Uma situação muito inusitada aconteceu na segunda-feira (4), no Vaticano, em Roma, tendo como protagonista um brasileiro, que entrou nu na Basílica de São Pedro e foi contido por seguranças. Tudo indicava ser um dia normal, de visitação, mas o ocorrido assustou os visitantes. Não havia nenhuma cerimônia na Igreja no momento, mas o local estava lotado de turistas.
De acordo com o jornal italiano Corriere Della Sera, o brasileiro parecia muito desorientado, então o encaminharam para um hospital, para avaliação. Há um vídeo disponível no YouTube, gravado por um turista (veja o vídeo no final do texto), que mostra o momento do incidente. Ele desfilou nu pela Basílica, apenas de tênis, meia e carregando uma mochila, e bastante alterado gritava sobre não haver solidariedade em Roma e que esperou por 17 anos para conseguir a cidadania italiana.
O homem caminhou nu por toda a nave da Basílica e foi até o Baldaquino, sobre o Altar Papal, quando foi contido pelos seguranças e foi coberto com um casaco. Segundo informações dadas pelo jornal, ele é paulista, é enfermeiro e tem 44 anos. Informaram ainda que ele chegou em Roma há alguns dias e que precisou dormir na rua.
A Agência Ansa informou que se chegou a pensar que ele fosse um sem-teto e o padre Ciro Benedettini, vice-diretor de imprensa da Santa Sé, comunicou que ele está internado em uma ala psiquiátrica.
Até o momento não se tem informações sobre a identidade do homem, nem se realmente é brasileiro, pois nos vídeos percebe-se bem um sotaque carregado ao falar o português.