Nesta terça-feira, 11, aconteceu o segundo dia da XXIX Semana Roseana com diversos eventos culturais.

Logo cedo, um grande número de pessoas entre estudantes, turistas e pessoas da população lotaram as ruas da cidade com a Caminhada Literária Urbana organizada pelo Grupo Caminhos do Sertão, começando a concentração na Praça do Pequi, no Bairro da Paz.

Às 16:30h, os aspirantes ao Grupo Miguilim, da professora Dôra Guimarães, narraram fragmentos de Campo Geral: “O Grivo contava uma história comprida, diferente de todas, a gente ficava logo gostando daquele menino das palavras sozinhas”. Os jovens narradores foram Ana Carla, Antony Vitor, Carla Djanira, Idria Alzira, João Vitor, Luiz Filipe, Maria Rita, Matheus Gregor, Thalles Gabriel, Thiago Gomes,Thiago Vaz, Willian Eduardo e Vanessa Vaz.

Abrindo a noite literária os alunos da Escola Octacílio Negrão de Lima apresentaram uma linda peça teatral denominada "O Auto do Boi da Manta - O Milagre da Ressurreição", com direção de Sandra  Marques e Marilha Carvalho. Os alunos da Escola Mestre Candinho, caracterizados, recitaram um poema de João Guimarães Rosa, em seguida duas alunas recitaram o poema "Um chamado João" de Carlos Drummond de Andrade, emocionando a todos.

O Sarau Literário da Academia Cordisburguense de Letras, comandado por Sara June, foi aberto com Elisa Almeida. Entre as várias apresentações, passaram pelo palco Regina Pereira, Professor Luiz Cláudio, Marília Corrêa, Rafael Silva, Fábio Barbosa, Suzana, Maria Amélia, Professor Natalino de Carvalho, encerrando com o aclamado José Maria Gonçalves.

Destaca-se a presença da Superintendente de Museus e Artes Visuais - Andrea de Magalhães Matos.

Em seguida, foi apresentado o Projeto Grande Sertão Gerais: Conferência-Espetáculo por Wander Lourenço e Amarildo Silva. Dentro do projeto foram lançados os CDS: Mariana de Amarildo Silva sobre poesia de Wander Lourenço e Evangelho dos Mitos de Valber Meireles sobre poesia de Wander Lourenço.

Nesta quarta-feira, às 9:30h haverá Narração de Estória pelo Grupo Miguilim, seguido da Roda de conversa: Grupo Miguilim - Reminiscências e depoimentos, com participação de Brasinha, Lúcia Goulart, Andréa Matos, José Maria Gonçalves, Sara June, Solange Trombini e Rosa Haruco Tane, no Centro de Atendimento ao Turista.

Na tarde literária, haverá Roda de Leitura do IEB/USP às 15h e Narração de Estória com os aspirantes ao Grupo Miguilim, da professora Elisa Almeida, com trechos do livro João, Joaõzinho, Joãozito – o menino encantado, de Cláudio Fragatta, intitulado "A Infância de João, Joãozinho, Joãozito. “É possível menino flor, menino rosa? Pois decerto que sim”, com narração de Ana Helena, Nicolau, Vitória, Luana, Ana Maria, Evelyn, Ana Júlia, Ana Júlia Ferreira, Anna Laura, Rayssa, Analice, Marina, Kelvin, Heloisa e Gabriel.

Na noite cultural, terá início a Feira gastronômica sertaneja ao lado do CAT – Centro de Atendimento ao Turista, a partir das 18:30h. Haverá duas apresentações da peça teatral com Grupo a Terceira Idade Estrelas do Sertão da AAMCGR, intitulado "Rosa e o Baú dos Tempos", às 19h e às 21h. Junto a isto, acontece o Arraiá do Artesanato, a partir das 20h, no Centro de Artesanato na Rua São José próximo ao Posto de Gasolina.

Por Lucas Gustavo





























Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.