O cadastramento biométrico já está sendo realizado no Cartório Eleitoral de Paraopeba, também para eleitores de Caetanópolis, Cordisburgo e Araçaí. Iniciado no dia 17 de abril deste ano, em cinco meses já tiveram o atendimento biométrico 1.184 eleitores de Paraopeba, 232 de Caetanópolis, 46 de Cordisburgo e 27 de Araçaí. De acordo com a Justiça Eleitoral, todos os eleitores terão que passar obrigatoriamente pela biometria, sem prazo determinado.

O procedimento consiste na coleta de digitais das pessoas, foto e assinatura para confecção de um documento mais seguro, sem possibilidade de fraudes. Segundo o técnico judiciário do Cartório Eleitoral de Paraopeba, Vianey Araújo, a agenda para atendimento está ficando cheia em todos os dias (segunda a sexta-feira). “As pessoas das quatro cidades estão procurando mesmo!”, exclama.

Vale ressaltar que a biometria foi adotada pela Justiça Eleitoral, visando uma eleição cada vez mais segura, uma vez que no mundo não há duas digitais iguais. Assim, a adoção da identificação biométrica do eleitor confirma o Brasil na vanguarda tecnológica dos processos eleitorais em todo o mundo.

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) informa que na hora de votar, após se identificar com um documento oficial com foto (carteira de identidade, trabalho, motorista etc), a identidade do eleitor será confirmada por meio do reconhecimento de sua impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica. Caso a digital não seja reconhecida, o mesário ainda terá à sua disposição a folha de fotos no caderno de votação dos eleitores da seção, para confirmar a identidade do eleitor.

A chefe do Cartório Eleitoral de Paraopeba, Hélade Ribeiro enfatiza a importância da segurança no processo eleitoral por meio da identificação biométrica. Segundo ela, posteriormente esse cadastramento biométrico será compartilhado por outros órgãos. “Embora não haja prazo determinado para o eleitor fazer o seu cadastramento, quanto mais cedo melhor”, convida.

 O eleitor deverá agendar o seu cadastramento através do Site do TRE ou no telefone 148 que é uma central “Disque Eleitor”, situada em Belo Horizonte e que faz o agendamento para toda Minas Gerais. Em Paraopeba, o Cartório Eleitoral está localizado na Alameda das Bouganvilhas, 77a, Bairro Jardim Clara Nunes. O horário de funcionamento é de 12 às 18 horas (segunda a sexta-feira) e o telefone é: (31) 3714-2220.

Para fazer o cadastramento no Cartório Eleitoral de Paraopeba, no dia e hora marcados, o eleitor deverá levar: documento original de identificação (não será aceita a Carteira de Motorista para fazer o Título pela primeira vez); comprovante de residência (últimos três meses – obs.: para transferência, o eleitor deverá comprovar residência mínima de três meses no município); Título de Eleitor e CPF (se possuir); e comprovante de quitação com o Serviço Militar para homens, maiores de 18 anos, que forem fazer o Título pela primeira vez).

Com MegaCidade

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.