A história da Espeleologia é tão antiga como o próprio homem, já que as cavernas foram em tempos pré-históricos, o abrigo que o protegia das intempéries e dos animais selvagens. Espeleologia (do grego spelaion: cavernas, e logos: estudo) é a ciência que tem por princípios a procura, exploração, observação e interpretação das cavernas, levando em conta seu processo de formação, seu ambiente e sua relação com o ambiente externo, tendo por objetivo definir critérios para sua preservação e assim, promover o uso racional das cavernas. 

A espeleologia é uma ciência multidisciplinar, que incorpora diferentes áreas do conhecimento no estudo das cavernas. As grutas e abrigos-sob-rocha constituem um patrimônio de inestimável valor científico e cultural. Algumas grutas já ganharam importância internacional como é caso da Gruta do Maquiné, berço da paleontologia brasileira, que recebe mais de 40 mil visitantes todos os anos.

Diante da importância em difundir o conhecimento da ciência espeleológica, o Grupo de Pesquisa e Extensão- Guano Speleo realizou no dia 15 de Julho de 2017, no auditório da Gruta do Maquiné, um Minicurso de Introdução a Espeleologia para os novos condutores do MNEPL. O minicurso abordou os mais variados temas: História da espeleologia (Lund, arqueologia e paleontologia), geomorfologia espeleológica (feições do exocarste), geoespeleologia (formação de espeleotemas e gêneses de cavernas em diferentes litologias) e bioespeleologia (fauna cavernícola).

O diretor de pesquisa do Guano Speleo Valdair Vieira, ressalta que os ambientes cavernícolas abrigam raríssimos sítios arqueológicos, com elementos reveladores das primeiras ocupações humanas, por meio de material lítico, cerâmicas e pinturas rupestres. Guardam fosseis mineralizados que indicam a evolução da fauna ao longo das eras geológicas. Constitui ainda um ecossistema próprio que nos propiciam a compreensão da adaptação dos seres vivos ao longo da história da evolução natural das espécies da fauna. Os estudos realizados nas cavernas nos ajudam também a compreender as mudanças climáticas, geológica e estrutural ocorridas no planeta ao longo dos milhares de anos.

Este minicurso faz parte de uma serie de atividade que o Guano Speleo, vem realizando no município. Novos cursos dentro da espeleologia serão oferecidos para os condutores, com a finalidade de prepara-los para melhor condução dos turistas e acompanhamento de pesquisadores que visitam a gruta do Maquiné e o MNEPL.

O Guano Speleo agradece a todos participantes do curso e ao apoio recebido do MNEPL em especial ao Sr. Mário Lúcio e Cinara Reis.

Membros do Guano Speleo presentes: Vinicius Tostes, Wellington Vasconcelos, Valdair Vieira e Marcos Gabriel.




Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.