$type=grid$count=3$m=0$sn=0$rm=0$show=home$hide=post

Cotas aumentam dúvidas de candidatos do Sisu


As cotas para estudantes de escolas públicas nas instituições federais estão gerando ainda mais dúvidas entre os candidatos que tentam uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Como as notas de corte e a concorrência são diferentes para cada grupo de disputa, os alunos estão indecisos sobre qual opção devem marcar.
Anna Karolyne Martins de Mesquita, de 19 anos, se diz “confusa”. “As vagas destinadas às cotas ainda são poucas, então, apesar de já ter escolhido, nas duas opções, concorrer com elas, fico com medo de não entrar devido a isso”, admite. A estudante quer estudar Direito ou Administração. Nos dois casos que optou, a nota exigida dos cotistas é menor.
O sistema, que distribui vagas a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), permite que os candidatos confiram, a cada dia, as notas mínimas de cada curso. Com base nessas informações, eles podem avaliar onde têm mais chance de conseguir a vaga e alterar suas opções até o último dia de inscrições (sexta-feira). Cada estudante deve escolher dois cursos.
Além de ter concluído o ensino médio em escolas públicas brasileiras, o futuro cotista pode escolher disputar as vagas destinadas aos autodeclarados pardos, pretos ou indígenas que possuem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo per capita ou aos que têm as mesmas características de raça, mas possuem rendimento maior. Vale lembrar que, para se inscrever como cotista, o aluno não pode ter cursado nenhum ano do ensino médio em escola particular (nem em casos de supletivos).
Quem se encaixa em mais de um desses grupos tem de escolher em qual deles deseja concorrer. Essas opções podem ser mexidas – o aluno pode desistir das cotas, por exemplo, e optar pela ampla concorrência em um dos cursos ou nos dois, desde que não sejam iguais, na mesma instituição – até o fim das inscrições. É preciso traçar uma estratégia.
Há cursos, como o de Medicina da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, em que a nota de corte para os cotistas, nesta quarta-feira, estava mais alta do que a concorrência geral. Para os egressos de escolas públicas que não são pardos, negros ou indígenas e têm renda mais alta, era preciso ter nota 796,56 para conseguir uma das 4 vagas disponíveis. Na ampla concorrência, onde há 77, a média caía para 794,52.
Para poucos
O número reduzido de vagas é um dos responsáveis por esse fenômeno, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A lei 12.711, que instituiu as cotas, permitiu a reserva progressiva das vagas. Nesse primeiro ano, as universidades tinham de, obrigatoriamente, oferecer apenas 12,5% das suas vagas para o programa. Em quatro anos, deve chegar a 50%.
Com muitos estudantes concorrendo a poucas vagas, a nota tende a subir. Os melhores alunos das melhores escolas públicas sairão na frente. “Nesse primeiro momento, o topo do ensino público tem um desempenho muito próximo ao da ampla concorrência. O grande desafio é instituir um programa ousado e corajoso para redefinir o ensino médio”, afirmou.
Segundo levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com 20 cursos (entre mais concorridos e menos), as notas de corte da ampla concorrência são maiores na grande maioria (18), como Medicina e Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Apenas Ciências Econômicas na UFC e Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão têm notas mínimas mais altas nos grupos de cotistas.
Para ele, quando a totalidade das vagas para cotistas for oferecida, a diferença entre as notas dos estudantes selecionados pelos diferentes grupos tenderá a ser maior.
Regras
Além das inseguranças sobre qual a melhor estratégia a adotar, diante do novo cenário do Sisu, os candidatos ainda têm dúvidas sobre as regras de participação nos programas de cotas. Maiara de Oliveira, de 17 anos, por exemplo, ainda não compreendeu se, optando pelas cotas, mas tendo desempenho superior a um estudante que se candidatou à ampla concorrência, ela tem chances de conseguir uma vaga no curso pretendido.
O Ministério da Educação explicou, quando lançou o edital do Sisu, que, até todas as vagas das cotas serem oferecidas pelas instituições, os candidatos cotistas concorreriam no grupo de reserva de vagas escolhido e na ampla concorrência. Isso por causa da quantidade pequena de vagas nos grupos de ações afirmativas. Mas ainda há dificuldades em compreender como isso ocorrerá.
O artigo 32 do edital do programa diz que “até que as instituições de ensino implementem integralmente as reservas de vagas de que trata a Lei no 12.711, de 2012, os estudantes que optarem por concorrer às vagas reservadas e que não forem selecionados terão assegurado o direito de concorrer às demais vagas nas convocações de listas de espera”.
Isso significa, segundo o MEC, que os estudantes podem alterar suas opções à vontade antes do fim das inscrições. Optar pelas cotas ou não de acordo com suas possibilidades de aprovação. Mas, quando o período terminar, o candidato vai concorrer às opções marcadas por último.
Depois das duas primeiras chamadas, as instituições receberão uma lista dos estudantes aprovados em todos os grupos, mas em ordem de desempenho. Portanto, caso as vagas para cotas acabem, um cotista com bom desempenho poderá sim ser chamado para uma vaga destinada à ampla concorrência inicialmente.
Maiara, que quer cursar Biologia Marinha na UFRJ ou na Universidade Federal Fluminense (UFF). “O processo de inscrição em si não está confuso, a dúvida está nessa parte de cotas, que é nova no Sisu. Esse sistema não foi completamente explicado, o que está confundindo muita gente”, opina.
Saiba como se candidatar ao Sisu
O Sisu é um sistema criado pelo Ministério da Educação para distribuir vagas de diferentes instituições públicas por meio das notas do Enem. Na prática, ele funciona como um grande vestibular nacional, com milhares de vagas em dezenas de universidades de todos os Estados do Brasil. As instituições de ensino aderem ao sistema e colocam nele quantas vagas quiserem.
Na primeira seleção de 2013, há 129.279 vagas disponíveis em 3.751 de 101 instituições públicas. Pode se candidatar às vagas quem participou do Enem este ano e ficou com nota superior a zero na redação. No processo de inscrição, o candidato terá de apresentar o número de inscrição e a senha do Enem 2012.
Os estudantes interessados em se candidatarem a uma das vagas do Sisu devem optar por até dois cursos. No momento da inscrição, é preciso especificar a ordem de preferência dos dois. Ao longo do período de inscrições, o candidato pode alterar ou cancelar as opções feitas quantas vezes quiser.
Caso não haja aprovados para preencher todas as vagas destinadas a algum dos subgrupos criados a partir deste ano com as cotas nas duas chamadas feitas pelo MEC, os postos remanescentes serão oferecidos na lista de espera aos demais subgrupos, na seguinte ordem de prioridade: primeiro, aos que têm a mesma faixa de renda, depois, qualquer renda, priorizando os pretos, pardos e indígenas. Se, assim mesmo, o preenchimento de vagas não for realizado, as vagas são disponibilizadas aos demais candidatos.
A lista dos aprovados em primeira chamada será divulgada no dia 14 de janeiro de 2013. As matrículas serão feitas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro. A segunda chamada ocorrerá no dia 28 de janeiro e as matrículas deverão ser feitas nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro. Os estudantes que não forem selecionados devem aderir à lista de espera. As instituições convocam os candidatos às vagas remanescentes a partir dela. O prazo de adesão vai de 28 de janeiro a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

COMENTÁRIOS

SITE
Nome

À Luz da Bíblia,1,A Voz do Leitor,5,AAMCGR,29,Academia Cordisburguense de Letras,19,Ação Entre Amigos,1,ACESA,1,Acidente,51,ACINCOR,1,ADNAC,4,Adriano Bossi,564,Aeroporto,3,Agreste,1,Agricultura,19,AgroCordis,4,Agronegócio.,5,Agropecuária,10,Airsoft,1,América-MG,3,Amigos e Viola,2,André Zumzum,2,Andrequicé,1,Aniversário de Cordisburgo,21,Antonio Maria Clarete,18,Antônio Pereira de Souza,3,APAE,19,Apicultura,2,Aposentados,2,Araçaí,97,arma,20,Arquitetura,2,Artes,12,Artesãos,2,Assistência Social,25,Astronomia,7,Atlético-MG,11,Atletismo,3,Audiência Pública,3,Automobilismo,9,Aviação,2,Axé Cordis,1,Bagagem,5,Baldim,1,Bálsamo,1,Banda Asus,4,Banda de Música Vitalina Corrêa,31,Barack Obama,1,Baralho,1,Barra das Canoas,3,Barra do Luiz Pereira,6,bebidas,1,Belo Horizonte,33,Boletim MNEPL,3,Bombeiros,13,Bonde dos Balas,3,Brasil,386,Brasília,4,Brasinha,23,c,1,Cachoeira da Prata,1,Caetanópolis,43,Calamidade Pública,1,Câmara Municipal,124,Caminhada Ecoliterária,4,Caminhos de Rosa,23,Caminhos do Sertão,12,Campanhas,2,Campeonato do Povão,6,Campeonato Regional de Futebol,3,Capim Branco,5,Capoeira,3,Carnacordis,25,carnaval,34,Carvalho de Almeida,1,Casa de Leitura João da Cunha,2,Casa Elefante,2,CAT,1,catolico,31,Cavalgada,3,ceará,1,Celebrações,2,Chamada Pública,2,Chikungunya,1,Cia de Teatro Cafarnaum,1,Ciclismo,14,Cidade,23,Ciência,4,Circo,4,Circuito das Grutas,13,Circuito dos Cristais,6,Clara Nunes,1,Clube Vista Alegre,6,CODEMA,2,Coluna Anacrônicas,20,Coluna GaloCordis,1,Coluna Lucas Gustavo,5,Colunas,26,Comemorações,3,Comércio,11,Comitiva Arraial do Conto,1,Comitivas,1,Comunicação,2,Conceição do Mato Dentro,1,conclave,1,Concursos Públicos,18,Conselho Municipal de Turismo - COMTUR,1,Conselho Tutelar,17,Contagem,1,Cooperativa,1,Copa AMAV,6,Copa do Mundo,9,Copa Eldorado,6,Copa Juventude Para Cristo,22,Copa Musirama,1,Copasa,5,Cordis FM,1,Cordis Folclore e Cultura,2,Cordis Notícias,16,Cordis Radical,4,Cordis Uphill,1,Cordisburgo,2084,Cordisburgo Literária,1,Cordisburgo Sport Clube,11,Cordisburguenses,95,CordisFest,1,Corinto,4,Correios,4,Corrida Educa Cordis,5,Corrupção,1,CPL Notícias,1,CRAS,4,Creche,4,Crianças,21,Cruzeiro,1,Culinária,14,Cultura,345,Curiosidades,50,Cursos,16,Curvelo,102,Democrata de Sete Lagoas,3,Dengue,9,Denúncias,2,Descubra Minas,2,Destaque,1749,Diadema,1,Dilma,13,Drogas,48,ECO 135,11,Economia,17,Edilaine Souza,2,Editais,2,Editorial,3,Educação,222,EJC,2,Eleições,101,EMATER,17,EMBRAPA,1,Emprego,41,ENEM,16,Enquetes,3,Entrevistas,2,Éntrevistas,1,Enviadas,12,Equipe Alto Rendimento,1,Erik Alves,1,ERV Cordisburgo,1,Escola Cláudio Pinheiro de Lima,29,Escola Estadual Mestre Candinho,28,Escola Estadual Professor Anísio Teixeira,9,Escola Maria de Souza,1,Escola Municipal Octacílio Negrão de Lima,18,Escolinha Educa Cordis,2,Esmeraldas,1,Especiais,1,Esporte,264,Estados Unidos,1,EUA,2,Exército,2,FAB,1,faculdade,2,Família,1,Fazendinhas Pai José,1,Febre Amarela,1,Feira Sertaneja,7,Felixlândia,1,Ferrovia,18,Festas,210,Festival de Balé,1,Festival de Comida de Roça,2,Festival do Frango Caipira,13,Figuras de Cordis,4,Filmes,18,Fitness,2,Folia de Reis,11,Fortuna de Minas,4,Francielly Gaudêncio,1,Funilândia,6,Futebol,125,Futsal,43,Galeria de Fotos,6,GaloCordis,4,Governo,42,Grupo de Seresta,2,Grupo Estrelas do Sertão,22,Gruta,69,Gruta da Morena,2,Guarda Municipal,1,Guerra,1,Guimarães Rosa,106,Handebol,1,História,12,Histórias Cordisburguenses,5,Humor,2,IDEB,1,Idosos,3,IEF,7,Igreja,15,Impeachment,3,Imprensa,1,inaugurado,1,Incêndio,1,Indústria,4,Inhaúma,5,Inimutaba,3,inteligência,1,Internet,10,JEMG,1,Jequitibá,9,João Concliz,2,Jornal,2,Jornal Escolar,4,Junho,1,Justiça,8,Juventude FC,1,Koban,2,Lagoa Bonita,94,Lagoa Santa,1,Lar dos Idosos,11,LBV,5,Leilão,1,Literatura,80,Loterias,2,Loucos por Memória,1,Lucas Gustavo,502,Magnata Produções,1,Manifestações,1,Manoel do Norte,2,Maquiné,6,Maquinézinho,1,Marco Antonio Pereira,10,Mascarenhas,1,Master 50 Cordisburgo,19,Masterchef,2,Mato Grosso do Sul,1,Matozinhos,3,MEC,1,Medalha Anísio Teixeira,3,Medalha Guimarães Rosa,7,Medalha Mestre Candinho,4,Medalha Sinhá Araújo,9,Medalha Vovô Felício,6,MEGA,1,Megaupload,1,Meio ambiente,57,memória,1,Mexa-Se,11,Miguilins,14,Minas Gerais,340,Mineirão,2,Miss Grande Sertão,2,MNEPL,9,Moda,21,Montes Claros,3,Monumento Peter Lund,5,Morro da Garça,19,Moto Velocidade,1,Motociclismo,5,Mountain bike,17,Mugstones,4,Mulher e Trabalhador Destaque,3,Mulheres,6,Mundo,9,Museu,55,Música,56,nanotecnologia,1,Natal Fantástico,3,Natureza,3,Nota Oficial,6,Notícias,3192,Novembro Azul,2,OBMEP,2,Obras,43,Olimpíadas,6,Onça,2,Outubro Rosa,2,Paleontologia,4,Palmito,22,papa,1,Papagaios,1,Paraopeba,118,Patrimônio,2,Patrocinado,4,Peão,2,Pecuária,4,Pedreiro Fight Clube,1,Pedro Leopoldo,10,Periquito,10,Permacultura,1,Pesca,1,Pesquisas,1,pessoal,1,Plano Diretor,3,Poesias,4,Polícia,566,Polícia Civil,124,Política,207,Pompéu,3,População,1702,Post Patrocinado,2,Praça de Esportes,1,Prefeitura Municipal,187,Presidente Juscelino,2,Processo Seletivo,8,Produzart,1,PROERD,1,professores,7,Programação,3,Projeto Árvore é Vida,3,Promoção,4,Prudente de Morais,6,Quintino Vargas,1,Rádio,6,Rainha da Primavera,1,Rainha do Café,1,Raul,3,Real Cordis,3,Reclamações,2,rede publica,1,Reflexões,1,Região,606,Regina Pereira,20,relaçoes,1,Religião,115,ressaca,1,Reunião Câmara Municipal,115,Riacho Comprido,1,Ribeirão das Neves,2,Rio 2016,2,Rio das Velhas,1,Rio de Janeiro,4,Roda de Violeiros,2,Rodeio,9,Rodovia,35,Salário,5,Samu,1,Santana de Pirapama,21,São José das Lages,2,São Paulo,10,São Tomé,5,Saúde,304,Sebastião Alvino Colomarte,4,Secretariado,1,Seleção Brasileira de Futebol,9,Semana Roseana,81,Semana Santa,4,Senado,2,Sequestro,1,Ser Arte,1,Serro,1,Sertão,10,Sete Lagoas,212,SISU,4,Solidariedade,37,STF,1,Teatro,25,Tecnologia,9,Telefonia,5,Testemunhas de Jeová,1,Timóteo,1,Torcida Organizada,1,Torneio de Tiro ao Alvo,2,Trabalho,10,Tragédia,13,Trail Cordis,2,Trail Run,1,Trânsito,4,Transporte,3,Trekking,1,Três Marias,5,Troféu Dedê,4,Turismo,44,TV,24,uaitec,1,União Futebol Clube,7,UNIFEMM,2,Utilidades,396,Vagas de Emprego,6,Vereadores,145,Vestibular,2,Veteranos,1,Vídeos,14,Você Sabia?,1,Vôlei,1,Zika,4,Zona Rural,57,Zoológico de Pedras,3,
ltr
item
Cordis Notícias: Cotas aumentam dúvidas de candidatos do Sisu
Cotas aumentam dúvidas de candidatos do Sisu
http://3.bp.blogspot.com/-xKOKBaPkPiM/UO7c_T5795I/AAAAAAAAA58/9qk79jiI78Q/s400/image_preview.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-xKOKBaPkPiM/UO7c_T5795I/AAAAAAAAA58/9qk79jiI78Q/s72-c/image_preview.jpg
Cordis Notícias
https://www.cordisnoticias.com.br/2013/01/cotas-aumentam-duvidas-de-candidatos-do.html
https://www.cordisnoticias.com.br/
https://www.cordisnoticias.com.br/
https://www.cordisnoticias.com.br/2013/01/cotas-aumentam-duvidas-de-candidatos-do.html
true
352566166544178726
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado VER TUDO Ler Tudo Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo NOTÍCIAS RELACIONADAS CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS OS POSTS Não foi encontrado nenhum post que corresponda ao seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terrça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minute atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link em sua rede social Copiar Todo o Código Selecionar Todo o Código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content