As bacias mais importantes da região são a do Rio das Velhas e a do Rio Jequitibá, na qual Sete Lagoas está incluída. Dando continuidade a série de reportagens sobre o Meio Ambiente, o setelagoas.com.br traz a tona os desafios enfrentados na tentativa de preservação dessas bacias e os projetos ambientais já realizados no local.

A constatação de que Sete Lagoas é a cidade que mais polui a Bacia do ribeirão Jequitibá, com despejo irregular de esgoto e outros dejetos, não é recente. Contudo, apesar dos esforços do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Jequitibá, o SCBH Jequitibá, essa realidade ainda não foi mudada.
Saída da Expedição 2009 no ribeirão Jequitibá / Foto: Marcelo AndréSaída da Expedição 2009 no ribeirão Jequitibá / Foto: Marcelo André

A Bacia do ribeirão Jequitibá compreende parte dos municípios de Capim Branco, Funilândia, Jequitibá, Prudente de Morais e Sete Lagoas. O ribeirão é considerado um dos principais poluidores do Rio das Velhas.

A questão do despejo irregular do esgoto nos rios, é atualmente, um dos principais desafios do SCBH Jequitibá, segundo revelou Érika Carvalho Coordenadora Geral do subcomitê.

O Subcomitê do Jequitibá foi instituído pela Deliberação Normativa do CBH Velhas nº 08/2006. O CBH Velhas tem a função de regular a gestão dos recursos hídricos e promover o desenvolvimento sustentável da bacia.

Encontro entre afluentes que poluem o Rio das Velhas / Foto: Projeto ManuelzãoEncontro entre afluentes que poluem o Rio das Velhas / Foto: Projeto Manuelzão

O SBCH Jequitibá tem desenvolvido projetos de educação ambiental com escolas públicas e comunidades rurais dos municípios que envolvem a bacia, além de diversas ações pontuais como o monitoramento da qualidade da bacia, para identificar os pontos críticos de poluição e os impactos ambientais decorrentes do lançamento de efluentes. E, também, a capacitação de agentes ambientais na Bacia do Paiol, cuja nascente se encontra na Serra Santa Helena.

“Estamos atualmente em um momento muito especial para o comitê de Bacia do Velhas, que é a revisão do Plano Diretor da Bacia” destaca a coordenadora Érika Carvalho que aposta no desenvolvimento de um Plano de Ação, “através dos subcomitês será uma oportunidade de recolhermos demandas, propostas e informações precisas da realidade de cada sub-bacia.”

As reuniões ordinárias do SCBH do ribeirão Jequitibá acontecem, sempre às 9h, nas últimas terças-feiras de cada mês na Secretaria Municipal de Educação de Sete lagoas, localizado na Rua Lassance Cunha, n° 174. A reunião é aberta a  comunidade. Mais informações sobre o trabalho do comitê, acesse AQUI.

Fonte: SeteLagoas.com.br

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.