$type=grid$count=3$m=0$sn=0$rm=0$show=home$hide=post

CampusParty Minas Gerais e FINIT 2017 se consolidam uma das maiores experiências de tecnologia e inovação do Brasil


O Cordis Notícias esteve no Expominas em Belo Horizonte onde aconteceu a segunda edição da Campus Party 2017 em Minas Gerais e a FINIT 2017 - Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia.

FINIT 2017


A FINIT reúne, em um só lugar, grandes e consolidados eventos e um público bem diverso: startups, grandes empresas, estudantes, pesquisadores, profissionais da área de tecnologia e interessados nas temáticas abordadas.

ESPAÇO ABERTO

A feira apresentou várias áreas gratuitas para o público como competição de drones, exibição e luta de robôs, stands de universidades, impressoras 3D, área para jogos entre diversas outras atrações.

 O SENAI apresentou carrinhos-robô que podiam ser controlados pelo público, mas o que mais chamou a atenção foram dois robôs. O primeiro desenhava de forma excepcional variados tipos de desenhos; o segundo jogava jogo da velha com o público, e a cada vitória ainda comemorava dançando.

Ainda no campo deste tipo de máquina, os "robôs de combate" foram bastante apreciados durante a feira, com várias equipes presentes, incluindo equipes campeãs brasileiras da modalidade, mostrando os equipamentos e seus componentes eletrônicos, demonstrando como estes funcionam.


Outro campo bastante explorado, foi o de realidade virtual, com os famosos óculos VR's, e outros equipamentos que proporcionam ainda mais imersão neste universo. Um exemplo era um simulador de montanha russa, que recebia o visitantes com a mensagem: "Você tem coragem?".


Na parte de drones, variados modelos foram apresentados em vários stands, mas o mais interessante era o aquadrone, primeiro capaz de voar e percorrer submerso em represas, lagoas e rios. O criador, Filipe Minas, apresentou o projeto e demonstrou suas funcionalidades. Este drone, inclusive, tem auxiliado os militares na localização de pessoas afogadas.


Vários stands de instituições de ensino como UEMG, IFMG, Una e COTEMIG estiveram no local apresentando variados projetos desenvolvidos por seus alunos como projetos educacionais, cultivo de mudas, além de projetos tecnológicos. Outros stands ofereciam oficinas e workshops gratuitos de programação e diversas áreas para crianças e adolescentes.


Dois palcos encontrava-se na área aberta ao grande público, incluindo o palco SIMI - Sistema Mineiro de Inovação. O setelagoano Marcelo Sander, inclusive, foi um dos palestrantes deste palco com o tema "Comunicação para Acelerar Negócios".


Escolas da região participaram do evento, demonstrando suas criações e trocando conhecimentos, através do programa "Meu Primeiro Negócio". Um exemplo é a Escola Estadual Ruth Brandão de Azeredo de Sete Lagoas.

ARENA DE NEGÓCIOS


A área de maior relevância da FINIT, tratava-se da "Arena de Negócios". Nela, três grandes palcos exibiam palestras focadas no empreendedorismo ao mesmo tempo, reunindo variados tipos de público, todos focados na evolução de suas empresas e startups.

Os palcos eram o "Meu 1º Negócio", "Seed", e o principal "Minas Digital".


Nesta mesma área, vários outros palcos menores também apresentavam atrações, cada um representando ecossistemas regionais de startups.

O palco "Santa Helena Valley", representava o ecossistema de Sete Lagoas, representando startups da cidade como Data Food, Farmácia do Bem, Fc2Games, CLUBOOK, YouUP, Busão Ceh Lagoas, River Tec, entre outras.

Outros ecossistemas como "Mucuri Valley", "Diamond Valley" também tiveram seus palcos.


Nesta área aconteceram eventos como a 100 Open Startups, que é a principal plataforma de conexão de startups e grandes empresas; a Boost Accelerator que tem como objetivo a geração de negócios entre startups de aceleradoras tradicionais e investidores nacionais e internacionais e a She`s Tech que visa fortalecer a presença feminina empreendedora no ecossistema de startups, o Fórum Aeroespacial 2017, promovido pelo Complexo Aeroespacial de Minas Gerais com o intuito de apresentar e discutir assuntos relacionados à aviação, promovendo a interação entre os atores do segmento para o intercâmbio de informações, entre vários outros importante eventos.

Por ali também aconteceu o Inforuso 2017 que tratava de todo o ecossistema que envolve o ambiente de tecnologia, abrangendo tecnologia nas escolas, inovação e empreendedorismo. No projeto Programadores do Futuro, vários alunos apresentaram aplicativos desenvolvidos para variados fins como educação, saúde e entretenimento. Lá pudemos conhecer a encantadora Raissa Lauar, que desenvolveu um aplicativo destinado a prevenção e tratamento da obesidade infantil.

CAMPUS PARTY MG 2


A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com 536.980 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Argentina, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos e em 2017, terá edições em Portugal, Itália, Singapura e África do Sul.


Esta é a segunda edição do evento em Minas Gerais, reunindo mais de 5 mil campuseiros, sendo que 1200 ficaram acampados. Quem compareceu aos cinco dias da CPMG2 acompanhou mais de 250 horas de conteúdo, mais de 300 palestras e workshops sobre os mais variados temas, além de desfrutar da internet com velocidade de 20 GBps.


Foram destaques do palco Feel the Future personalidades como Nolan Bushnell, o criador do Atari, Caito Maia, fundador da Chilli Beans, Lorrana Scarpioni, CEO e cofounder da Bliive, maior rede global de troca de tempo, Luiz Gabriel Tiago, o Sr. Gentileza, indicado ao prêmio Nobel da Paz esse ano, Marcos Palhares, único astronauta brasileiro participante da empresa pioneira em turismo espacial Virgin Galactic, os Irmãos Piologo, Maurício Cid, do  blog Não Salvo, entre outros. Além das palestras o público teve acesso a hackathons e workshops, como o de Coders, que aconteceu pela primeira vez e teve presença maciça dos campuseiros.

Era impressionante o número de pessoas acompanhando os eventos em cada um dos quatro palcos, e também stands destinados ao acesso a internet. 


Vários campeonatos e amistosos de vários jogos como FIFA, Counter Strike, Street Fighter e Just Dance aconteciam no local nas áreas destinadas a jogatina dos campuseiros. Entre os "conectados" outros jogos eram presença garantida no local como League of Legends e Hearthstone.


“Estamos muito felizes com o resultado do evento. As vendas de ingressos se aceleraram nos últimos dias, o que fez com que palestras, workshops e hackathons tivessem recorde de público”, avalia Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party. 

“A Campus Party historicamente sempre procurou tratar de temas que impactam a sociedade, tendo ou não a tecnologia como pano de fundo. Para essa edição, em especial, tivemos a oportunidade de fomentar a discussão entre os campuseiros sobre assuntos que os afetam diretamente como cidadãos  e contamos com uma grande receptividade. Acredito que nosso papel é justamente o de ser uma plataforma de disseminação de conhecimento e troca de opiniões”, explica Francesco Farruggia.

O evento é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES).

Foi sensacional a organização do evento, com várias atrações de primeiro nível em ambas as áreas (FINIT e CampusParty). Esperamos no ano que vem estarmos presentes novamente para acompanhar tão importante evento.

Por Lucas Gustavo



















COMENTÁRIOS

SITE
Nome

À Luz da Bíblia,1,A Voz do Leitor,5,AAMCGR,30,Academia Cordisburguense de Letras,19,Ação Entre Amigos,1,ACESA,1,Acidente,51,ACINCOR,1,ADNAC,4,Adriano Bossi,564,Aeroporto,3,Agreste,1,Agricultura,19,AgroCordis,4,Agronegócio.,5,Agropecuária,10,Airsoft,1,América-MG,3,Amigos e Viola,2,André Zumzum,2,Andrequicé,1,Aniversário de Cordisburgo,21,Antonio Maria Clarete,18,Antônio Pereira de Souza,3,APAE,19,Apicultura,2,Aposentados,2,Araçaí,97,arma,20,Arquitetura,2,Artes,12,Artesãos,2,Assistência Social,25,Astronomia,7,Atlético-MG,11,Atletismo,3,Audiência Pública,3,Automobilismo,9,Aviação,2,Axé Cordis,1,Bagagem,5,Baldim,1,Bálsamo,1,Banda Asus,4,Banda de Música Vitalina Corrêa,31,Barack Obama,1,Baralho,1,Barra das Canoas,3,Barra do Luiz Pereira,6,bebidas,1,Belo Horizonte,33,Boletim MNEPL,3,Bombeiros,13,Bonde dos Balas,3,Brasil,387,Brasília,4,Brasinha,23,c,1,Cachoeira da Prata,1,Caetanópolis,43,Calamidade Pública,1,Câmara Municipal,125,Caminhada Ecoliterária,4,Caminhos de Rosa,23,Caminhos do Sertão,12,Campanhas,2,Campeonato do Povão,6,Campeonato Regional de Futebol,3,Capim Branco,5,Capoeira,3,Carnacordis,25,carnaval,34,Carvalho de Almeida,1,Casa de Leitura João da Cunha,2,Casa Elefante,2,CAT,1,catolico,31,Cavalgada,3,ceará,1,Celebrações,2,Chamada Pública,2,Chikungunya,1,Cia de Teatro Cafarnaum,1,Ciclismo,14,Cidade,23,Ciência,4,Circo,4,Circuito das Grutas,13,Circuito dos Cristais,6,Clara Nunes,1,Clube Vista Alegre,6,CODEMA,2,Coluna Anacrônicas,20,Coluna GaloCordis,1,Coluna Lucas Gustavo,5,Colunas,26,Comemorações,3,Comércio,11,Comitiva Arraial do Conto,1,Comitivas,1,Comunicação,2,Conceição do Mato Dentro,1,conclave,1,Concursos Públicos,18,Conselho Municipal de Turismo - COMTUR,1,Conselho Tutelar,17,Contagem,1,Cooperativa,1,Copa AMAV,6,Copa do Mundo,9,Copa Eldorado,6,Copa Juventude Para Cristo,22,Copa Musirama,1,Copasa,5,Cordis FM,1,Cordis Folclore e Cultura,2,Cordis Notícias,16,Cordis Radical,4,Cordis Uphill,1,Cordisburgo,2093,Cordisburgo Literária,1,Cordisburgo Sport Clube,11,Cordisburguenses,95,CordisFest,1,Corinto,4,Correios,4,Corrida Educa Cordis,5,Corrupção,1,CPL Notícias,1,CRAS,4,Creche,4,Crianças,21,Cruzeiro,1,Culinária,14,Cultura,346,Curiosidades,51,Cursos,16,Curvelo,102,Democrata de Sete Lagoas,3,Dengue,9,Denúncias,2,Descubra Minas,2,Destaque,1756,Diadema,1,Dilma,13,Drogas,49,ECO 135,11,Economia,17,Edilaine Souza,2,Editais,2,Editorial,3,Educação,222,EJC,2,Eleições,103,EMATER,17,EMBRAPA,1,Emprego,41,ENEM,16,Enquetes,3,Entrevistas,2,Éntrevistas,1,Enviadas,12,Equipe Alto Rendimento,1,Erik Alves,1,ERV Cordisburgo,1,Escola Cláudio Pinheiro de Lima,31,Escola Estadual Mestre Candinho,28,Escola Estadual Professor Anísio Teixeira,9,Escola Maria de Souza,1,Escola Municipal Octacílio Negrão de Lima,18,Escolinha Educa Cordis,2,Esmeraldas,1,Especiais,1,Esporte,266,Estados Unidos,1,EUA,2,Exército,2,FAB,1,faculdade,2,Família,1,Fazendinhas Pai José,1,Febre Amarela,1,Feira Sertaneja,7,Felixlândia,1,Ferrovia,18,Festas,211,Festival de Balé,1,Festival de Comida de Roça,2,Festival do Frango Caipira,13,Figuras de Cordis,4,Filmes,18,Fitness,2,Folia de Reis,11,Fortuna de Minas,4,Francielly Gaudêncio,1,Funilândia,6,Futebol,125,Futsal,45,Galeria de Fotos,6,GaloCordis,4,Governo,42,Grupo de Seresta,2,Grupo Estrelas do Sertão,23,Gruta,69,Gruta da Morena,2,Guarda Municipal,1,Guerra,1,Guimarães Rosa,106,Handebol,1,História,12,Histórias Cordisburguenses,5,Humor,2,IDEB,1,Idosos,3,IEF,7,Igreja,15,Impeachment,3,Imprensa,1,inaugurado,1,Incêndio,1,Indústria,4,Inhaúma,5,Inimutaba,3,inteligência,1,Internet,11,JEMG,3,Jequitibá,9,João Concliz,2,Jornal,2,Jornal Escolar,4,Junho,1,Justiça,8,Juventude FC,1,Koban,2,Lagoa Bonita,95,Lagoa Santa,1,Lar dos Idosos,11,LBV,5,Leilão,1,Literatura,81,Loterias,2,Loucos por Memória,1,Lucas Gustavo,502,Magnata Produções,1,Manifestações,1,Manoel do Norte,2,Maquiné,6,Maquinézinho,1,Marco Antonio Pereira,10,Mascarenhas,1,Master 50 Cordisburgo,19,Masterchef,2,Mato Grosso do Sul,1,Matozinhos,3,MEC,1,Medalha Anísio Teixeira,3,Medalha Guimarães Rosa,7,Medalha Mestre Candinho,4,Medalha Sinhá Araújo,9,Medalha Vovô Felício,6,MEGA,1,Megaupload,1,Meio ambiente,57,memória,1,Mexa-Se,11,Miguilins,14,Minas Gerais,340,Mineirão,2,Miss Grande Sertão,2,MNEPL,9,Moda,21,Montes Claros,3,Monumento Peter Lund,5,Morro da Garça,19,Moto Velocidade,1,Motociclismo,5,Mountain bike,17,Mugstones,4,Mulher e Trabalhador Destaque,3,Mulheres,6,Mundo,9,Museu,55,Música,56,nanotecnologia,1,Natal Fantástico,3,Natureza,3,Nota Oficial,6,Notícias,3202,Novembro Azul,2,OBMEP,2,Obras,43,Olimpíadas,6,Onça,2,Outubro Rosa,2,Paleontologia,4,Palmito,22,papa,1,Papagaios,1,Paraopeba,118,Patrimônio,2,Patrocinado,4,Peão,2,Pecuária,4,Pedreiro Fight Clube,1,Pedro Leopoldo,10,Periquito,10,Permacultura,1,Pesca,1,Pesquisas,1,pessoal,1,Plano Diretor,3,Poesias,4,Polícia,570,Polícia Civil,124,Política,208,Pompéu,3,População,1705,Post Patrocinado,2,Praça de Esportes,1,Prefeitura Municipal,188,Presidente Juscelino,2,Processo Seletivo,8,Produzart,1,PROERD,1,professores,7,Programação,3,Projeto Árvore é Vida,3,Promoção,4,Prudente de Morais,6,Quintino Vargas,1,Rádio,6,Rainha da Primavera,1,Rainha do Café,1,Raul,3,Real Cordis,3,Reclamações,2,rede publica,1,Reflexões,1,Região,606,Regina Pereira,20,relaçoes,1,Religião,115,ressaca,1,Reunião Câmara Municipal,116,Riacho Comprido,1,Ribeirão das Neves,2,Rio 2016,2,Rio das Velhas,1,Rio de Janeiro,4,Roda de Violeiros,2,Rodeio,9,Rodovia,35,Salário,5,Samu,1,Santana de Pirapama,21,São José das Lages,2,São Paulo,10,São Tomé,5,Saúde,304,Sebastião Alvino Colomarte,4,Secretariado,1,Seleção Brasileira de Futebol,9,Semana Roseana,81,Semana Santa,4,Senado,2,Sequestro,1,Ser Arte,1,Serro,1,Sertão,10,Sete Lagoas,212,SISU,4,Solidariedade,37,STF,1,Teatro,25,Tecnologia,9,Telefonia,5,Testemunhas de Jeová,1,Timóteo,1,Torcida Organizada,1,Torneio de Tiro ao Alvo,2,Trabalho,10,Tragédia,13,Trail Cordis,2,Trail Run,1,Trânsito,4,Transporte,3,Trekking,1,Três Marias,5,Troféu Dedê,4,Turismo,44,TV,24,uaitec,1,União Futebol Clube,7,UNIFEMM,2,Utilidades,397,Vagas de Emprego,6,Vereadores,146,Vestibular,2,Veteranos,1,Vídeos,14,Você Sabia?,1,Vôlei,1,Zika,4,Zona Rural,59,Zoológico de Pedras,3,
ltr
item
Cordis Notícias: CampusParty Minas Gerais e FINIT 2017 se consolidam uma das maiores experiências de tecnologia e inovação do Brasil
CampusParty Minas Gerais e FINIT 2017 se consolidam uma das maiores experiências de tecnologia e inovação do Brasil
O Cordis Notícias esteve no Expominas em Belo Horizonte onde aconteceu a segunda edição da Campus Party 2017 em Minas Gerais e a FINIT 2017 - Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjq7lkZquWBgFyGpLblMvSB8D4N_wh53_AU6v58nOXamp3CoZ15pXYpamlUCJXhsTtcboWRGA2iLdFISWI93eAfSCFLkDP2P5BHiefPnUU-7OnhGrRh2USG23BPcsNviLgRzvfNr_9QRN1f/s640/IMG_20171103_143729.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjq7lkZquWBgFyGpLblMvSB8D4N_wh53_AU6v58nOXamp3CoZ15pXYpamlUCJXhsTtcboWRGA2iLdFISWI93eAfSCFLkDP2P5BHiefPnUU-7OnhGrRh2USG23BPcsNviLgRzvfNr_9QRN1f/s72-c/IMG_20171103_143729.jpg
Cordis Notícias
https://www.cordisnoticias.com.br/2017/11/campusparty-minas-gerais-e-finit-2017.html
https://www.cordisnoticias.com.br/
https://www.cordisnoticias.com.br/
https://www.cordisnoticias.com.br/2017/11/campusparty-minas-gerais-e-finit-2017.html
true
352566166544178726
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado VER TUDO Ler Tudo Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo NOTÍCIAS RELACIONADAS CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS OS POSTS Não foi encontrado nenhum post que corresponda ao seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terrça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minute atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link em sua rede social Copiar Todo o Código Selecionar Todo o Código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content