O 1º Encontro da Família Guimarães - descendentes dos escritores cordisburguenses João Guimarães Rosa e Vicente Guimarães, foi realizado festivamente, no último final de semana em nossa cidade.

Mais de 100 pessoas, oriundas desta tradicional família, escolheram Cordisburgo para a confraternização que marcou e celebrou a trajetória marcante do clã, nestas bandas de cá do sertão mineiro.

Visitaram o Museu Casa Guimarães Rosa, O Monumento Portal do Sertão, a Gruta do Maquiné, o Empório do Brasinha e ouviram o Grupo de Contadores de Histórias Miguilim.

Uma placa comemorativa registrando o evento, foi colocada em um pedestal em frente ao CAT - Centro de Atendimento ao Turista, na Av. Padre João, próximo ao Museu CGR.

No sábado à noite, no Restaurante Sarapalha, o jantar dos Guimarães, teve música ao vivo com o cantor "Sim" e a presença do sertanejo Brasinha, que fora convidado para prosear e falar sobre Guimarães Rosa e seus feitos literários.

E, entre uma prosa e outra, o Brasinha destacou a figura ilustre do senhor Francisco Guimarães Moreira - o Chico Moreira (primo de Guimarães Rosa); lembrando à todos, que ele - o Chico Moreira, foi o organizador da famosa viagem de Guimarães Rosa, com aquela boiada, em 1952.

E esta viagem, iniciada na Fazenda do Sirga, em Três Marias, até a Fazenda São Francisco, em Araçaí, (passando por Cordisburgo), inspirou JGR, a escrever o Grande Sertão: Veredas e o Corpo de Baile - obras literárias, que este ano, completam 60 anos.

Cordisburgo, sentiu-se orgulhosa com este Encontro da Família Guimarães e aguarda para o ano vindouro, a segunda confraternização, que certamente, será muito mais festiva e concorrida.

Reportagem Adriano Bossi

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.