Imagem: Página Brazil 
Os estudantes mineiros mostraram mais uma vez que são bons de conta. Pela nona vez consecutiva Minas Gerais é o estado brasileiro com o maior número de medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Foram 151 medalhas de ouro, 417 de prata e 1.042 de bronze. Ao todo, o estado conquistou 1.610 medalhas. Os estudantes ainda conquistaram 10.171 menções honrosas. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (27/11), no site da competição.
O segundo lugar, em número total de medalhas, ficou com estado de São Paulo. Foram ao todo 1.287 medalhas. Em todo o país, foram premiados 48.784 estudantes, sendo 500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.501 medalhas de bronze, além de 42.283 menções honrosas.
Na edição deste ano da competição, o estudante do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Senador Bueno de Paiva, no município de Cachoeira de Minas, João Vítor Vieira de Castro, conquistou sua primeira medalha de ouro e o segundo lugar no nível I da Obmep .
“Ano passado fiz a prova e ganhei menção honrosa. Esse ano, estudei mais e fiquei muito feliz com a medalha de ouro. É uma emoção muito grande”, conta o estudante”. “ Muita gente fez a prova e eu conquistar medalha de ouro em segundo lugar em todo o país é muito importante”. O nível I é dedicado aos alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental.
Já no nível II, dedicado aos alunos do 8º e 9º lugar, o estudante da Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe, no município de Lagoa da Prata, Bernardo Teixeira de Amorim Neto, conquistou o primeiro lugar. Veterano na competição, este ano o aluno do 9º ano do ensino fundamental conquistou sua quarta medalha de ouro na competição.
“É muito bacana. Esse primeiro lugar é o resultado de anos de preparação”, pontua. Em todas as edições que participou o estudante faturou medalha de ouro.
Os 6.501 medalhistas da Obmep 2015 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) que será realizado ao longo de 2016. Os prêmios serão entregues em 2016, em datas que serão divulgadas pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
Obmep 2015
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) atingiu, em 2015, um novo recorde do número de escolas e municípios participantes. Foram inscritos na 11ª edição da Olimpíada 47.582 escolas de 5.538 cidades (o que corresponde a 99.48% dos municípios de todo o país).
Já o número de estudantes inscritos totalizou 17.970,745, sendo os estados com o maior número de participantes São Paulo (com 3.373,019 alunos e 5.847 escolas de 645 municípios) e Minas Gerais (com 1.889,666 alunos e 4.569 escolas de 850 municípios).
A competição
A Olimpíada é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.
Criada em 2005, a Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros).
A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Fonte: Agência Minas

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.