A data prevista para a mudança do modelo da Carteira Nacional de Habilitação, CNH, será em julho de 2015. Ela passará a ter 28 dispositivos de segurança para impedir falsificação e adulteração. A nova carteira será obrigatória para a primeira permissão para dirigir, sendo emitida a partir dessa data. Para quem já é habilitado atual não precisa substituir o documento.

A CNH passa a ter número maior de dispositivo de segurança em relação da atual. Entre eles terá um código cifrado com informações criptografadas que poderá ser lido por agentes de trânsito através do aplicativo de aparelho celular. Há também mudanças de segurança na impressão, totalizando 28 itens, oito a mais do que a carteira atual. 

Mudança nos documentos de habilitação e aquisição de veículos / Foto: José CruzMudança nos documentos de habilitação e aquisição de veículos / Foto: José Cruz

Ainda para aumentar a segurança dos documentos, o Certificado de Registro de Veículo e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo também vão contar com 17 dispositivos para evitar falsificações e fraudes.

A CNH não era atualizada há oito. O coordenador geral de Informatização e Estatística do Detran, Rone Evaldo Barbosa, informou que os documentos precisam ser atualizados periodicamente, agora com a nova mudança os dispositivos vão coibir crimes e aumentar a segurança para o cidadão.

“As fraudes mais comuns são clonagens de veículos, evasão fiscal. Fraudes contra seguradoras. De uma maneira geral, esta atividade também será coibida uma vez que o infrator não conseguirá gerar os códigos de segurança que estarão no novo documento”, explicou Barbosa.

A elaboração do novo modelo da habilitação teve inicio após discussões que envolveram órgãos do Denatran, Conselho Nacional de Trânsito, Polícia Federal e Departamentos de Trânsito dos estados.

Fonte: SeteLagoas.com.br

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.