Segundo boletim divulgado nesta sexta-feira, 30, pela Irmandade Nossa Senhora das Graças, os bebês que apresentaram casos de infecção com a bactéria multi-resistente Acinetobacter estão internados e estáveis. Ainda segundo a nota, o antibiótico tem sido eficazes no tratamento dos recém-nascidos.
O primeiro caso de aparecimento da bactéria foi em 2 de maio, o segundo no dia 18 de maio, e mais dois casos foram identificados. Segundo a nota, desde 28 de maio encontram-se suspensas, por tempo indeterminado, novas internações no espaço físico da UTI Neo.
Foto: Marcelo Paiva
Foto: Marcelo Paiva

Segue a nota:

"Foi constatada a presença de uma bactéria multi-resistente na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI Neo) do Hospital Nossa Senhora das Graças. O hospital está localizado em Sete Lagoas, na região Central do Estado. O primeiro caso com a bactéria foi registrado em 2 de maio e o segundo, em 18 de maio. Imediatamente após a primeira identificação, todas as medidas de controle já estavam sendo tomadas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - CCIH. Após investigação e confirmação das análises, o HNSG comunicou o corrido aos órgãos de controle e vigilância da cidade, na sexta-feira, dia 23 de maio.

Desde 28 de maio, encontram-se suspensas, por tempo indeterminado, novas internações no espaço físico da UTI Neo. O HNSG providenciou a montagem de um novo espaço no setor de Pediatria para atender às crianças críticas que tiverem necessidade de cuidados intensivos e em situação de ausência de vagas para transferência.

O HNSG recebeu confirmação para outros dois casos de infecção com a mesma bactéria dentro da UTI Neo. É importante informar que os bebês continuam internados e estão estáveis, o que significa que os antibióticos usados no tratamento estão sendo eficazes.

Acinetobacter

É uma bactéria comumente encontrada em ambiente hospitalar, principalmente em UTIs, mas até então não havia sido identificado nenhum caso na UTI Neo do HNSG.

A acinetobacter não causa problemas quando encontrada em indivíduos saudáveis. Ela deve ser observada em ambientes hospitalares por causar infecções em pessoas com imunidade diminuída por doenças graves.

Bactérias Multi-resistentes

Podem ser genericamente definidas como aquelas que não são susceptíveis aos antibióticos de primeira escolha.

Hospital Nossa Senhora das Graças

O HNSG é mantido pela Irmandade de Nossa Senhora das Graças, uma Associação Religiosa, civil, de utilidade pública, sem fins lucrativos, de caráter beneficente e de assistência à saúde. O Hospital “nasceu” numa casa antiga, adaptada, em 07 de março de 1880 em Sete Lagoas.

Hoje o HNSG é o sétimo maior prestador SUS do Estado de Minas Gerais, mantendo uma importante gama de serviços à população. A instituição presta atendimento à Comunidade atendendo a, pelo menos, 35 municípios circunvizinhos, onde residem cerca de 600 mil pessoas.

Alguns números do HNSG:

Leitos: 220 leitos
Salas de cirurgia: 10 salas de Centro Cirúrgico e 3 salas de Centro Obstétrico
Leitos de UTI Adulto: 16 leitos
Leitos de UTI Neonatal: 10 leitos
Nº de médicos: cerca de 200 médicos cadastrados
Nº de Colaboradores: cerca de 1000 colaboradores ativos
Média de atendimentos no Pronto Atendimento/mês (2012): 4.326 atendimentos
Média de cirurgias/mês (2012): 941 pacientes operados
Internações maternidade (2012): 4.772 internações "
 Fonte: SeteLagoas.com.br

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.