GRUTA DO MAQUINÉ




A Gruta do Maquiné foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, na época proprietário das terras. Foi explorada cientificamente em 1834 pelo naturalista dinamarquês Dr. Peter Wilhelm Lund que, em seguida, mostrou ao mundo as belezas naturais de raro primor. Foi na Lapa Nova de Maquiné que Peter Lund descobriu pela primeira vez ossadas fósseis onde destacam-se o Similodon Populator (tigre-dente-de-sabre) e o Nortrotherium Magnuinense (preguiça gigante). Com sete salões explorados, totalizando 650 m lineares e desnível de apenas 18 m, o preparo de iluminação e passarelas possibilitam aos visitantes vislumbrarem as maravilhas da gruta onde todo percurso é acompanhado por um guia local. A Gruta do Maquiné tem como responsável direta de sua gênese e evolução a ação das águas sobre a rocha calcária, a qual vai se desgastando e através de sua dissolução se formam galerias subterrâneas denominadas cavernas. Repleta de ornamentos naturais, apresenta um dos mais belos acervos de espeleotemas, formas resultantes da deposição da calcita. Os principais espeleotemas encontrados são as estalactites, estalagmites, colunas, cortinas e represas de travertino.

Informações: (31) 3715 1078 – (31) 3715 1310
Horários de Funcionamento: Todos os dias de 8h às 17h.


MUSEU CASA GUIMARÃES ROSA




O Museu Casa Guimarães Rosa está instalado na casa onde o escritor João Guimarães Rosa nasceu e viveu seus primeiros nove anos de vida. O imóvel, localizado na esquina da Rua Padre João com a Travessa Guimarães Rosa, em Cordisburgo, Minas Gerais, foi construído no início do século XX e está estrategicamente situado em frente à estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, inaugurada em 5 de agosto de 1904, para embarcar e exportar para outras regiões do Brasil o gado criado nas fazendas da região circunvizinha.

Inaugurado em 30 de maio de 1974, o Museu Casa Guimarães Rosa é vinculado à Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e oferece a seus visitantes um acervo composto por cerca de setecentos documentos relativos à vida e à obra rosianas, como originais datiloscritos do livro Tutaméia; objetos de uso pessoal do escritor, como sua máquina de escrever e o espadim de seu fardão, usado em sua posse na Academia Brasileira de Letras; móveis, fotografias, obras de arte e edições importantes de seus livros.

Informações: (31) 3715 1425
Horários de Funcionamento: De terça a domingo das 9h às 17h. O Museu fica fechado no Natal, Reveillon e Carnaval

PORTAL GRANDE SERTÃO



Instalado a poucos metros do Museu, na Praça Miguilim, e concebido para ser uma extensão do Museu Casa Guimarães Rosa e ponto turístico da cidade, destaca-se na paisagem de Cordisburgo o Portal Grande Sertão. De autoria do artista plástico Léo Santana, o monumento é composto por esculturas em tamanho natural de seis sertanejos montados a cavalo e tipicamente vestidos, saudados por Guimarães Rosa.

ZOOLÓGICO DE PEDRAS "PETER LUND"
Foto: Milene Galberto
Andar por uma praça enquanto se vê ao lado uma preguiça-gigante de dois metros de altura ou um tatu do tamanho de um hipopótamo não é dos programas mais comuns. O Zoológico de Pedras de Cordisburgo oferece essa experiência através de esculturas de animais do período pleistoceno. A maioria desses bichos vivia na Gruta do Maquiné e seus fósseis foram descobertos pelo dinamarquês Peter Lund.


CASA ELEFANTE


O pedreiro e mestre de obras Tazico resolveu inovar e construiu uma casa em forma de elefante, unindo conhecimento em construção civil com o talento de escultor. A construção é inusitada e foi inspirada nas ossadas encontradas na gruta de Maquiné, com 12 metros de comprimento e 8,5 metros de altura.

Sua intenção era fazer da casa Elefante a sua morada, mas tornou-se atração turística da cidade. Atualmente Tazico pensa em transformá-lo numa pousada.

A casa encontra-se em fase de acabamento, mas é um ponto interessante tanto para moradores quanto turistas que visitam Cordisburgo (veja a foto acima).

Informações: (31) 9303-9389
Horários de Funcionamento: De segunda a domingo das 7h às 17h. A Casa fica na rua de entrada da cidade.
Tecnologia do Blogger.