A Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa comemorou neste sábado o 33º aniversário do Sodalício, em Sessão Solene comemorativa com a outorga da Medalha de Mérito Cultural "Sinhá Araújo", edição 2017.

A solenidade aconteceu na sede da Academia, reunindo autoridades e acadêmicos de toda a região.

O mestre de cerimônias foi José Maria Gonçalves, com o Presidente Acadêmico Raimundo Alves de Jesus e a Primeira Secretária Acadêmica Maria do Carmo Dias Bruno, comandando a solenidade.

Foram agraciados com a Medalha de Mérito Cultural "Sinhá Araújo" as seguintes pessoas:

Acadêmico Clarindo de Assis Lima Júnior
Acadêmico Cel. Klinger Sobreira de Almeida
Acadêmica Maria Ângela Ramos Di Fiore
Acadêmica Tânia Lúcia Viana Barbosa
Deputado Anselmo José Domingos
Srª Eliana Soares Costa Parreiras Maia


As medalhas e certificados foram entregues pelos Acadêmicos Carnot Guedes e Mariel Bolina.

Maria Francisca de Araújo - Sinhá Araújo, nascida em 04 de Junho de 1915, filha de José Cândido Sobrinho e Francisca Assis Costa, foi a fundadora e a primeira presidente da Academia Cordisburguense de Letras, entre 1984 e 1986, ocupando a cadeira de nº 01, tendo como patrono Antônio Augusto de Lima.

A Primeira Secretária Acadêmica Maria do Carmos Dias Bruno, recitou um lindo poema em homenagem aos agraciados:

ODE AO AMOR ACADÊMICO
Maria do Carmo Dias Bruno
Ó tu, que ostentas no peitoA efígie da bela Sinhá!Ela amou bichos, rosas e o Rosa,Com orgulho, tu também amarás.
A teu lado, esta plêiade de eleitos,Que o acaso reuniu pela mão.Como o Cristo, um dia, ensinou:"Amarás, como a ti, teu irmão".
Vivos em ti, merecedor eleito,Encantado o Rosa estáE Sinhá, com a mesma emoção.
A ti, que ostentas no peitoA beleza da Literatura,Nosso aplauso, elogio e ternura.

A miguilim Laura Roberta e a jovem em preparação para entrada ao grupo, Marina Felix, narraram trechos da obra Roseana, recebendo muitos aplausos dos presentes.

A apresentação musical da noite ficou a cargo da cordisburguense Clarinha, que apresentou várias músicas ao som de sua viola.

A Acadêmica Sílvia Araújo Motta ainda apresentou aos acadêmicos e o público presente, suas criações de bandeiras para a Escola Estadual Professor Anísio Teixeira, do distrito de Lagoa Bonita, criadas a pedido da vice-diretora e também Acadêmica Sara June. As professoras da escola, presentes no local, receberam de Sílvia o Certificado de parceria do Clube da Língua Portuguesa.

Foram 3 bandeiras finalista escolhidas e a comunidade escolar de Lagoa Bonita irá realizar votação para a escolha do modelo vencedor e que será adotado pela instituição de ensino.

Ainda houve tempo para o Cel. Kingler Sobreira recitar o poema "Flores de Abril", retirado do livro "Retalhos de Mim", de Sinhá Araújo.

Por fim, o Deputado Anselmo José Domingos discursou ressaltando a importância de João Guimarães Rosa para a literatura brasileira e sua divulgação da cultura e culinária mineira, dizendo-se honrado de receber a Medalha que lava o nome de Sinhá Araújo.

O Presidente Raimundo Alves de Jesus encerrou a solenidade para um coquetel, que fechou as celebrações do 33º aniversário do Sodalício.

Por Lucas Gustavo





































Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.