Segunda fase do programa Minas Comunica abrange 66 municípios das duas regiões; cerca de 215 mil moradores serão beneficiados
Carlos Alberto/Imprensa MG
Prefeito de Jeceaba, Fábio Vasconcelos contou que a cobertura celular é muito esperada pelos moradores
Prefeito de Jeceaba, Fábio Vasconcelos contou que a cobertura celular é muito esperada pelos moradores
Distritos de 66 municípios das regiões Central e Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) serão beneficiados com a implantação de cobertura celular e de comunicação de dados. A segunda etapa do Minas Comunica foi lançada nesta semana pelo governador Antonio Anastasia  e vai levar os serviços para mais de 150 distritos das regiões e atender cerca de 215 mil moradores.
Na RMBH, o Programa de Universalização do Acesso aos Serviços de Telecomunicações de Minas Gerais, o Minas Comunica, vai atender a 15 distritos de 10 cidades. Já na região Central, serão 136 distritos de 56 municípios.
O prefeito de Jeceaba, Fábio Vasconcelos, conta que a cobertura celular é muito esperada pelos moradores. “A população das comunidades vem nos solicitando esse serviço (telefonia) há algum tempo. O Minas Comunica vai cumprir o dever, viabilizar a comunicação para todas as áreas e vencer uma série de dificuldades. Os estudantes vão poder ter acesso a internet e as pessoas não vão ter que se descolar tanto para solicitar serviços médicos”, ressalta Vasconcelos. Os distritos de Bituri e Caetano Lopes serão os atendidos em Jeceaba.
Os principais objetivos da iniciativa são reduzir as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento econômico e social do Estado. “A iniciativa vai facilitar até mesmo o trabalho dos meios de comunicação”, lembrou o prefeito de Alfredo Vasconcelos, José Vicente Barbosa.
O Minas Comunica II será desenvolvido pelas secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Fazenda (SEF), levando em consideração os distritos existentes durante o Censo de 2010. 
A meta, até o final deste ano, é levar o serviço de telefonia celular a 50% desses distritos. O projeto deverá ser concluído até fevereiro de 2016, ou seja, 24 meses após a assinatura do termo de compromisso com o vencedor do chamamento, em fevereiro deste ano.
Confira abaixo a lista dos municípios beneficiados nas duas regiões.
Região Central: Alfredo Vasconcelos, Alvinópolis, Alvorada de Minas , Antônio Carlos , Antônio Dias , Barbacena ,Belo Vale , Bonfim , Buenópolis , Conceição do Mato Dentro ,  Conceição do Mato Dentro , Congonhas ,Cordisburgo , Corinto ,Cristiano Otoni , Curvelo ,Desterro de Entre Rios ,Diamantina ,Dionísio , Dom Joaquim , Dona Eusébia , Entre Rios de Minas , Felixlândia ,Ferros , Itabira ,Itaverava , Jeceaba, Jequitibá,  Mariana ,Moeda , Monjolos , Morada Nova de Minas , Ouro Preto, Paineiras , Pará de Minas, Piedade do Rio Grande,  Pompéu,  Resende Costa, Ressaquinha , Rio Piracicaba, Rio Vermelho,  Rubim,  Santa Bárbara,  Santa Bárbara do Tugúrio,  Santa Maria de Itabira,  Santana de Pirapama,  Santana dos Montes, Santo Hipólito, São Domingos do Prata,  São João del Rei ,São Tiago, Senhora dos Remédios,  Serro, Sete Lagoas , Tiradentes ,Três Marias.
RMBH: Brumadinho, Caeté, Pedro Leopoldo, Baldim, Jaboticatubas, Matozinhos, Lagoa Santa, Mateus Leme, Rio Manso, Sabará.
Minas Comunica I
A primeira etapa do programa foi lançada em abril de 2007 e beneficiou diretamente cerca de 2,5 milhões de pessoas em 412 sedes de municípios, que, naquele ano, não contavam com o serviço de telefonia celular e transmissão de dados. Em agosto de 2008, o programa já tinha cumprido sua meta e levado o sinal de telefonia celular para 100% das cidades mineiras.

Fonte: Agência Minas

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.