
O Projeto Cordisburgo Unida Contra o Tabaco teve seu último encontro na última sexta-feira, 29 de Abril.
Os encontros aconteciam todas as sextas-feiras em frente ao ESF Cordisburgo, reunindo vários fumantes da cidade, que aceitaram a difícil tarefa de pararem de fumar.
Dentre as atividades desenvolvidas estão palestras e debates com
profissionais especializados como dentistas, nutricionistas, psicólogos, farmacêutico e enfermeiros que prestavam auxílio e orientação aos participantes através de depoimentos; leituras de cartilhas e
lanches saudáveis para os inseridos no Projeto.
O tabagismo é, reconhecidamente, uma doença crônica resultante da dependência à nicotina e um fator de risco para mais de 50 doenças, entre elas vários tipos de câncer, asma, infecções respiratórias e doenças cardiovasculares.
Os participantes do projeto, estão agora livres do cigarro, em um tratamento que perdurou desde o ano de 2015. A intervenção teve início com auxílio de remédios que foram distribuídos gratuitamente. Durante o processo esses medicamentos foram reprimidos e hoje, o cigarro não faz mais parte da vida dessas pessoas.
O último encontro aconteceu no CAT, reunindo profissionais de saúde e autoridades municipais, contando com comoventes depoimentos dos ex-fumantes, que emocionados agradeceram àqueles que ajudaram neste difícil caminho.
É muito gratificante ver ações como estas, da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com às Unidades Básicas de Saúde, que libertaram diversas pessoas do cigarro, incentivando a vida saudável, atuando assim na prevenção de diversos tipos de doenças.
Reportagem: Lucas Gustavo
Imagens: Paulo Henrique Caetano
Postar um comentário
Regras de comentário:
PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.