Em audiência pública realizada nesta quinta-feira em Barra das Canoas, a Câmara Municipal de Cordisburgo recebeu a COPASA - Companhia de Saneamento de Minas Gerais para discutirem a qualidade da água do Ribeirão do Onça, que muitos alertam sobre a sua poluição.

E agora, a comunidade de Barra das Canoas, através dos produtores rurais daquele povoado; liderados por Célio Valgas, denunciou publicamente a má qualidade da água e consequentemente, a poluição do Onça naquela região.

A audiência se iniciou às 13:30h, com o Presidente da Câmara Ney Freitas abrindo a sessão juntamente com seus colegas vereadores: Edimar Araújo, Erivelton Moreira, Arnaldo Ferreira, Péricles de Souza, Gilson Rodrigues, Paulo Rocha e Geralda Barbosa.

Representando a COPASA, estiveram presentes: Geraldo Kennedy Godinho - Gerente do Sistema em Cordisburgo, Aulino Pereira Barbosa - Gerente do Sistema de Distribuição de Ribeirão das Neves, Rúbia Andere Nogueira - Gerente da Divisão de Tratamento de Efluentes da Bacia do Rio das Velhas, Maria Alice Martins Judice - Engenheira da COPASA, Clara Elisa - Bióloga, Leonardo Castro - Setor Socioambiental DTRN e Gustavo Sales - Assistente Administrativo.

Após duas horas de muito debate e explicações, os técnicos da COPASA expuseram detalhadamente aos vereadores e a comunidade ali representada, que a ETE - Estação de Tratamento de Esgoto de Cordisburgo, implantada em 2011, está operando dentro da normalidade e com o padrão de eficiência na faixa de 85 a 95%. E mais, o monitoramento das águas do Ribeirão do Onça acima e abaixo da ETE, que são feitos periodicamente, testificam as boas condições de operacionalidade da mesma. Ainda, as águas do ribeirão estão dentro dos padrões normais e não estão sendo poluídas pela estação.

Há sim, poluição difusa por causa de agrotóxicos e também em virtude de vários outros córregos que desaguam no Ribeirão do Onça contribuindo para a sua contaminação desde Cordisburgo até o seu desaguar no Rio das Velhas.

Segundo os técnicos, a COPASA é a que menos contribui para a poluição deste curso d'água.

O Presidente da Câmara, Ney Freitas, juntamente com os demais vereadores, decidiram organizar uma comissão para monitorar de forma independente a qualidade da água do Ribeirão para contrastar com os testes realizado pela COPASA.

Estiveram presentes na Audiência em Barra das Canoas, diversas outras autoridades para participar de tão importante evento: o vice-prefeito - José Maria, o secretário de saúde, - Gilmar Ângelo, o extensionista agropecuário da EMATER - Glauco Ferrreira, a Polícia Militar de Cordisburgo com o Sgt. Marco Antônio, Cb. Henrique e Cb. Diniz e pela Companhia de Policiamento do Meio Ambiente - Ten. Brito e Sgt. J. Souza.

Por Adriano Bossi



Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.