A cultura prevaleceu na programação desta quinta-feira na XXVIII Semana Roseana.

Os eventos começaram às 9h30 com a miguilim Evelyn Sara abrindo o dia com a narração do conto Os Altos Claros das Almas – Texto Descritivo do Sertão. Sequencialmente, houve a palestra sobre o Grande Sertão: Veredas, por  Dra. Eneida Maria de Souza (Professora Titular Emérita da UFMG) e Dra. Walnice Nogueira Galvão (Professora Emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP).

A tarde contou com Celebração da parceria entre o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP) e a Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MG) / Superintendência de Museus e Artes Visuais (SUMAV), com entrega de arquivos digitalizados e impressos das Cadernetas de Viagem de Guimarães Rosa e Palestra: Arquivo de Guimarães Rosa no IEB/USP, com Elisabete Marin Ribas (Arquivo IEB/USP) e Frederico A. C. Camargo (Doutorando FFLCH/USP).  

A noite cultural foi iniciada com narração de estória pelo Grupo Miguilim, Travessias, Grande Sertão: Veredas, com Alice Fonseca, Caio Augusto, Laura Roberta, Evelyn Sara, Maria Eduarda, Maysa Martins, Julia Santana, Larissa Ingrid, Vanessa Pereira, Ana Julia Corrêa, Wellerson Yan, Mariana Castro,  Maysa Christina, com direção e recorte/montagem de texto de Dôra Guimarães, reunindo um excelente público no auditório do CAT - Centro de Atendimento ao Turista.

Às 21 horas, em frente ao museu, houve a entrega dos certificados aos participantes da caminhada Pelos Caminhos de Rosa (que por sinal, merece uma reportagem especial em nosso portal), tendo início também várias apresentações culturais com Grupo de Catira, Danças da Escola de Balé da AAMCGR e Grupo da Melhor Idade "Estrelas do Sertão", finalizando com Show de Toninho Maria.

A noite foi encerrada com Encenação do texto O Pacto, Grande Sertão: Veredas, com recorte e montagem de Fábio Barbosa, direção de Ronaldo Alves e iluminação de Yan Heyder. Participação especial: Welerson Yan, Gabriel Viana, Myllena Bolina, Vanessa Pereira, Valéria Rodrigues e Dayana Xavier. Local: Museu Casa Guimarães Rosa, reunindo grande número de espectadores no jardim do Museu Casa Guimarães Rosa em uma excepcional apresentação.

Nesta sexta, penúltimo dia da festividade, podemos destacar como atrações o lançamento do livro "MUDA" da escritora cordisburguense, a tradicional quadrilha ProduzArte, Sessão Solene da Câmara Municipal de Cordisburgo para entrega de Medalhas Guimarães Rosa, Vovô Felício e Mestre Candinho, além do encerramento do dia com narração de estórias pelo Grupo Miguilim, no Portal Grande Sertão, sob título "Madrugada de Siruiz", Grande Sertão: Veredas, com Myllena Bolina, Gabriel Viana e Izabella Félix e direção de narração e de cena de Elisa Almeida.




























Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.