O governo do Estado abriu edital para a concessão de 363,95 quilômetros da BR-135 sob a responsabilidade do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG). A licitação será na modalidade de concorrência pública internacional e foi publicada na última quinta-feira.

Serão concedidos 301,20 quilômetros de rodovia do entroncamento com a BR-040 até Montes Claros, no Norte do Estado, passando por Curvelo, Corinto, Augusto de Lima e Bocaiúva. Na MG-231, são 22,65 quilômetros, do entroncamento com a LMG-754, em Cordisburgo, ao entroncamento com a BR-040.

Outra parte a ser licitada, de 40,10 quilômetros de extensão, é na LMG-754, do final do trecho urbano de Curvelo (avenida Suzana Pinto Canabrava) ao entroncamento com a MG-231, em Cordisburgo. O trecho é um importante corredor viário do Norte de Minas Gerais, com um fluxo diário médio de 37 mil veículos.


Melhorias

A concessionária vencedora do certame terá a obrigatoriedade de aplicar R$ 1,92 bilhão em obras para a restauração do pavimento, implantação de melhorias e ampliações de capacidade das rodovias. Cerca de 60% do montante deve ser investido nos cinco primeiros anos de concessão, que terá a duração total de 30 anos.

Estão previstas obras de duplicações em 136,65 quilômetros de extensão, entre o entroncamento da BR-040 e Corinto e entre Bocaiúva e Montes Claros. Haverá, ainda, a implantação de 110 quilômetros de faixas adicionais (terceira faixa); de 125,5 quilômetros de acostamentos; de 3,5 quilômetros de contornos; de 6,05 quilômetros de vias laterais; de 14 novas passarelas. Serão executadas ainda a implantação e melhoria de 40 interseções e melhoria em 120 acessos, entre outras intervenções.

De acordo com o edital, serão implantadas seis praças de pedágio, tipo barreira, com cobrança bidirecional, sendo cinco delas na BR-135 e uma na LMG-754. A tarifa de pedágio prevista é de R$ 6,97 – valor referente a setembro de 2017.

Processo

A concorrência será realizada em 6 de dezembro, às 10h, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, no edifício Minas, 7º andar, no bairro Serra Verde, na zona Norte de Belo Horizonte.

Com informações de Hoje Em Dia

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.