Foi o maior deságio entre os cinco leilões de rodovias realizados neste ano.
O trecho licitado tem 936,8 quilômetros de extensão, com início em Brasília, no entroncamento com a BR-251, até Juiz de Fora, passando por Belo Horizonte. A BR-040 vai até o Rio de Janeiro, mas o trecho que liga Juiz de Fora ao Rio já está concedido à Concer desde 1996.
Governo leiloa trecho da BR-040 que vai do DF a MG
Foram definidas 11 praças de pedágio, sendo uma em Goiás (Cristalina) e as demais em Minas (Paracatu, Lagoa Grande, João Pinheiro, Canoeiras, Felixlândia, Curvelo, Sete Lagoas, Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Juiz de Fora).
O governo comemorou o resultado do leilão. "O mercado é o melhor regulador de preços", afirmou o ministro dos Transportes, César Borges, em entrevista coletiva após o fim do leilão, realizado na sede da BM&FBovespa (Bolsa de Valores de São Paulo).
Inicialmente previsto para janeiro passado, o certame de hoje foi a segunda tentativa de leiloar esse trecho da BR-040. Após mudanças nas condições do leilão, o governo aumentou o teto da tarifa de pedágio para o trecho, que anteriormente era de R$ 3,34 por praça.
Borges explicou que a intenção era tornar o edital mais atrativo para incentivar a competição entre as empresas. "Rompemos aquele numero cabalístico de 52% [de deságio em leilões anteriores] e atingimos o 61%. Isso estimula o governo a continuar nesse trabalho de concessões rodoviárias para resolver os gargalos do transporte brasileiro." Nos leilões anteriores, o deságio variou de 42% na BR-050 a 52,74% no trecho da BR-163 no Mato Grosso do Sul.
A alteração no edital, incluindo o teto do pedágio, acabou atraindo oito grupos interessados --o maior número de participantes entre os cinco leilões de estradas deste ano. Entre os participantes, cinco disputavam isoladamente e três se reuniram em consórcios. Estavam sozinhas a Triunfo
Participações; a CCR; a Invepar; a Contern Construções e Comércio; e o Grupo Queiroz Galvão.
A Ecorodovias formou o consórcio Via Capital, com as seis sócias com as quais disputou as últimas licitações. A Fidens Engenharia concorria dentro do consórcio Integração, que incluía outras três empresas. A Encalso Construções estava no consórcio Caminho Novo, com mais quatro empresas.
Fonte: UOL Notícia
Postar um comentário
Regras de comentário:
PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.