Turístico Arraial do Conto Hotel e Lazer, Ney Geraldo de Freitas e vereadores.  




Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.