O prefeito municipal de Cordisburgo, Joaquim Ildeu Sant'Ana (Dedeu) e o presidente do Conselho Municipal de Patrimônio, Ronaldo Alves, se preparam para a entrega da Igreja Matriz de Santo Antônio para a população de Lagoa Bonita.

Os trabalhos começaram no ano de 2012, sendo investido o valor de R$ 654.720,00 para a restauração completa da matriz. O recurso financeiro que está sendo investido foi obtido através do ICMS Cultural do Estado de Minas Gerais via IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Este trabalho de preservação do patrimônio cultural é realizado pela Prefeitura Municipal com aprovação e acompanhamento feito pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cordisburgo. 

O primeiro elemento artístico a ser restaurado foi o forro em madeira policromada do altar-mor com a representação pictórica de Santo Antônio, na sequência foram restaurados os arcos e colunas dos corredores laterais o forro em madeira policromada da nave, o telhado da matriz com 400m², os forros em madeira dos corredores laterais e por fim o retábulo - mor, sendo este último o mais importante do projeto.

O serviço foi realizado pela STUDIO A - PROJETOS, da cidade de Belo Horizonte, sendo Anny Bicalho a arquiteta responsável técnica e Alexandre Bicalho o restaurador coordenador dos projetos.


Uma equipe de mais de 28 auxiliares de restauro treinados na própria comunidade, além 4 restauradores técnicos e 2 coordenadores de projetos participaram o processo de restauração, com boa parte do material aplicado fornecido pelo comércio local. 

Durante a restauração foram encontrado folhas de ouro e prata, ora omissos sob a camada de repintura, A reintegração do douramento foi feita com a aplicação das folhas de ouro 22 Kilates e adesivo mordente sobre os elementos que apresentavam pontos de perda ou desgaste.

Toda a Igreja encontra-se agora em fase final, estando já com a aparência que tinha em 1882, ano de sua fundação.

É a preservação da cultura e da história de nossa cidade. No mês de Outubro, a Igreja será reinaugurada, onde a população de Lagoa Bonita poderá desfrutar de tamanha beleza arquitetônica e religiosa.

Por Lucas Gustavo
Com Studio A Projetos, Prefeitura Municipal de Cordisburgo e Ronaldo Alves





Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.