"Falar dessa corrida para mim é como relatar um sonho, daqueles em que a última coisa que se quer, é acordar, viver ele plenamente, é a minha realização de vida.", assim é descrito o "Caminhos de Rosa" por seu idealizador André Zumzum. 

A saída acontece em Andrequicé e em Três Marias no dia 17 de Agosto, e a chegada em Cordisburgo, e pelo caminho poderá ser contemplado um pouco da obra Roseana, revivendo toda a maravilha do sertão mineiro.

Com a proposta de um caminho cultural, une-se dois Grandes eventos culturais regionais: a Semana Cultural – Festa do Manuelzão e a Semana Roseana.


Este foi um caminho que serviu de inspiração para um dos maiores autores brasileiros do mundo moderno - João Guimarães Rosa. Foi baseado no que viveu enquanto o percorria que ele escreveu o melhor romance brasileiro do século passado, conquistando admiradores em todo o mundo.

O desenho do caminho, levou em conta diretrizes da qual não se pode abrir mão:
  • Valorizar o ser humano, sempre, seja atleta, colaborador ou pessoas que moram pelo caminho;
  • Ser um evento que atenda aos padrões internacionais de qualidade e segurança, e que num futuro seja referência em organização de eventos para o Brasil e o mundo;
  • Ter um evento versátil para que possa se adaptar frente as mudanças de mercado e comportamento de atletas, colaboradores e moradores;
  • Trazer desenvolvimento socioeconômico para a população no entorno do caminho;
  • Promover a cultura através do esporte e o esporte através da cultura. Tornando o evento único no Brasil e no mundo.
  • Favorecer a integração cultural entre moradores envolvidos e atletas dos mais diversos locais do país e do mundo.
  • Divulgar a cultura local.

"Nosso Caminho é cultural, visa resgatar e preservar a cultura e a identidade regional, então nada mais coeso que ter nossa data especial dois grandes eventos onde busca resgatar, valorizar e compartilhar cultura e tradições regional-literária. Firmo um compromisso que vou manter esse evento até que o caminho ganhe vida própria. Ou quem sabe, a partir dessa experiência crescer esse evento ?!" - completa o idealizador do caminho.

Todos os troféus e medalhas serão feitos por artesãos locais. A partir de valor e quantidades pré-definidos, incitando artesãos e suas associações a criar as medalhas e troféus a serem usados.  

O evento atualmente consiste de 4 provas, sendo duas de mountain bike, e duas de corrida. A mountain bike tem uma de 300 km, saindo de Três Marias, e outra de 140 km, saindo de Morro da Garça. A corrida tem uma versão maior de 250 km saindo de Três Marias e outra menor de 140 km saindo de Morro da Garça. Todos os eventos acontecem em uma única etapa. 

A chegada de todas as provas acontecerá no Museu Casa Guimarães Rosa. A chegada da corrida acontece no dia 20 de Agosto (Sábado), às 20h e o Mountain Bike no dia seguinte - 21 de Agosto (Domingo) às 12h.

Inscrições podem ser feitas e maiores informações adquiridas através do site: www.caminhosderosa.com.br.

A  corrida  de  Mountain  bike  é  hoje  a  maior  prova  non  stop  do  mundo,  já  a  corrida  é considerada a mais dura da América Latina, não apresentando concluintes na categoria principal, a individual.


Reportagem: Lucas Gustavo com informações de "Caminhos de Rosa"

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.