Nos dias 14, 21 e 22 de Setembro o Grupo Guano Speleo realizou o “VI Espeleo Mirim”, 1º Curso de Introdução em Espeleologia, no Monumento Natural Estadual Peter Lund, em Cordisburgo.

A atividade reuniu estudantes com idade entre 7 e 10 anos, professoras de duas Escolas Estaduais, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Secretaria de Cultura de Cordisburgo, sendo realizada dentro da Semana Florestal (16 a 21/09) e Dia da Árvore (21/09) organizada pelo IEF/MG na cidade.

O Guano Speleo é um grupo de Extensão em Pesquisas Espeleológicas, que vem estabelecendo parcerias com o município para atividades espeleológicas desde 2013. Fundado no ano de 1994, com sede em Belo Horizonte está vinculado à Sociedade Brasileira de Espeleologia e recebeu neste ano, do Primeiro CENSO Espeleológico da SBE, o título de 4º maior Grupo de Espeleologia do Brasil. Foi organizador do 6º Encontro Mineiro de Espeleologia realizado no ano de 2012 em Belo Horizonte/MG. O grupo possui dentre outros, o objetivo de difundir o conhecimento espeleológico para toda a sociedade em suas variadas faixas etárias. É composto por membros voluntários de ciências multi e interdisciplinar (geografia, biologia, arqueologia, paleontologia, geologia, psicologia). 

Nos dias 14 e 21 de setembro realizou-se a parte teórica do Curso de Introdução em Espeleologia, com o grupo de Escoteiros Nova Floresta – Colégio Magnum em BH, composto por vinte cinco “Lobinhos”. As atividades teóricas abordaram “História da Espeleologia”, “Como as Cavernas se formam”, “Paleontologia”, “Arqueologia”, “Biologia”, “Educação Ambiental”, e “Na Espeleologia Menina também pode.”, totalizando cinco horas de atividades que foi acompanhada por uma profissional da psicologia, também membro do grupo, para avaliação da didática e aprimoramento do curso.

No dia 22, foi realizado dia de campo, no Monumento Natural Estadual Peter Lund em Cordisburgo/MG – Gruta do Maquiné, foi realizado em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura de Cordisburgo e integra as ações preparatórias do 9º Encontro Mineiro de Espeleologia que será realizado neste
município em julho de 2020, com a seguinte temática “Espeleologia e Comunidade: A espeleologia deve servir inicialmente a quem?”.

Participaram das atividades de campo junto com os escoteiros, alunos da Escolas Estaduais de Cordisburgo, “Mestre Candinho” e “Cláudio Pinheiro de Lima” com total de 35 crianças. O encontro das crianças é uma forma de assimilação de conteúdo teórico e intercâmbio para a troca de saberes entre visitantes e comunidade local como forma de fortalecer o conhecimento, o sentimento de respeito e do cuidado de ambas as partes com o patrimônio espeleológico do município de Cordisburgo, cidade de Guimarães Rosa e do paleontólogo Peter Lund, figuras importantíssimas nacional e internacional na literatura e nas ciências naturais.

O VI Espeleo Mirim foi encerrado com um piquenique o no gramado da Gruta do Maquiné.

As próximas atividades com a Comunidade de Cordisburgo estão programadas para acontecerem na segunda quinzena do mês de outubro, e a proposta é que outra turma do mini curso seja realizado com crianças das escolas do município no início do ano de 2020, promovendo a inclusão da Comunidade Local nos mais variados aspectos.


Com informações de Guano Speleo






Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.