Nesta segunda, 20, às 17 horas, aconteceu segunda Reunião Extraordinária no mês de Fevereiro dos vereadores na Câmara Municipal de Cordisburgo.

Os trabalhos se iniciaram com a votação da pauta da reunião anterior. Em seguida, Ronaldo Alves apresentou através de slides, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cordisburgo, que deverá indicar novos membros para para este biênio. Expôs ainda as atribuições, recursos financeiros através,investimentos feitos no ano de 2016, pontuação da cidade que foi de 0,4 pontos em 2002 para 18,6 pontos em 2017 no índice do ICMS Cultural, o que aumenta os repasse financeiros para a finalidade, indicando ainda orientações para aplicação destes recursos, previsão de investimentos para o ano de 2017 e os desafios para o município.


Ney questionou sobre o prédio da Prefeitura, e Ronaldo disse que a ideia é fazer o projeto ainda este ano e iniciar as obras assim que houver disponibilidade financeira.

Erivelton perguntou sobre o desenvolvimento do inventário sobre a folia de Reis. Ronaldo disse que foi até a zona rural junto a um historiador realizar este levantamento. 

Gilson, Aldair, Neném e Péricles, parabenizaram Ronaldo pelo trabalho desenvolvido à frente do conselho.

Edimar perguntou se há algum bem inventariado na zona rural além de Lagoa Bonita.
Ronaldo disse que sim. Que todo o município foi inventariado em um longo processo de pesquisa.

Paulo questionou sobre os bens inventariados como a Igreja matriz, que teve demolido seu altar. Ronaldo disse que informou ao Conselho sobre a ação e foi notificado de que o bispo responsável havia autorizado. Ressaltando que a fiscalização é muito importante. 

Dando prosseguimento a pauta do dia, foram votados os seguintes projetos:

Projeto que eleva o salário mínimo dos funcionários públicos municipais para R$937,00, foi aprovado por unanimidade em segunda discussão.

O Projeto de Lei que dá denominação a vias públicas de Lagoa Bonita também foi aprovado por unanimidade em segunda discussão. 

O PL Nº 3 que reajusta em 6,58% os vencimentos do vereadores foi votado em primeira discussão.

Paulo Eduardo, Arnaldo,
Aldair e Gilson reprovaram o reajuste.

Péricles aprovou e  justificou que antes da eleição não se deve legislar em causa própria. E disse que o vereador deve ter um melhor salário e lamentou o aumento ter sido abaixo do ideal. 

Neném, Erivelton
e Edimar também aprovaram, ressaltando que não se trata de aumento e sim reajuste conforme a inflação.

Com o empate, o presidente Ney Freitas votou pela aprovação e justificou ser a correção monetária e de que não se estende somente aos vereadores e que a classe não teve aumento real nos últimos anos.

O reajuste foi então aprovado por maioria. 5 votos a 4.

Em seguida foi votado o reajuste dos secretários municipais, prefeito e vice-prefeito. O projeto foi aprovado por maioria, 5 votos a 3. Votaram contra Paulo, Arnaldo e Gilson.

Foi aprovado por unanimidade o reajuste dos vencimentos dos funcionários da Câmara.

O projeto de contratação temporária de excepcional interesse público de cargos para o CRAS foi votado em segunda discussão, sendo também aprovado por unanimidade.

O Projeto de Lei Nº 2 que trata da inserção do cargo de Coordenador de Transportes para a Zona Rural também teve aprovação por unanimidade em segunda discussão

O Projeto de Lei Nº 3 que altera a remuneração do cargo de Coordenador de Pessoal e Recursos Humanos foi votado em segunda discussão.

Paulo, Arnaldo, Péricles, Aldair e Gilson reprovaram o projeto.
Neném, Edimar e Erivelton aprovaram.
O projeto foi então rejeitado por maioria de votos. 5 contra e 4 a favor.

O projeto que altera o horário das reuniões da Câmara das 17h para as 19h foi reprovado pelo vereador Arnaldo e aprovado pelo restante do legislativo.

Nas considerações finais, Paulo agradeceu a presença e desejou bom carnaval a todos. Chiclete agradeceu a presença e criticou a situação das estradas da zona rural. Péricles solicitou que seja feito pedido ao prefeito para que sejam realizadas blitz nas entradas da cidade no período do carnaval como forma de prevenção e segurança dos moradores. Neném disse ser muito importante a presença da população no plenário. Edimar agradeceu ao vice prefeito pelas ações já feitas na zona rural. Aldair agradeceu a presença do vice prefeito e pediu ao prefeito para que coloque redutor de velocidade próximo a Escola Mestre Cândido devido ao aumento do movimento da rodovia, com o objetivo de prevenir acidentes. Gilson agradeceu a presença de todos e disse que está no cargo para ver o que está certo ou errado e sempre irá seguir suas convicções. Erivelton disse ter convidado o vice prefeito para reunião quando foi pedido ajuda para as estradas da zona rural, e parabenizando José Maria pelas ações já feitas, além de elogiar os vereadores pela convicção durante a votação dos projetos em discussão. 

Ney cumprimentou os presentes e disse ter feito trabalhos intensivos neste início de ano junto ao legislativo. Propôs a realização de uma reunião no distrito de Lagoa Bonita e expôs assunto relacionado à reunião que participou com os diretores das Escolas Estaduais do município, Secretário de Educação e Superintendente de Educação onde foi apresentado projeto de expansão da Escola Estadual Anísio Teixeira em Lagoa Bonita, discutiu com outros vereadores sobre os alunos do segundo grau do dsitrito e ainda defendeu a criação de um curso técnico rural no distrito. Disse ainda ser de fundamental importância a criação de um Plano Diretor para o município.

Às 19h 28min, os trabalhos foram encerrados quando todos os presentes de mãos dadas rezaram a oração do Pai Nosso.

Por Lucas Gustavo

Postar um comentário

  1. Precisa rezar o Pai Nosso?
    É uma reunião da câmara de vereadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai depois de aumentar o salário, tem que rezar o terço inteiro.

      Excluir
  2. É um absurdo!!!! Reajuste de salário para vereadores??? Um tapa na cara da sociedade!!! Vai ter reajuste para os funcionários da prefeitura???? Vergonhoso!!! Parabéns Ney!!!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o comentário acima... Uma vergonha!!! Política nojenta! Que decepção!...

    ResponderExcluir

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.