Richard Burton, 46 anos de idade, viajante e explorador britânico patrocinado pela Coroa Inglesa; em suas andanças pelo interior do Brasil, chegou até Minas Gerais.

Constrói um grande barco, dá-lhe o nome de Elisa, arregimenta 15 pessoas para acompanhá-lo numa viagem pelo Rio das Velhas ao Oceano Atlântico.

Saindo de Sabará-MG, em sua portentosa "canoa" no dia 07 de agosto de 1867 - 4ª feira, navega desde a Ponte Grande, próximo da região do Galego, junto ao córrego do mesmo nome, descendo o caudaloso rio.

Quando passa por Lagoa Santa, Riichard Burton, que já havia ouvido falar de Lund e já conhecia o Dr. Lund, de suas explorações de cavernas por Minas Gerais; procura por ele, mas não conseguiu vê-lo, pois o Doutor se encontrava acamado.

Richard Burton, seguiu a viagem rio abaixo muito triste, por não ter conseguido dialogar com Peter Lund, sobre o homem pré-histórico, como tanto desejava para se informar, à respeito.


Continuando a descida pelo Rio das Velhas, quando passa pela região do Córrego do Maquiné, no dia 07 de setembro de 1867 (1 mês após a sua saída de Sabará), Burton, lembra do Dr. Lund, novamente e fala sobre a Fazenda do Maquiné, da Serra do Maquiné e comenta o seguinte:

Há, segundo dizem, uma caverna que foi explorada por 15 dias pelo Dr. Peter Lund. Tendo, o sábio dinamarquês, alí encontrado uma "pia batismal" de estalactite, que valeria 400 libras na Europa - Isto, confirma que existia uma pedra em forma de pia batismal dentro da Gruta do Maquiné.

Já, nos idos de 1894, o Padre João de Santo Antônio, fundador de Cordisburgo, registra nos documentos da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o seguinte:

"Aos 2 de Abril de 1894, colocou-se no batistério, a histórica Pia Batismal, feita de 1 estalactite tirada da Lapa do Maquiné e "feita" pelo pedreiro Camilo dos Passos Santos e, para constatar, passo o presente termo".

Este termo se encontra no livro de número 1, do Arquivo da Igreja, escrito pelo Reverendíssimo Padre João de Santo Antônio.

Os relatos do viajante e explorador Richard Burton, estão na página 135, do seu livro - Viagem de Canoa de Sabará ao Oceano Atlântico - Editora Universidade de São Paulo.

Prezado leitor, você sabia que a Pia Batismal da Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Cordisburgo, foi retirada da Gruta do Maquiné em 1894, e lá se encontra, até, por estes dias?

Relatos de historiadores retratam e testificam isto!

Por Adriano Bossi e participação de José Osvaldo - Brasinha.
Foto extraída do livro Vida do Padre João de Santo Antonio - autor Monsenhor João Tavares de Souza.

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.