A XXIX Semana Roseana foi oficialmente aberta na noite desta segunda-feira, 10, em Cordisburgo.

Às 18h, foi celebrada uma missa pelo Padre Geraldo Carvalho, em memória aos falecidos Acadêmicos e a João Guimarães Rosa, contando com a participação do Coral Vox Hominae no Portal Grande Sertão.

Após a missa, um cortejo com a Congada União do Rosário de Maria, partiu em direção ao Museu Casa Guimarães Rosa, levando os mastros para serem hasteados.

Após o hasteamento dos mastros na porta do Museu, foi dado início nas dependências do local, a cerimônia oficial de abertura do evento, comandada pelo presidente da Academia Cordisburguense de Letras, Raimundo Alves de Jesus.

Estiveram presentes compondo a mesa das autoridades, o vice-prefeito, José Maria do Perpétuo Socorro, representando o prefeito de Cordisburgo, o presidente da Câmara - Ney Freitas, a presidente da Associação dos Amigos do Museu - Flávia Figueiredo, as coordenadoras do Grupo Miguilim - Dora Guimarães e Elisa Almeida, junto ao coordenador Fábio Barbosa, a secretária municipal de turismo, ecologia e meio-ambiente - Rachel Oliveira, a acadêmica Sara June, além do vice-prefeito de Sete Lagoas - Duílio de Castro e os curadores da exposição de bordados do grupo de expansão da Universidade Federal do Ceará, Lourdes Bernardo e Alan Nascimento.

A Banda de Música Vitalina Corrêa apresentou várias músicas, animando a fria noite cordisburguense.

A miguilim Myllena Bolina narrou de forma brilhante um conto extraído do livro Grande Sertão: Veredas.

Foi aberta a exposição "Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, 20 anos - Narrar é resistir", que conta a história do grupo através da imagem de cada um dos jovens que passaram pelo projeto. A exposição está montada na sala de exposições temporárias no interior do Museu.

Também foi aberta a exposição "Recado do Morro" com bordados do Grupo Iluminuras da Universidade Federal do Ceará, montada no jardim do Museu.

Nesta terça-feira, os eventos roseanos começaram logo às 7:30h com uma caminhada literária urbana com o Grupo Caminhos do Sertão. Às 16:30h, haverá narração de estórias com os aspirantes ao Grupo Miguilim, com Sarau Poético da Academia Cordisburguense de Letras abrindo a noite cultural e Projeto Grande Sertão Gerais: Conferência-Espetáculo por Wander Lourenço e Amarildo Silva fechando as atividades do dia.

Por Lucas Gustavo






































Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.