O mais importante cartão postal de Cordisburgo - Gruta do Maquiné, tem visitação suspensa desde ontem - 1º de Março, e causa enorme suspense no meio turístico local.

A Gruta do Maquiné, que no ano passado recebeu mais de 40 mil turistas, e que, segundo previsão, receberia neste ano, 10 mil visitantes a mais - chegando a casa dos 50 mil turistas. E com esta decisão inesperada, tudo terá que ser repensado. Com o fechamento provisório de suas atividades, abrange igualmente, o Museu da Gruta, o Monumento Natural Estadual Peter Lund e todo o comércio local - lojas de souvenir e restaurante, o turismo cordisburguense sofre grande impacto e esta situação é realmente lamentável.

Desde ontem, todos os funcionários que prestavam serviços ao monumento foram desligados de suas funções. Esta decisão foi tomada pelo Governo de Minas Gerais, conforme nota divulgada pelo IEF - Instituto Estadual de Florestas e SISEMA - Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Instituto Estadual de Florestas esclarece sobre o funcionamento dos Parques

O Governo de Minas por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) informa que durante um breve período alguns parques do Estado poderão ter a visitação provisoriamente suspensa. O fechamento poderá ser uma medida necessária e eventual até que sejam efetivados os funcionários que prestam concurso para integrar os quadros permanentes do Estado.

Diversos acordos trabalhistas foram assinados ao longo do ano passado para possibilitar que os vencimentos dos funcionários fossem depositados conforme rege a legislação vigente. O IEF chegou, inclusive, a assumir diretamente o pagamento de todos os funcionários da Cristal para garantir o recebimento e o correto e seguro funcionamento das UCs.

Diante da impossibilidade de continuar com a situação de indefinição vivida por visitantes, funcionários e o Poder Público. O IEF comunica que já estão sendo realizados concursos públicos para que o quadro de trabalhadores passe a ser composto integralmente por servidores da MGS - Minas Gerais Administração e Serviços S.A.

Voluntários e servidores de outros setores para que as unidades funcionem normalmente durante o feriado do Carnaval, que este ano realizar-se-á entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março.

Além disso, o IEF está se mobilizando para manter os Parques Estaduais com visitação regular abertos mesmo durante o período que se estenderá entre o encerramento dos contratos e a chegada dos novos funcionários concursados para, dessa forma, minimizar os impactos aos visitantes e demais mineiros que dependem direta ou indiretamente do funcionamento dos mesmos.

Tão brevemente sejam recompostos os quadros de funcionários, as Unidades de Conservação voltarão ao seu esquema já tradicional de funcionamento, conforme é possível observar no site da entidade. Contudo, o Instituto reafirma que o compromisso e o trabalho está sendo realizado de forma a garantir que as unidades possam continuar abertas.

Ascom/Sisema

Por Adriano Bossi e Lucas Gustavo

Postar um comentário

  1. Derlaine Novaes26/5/17 01:10

    É MUITO COMPLEXO COMENTAR ALGO PERTINENTE A ESTE FECHAMENTO PROVISÓRIO DA GRUTA SEGUNDO A FONTE DO JORNAL EM RELAÇÃO AOS PAGAMENTOS E QUESTÕES DE ORDEM POR CONCURSO OU SELEÇÃO NÃO SEI MUITO BEM . SÓ POSSO AFIRMAR QUE SE FOSSE POR QUESTÕES SIMPLES ESTES VALOROSOS IRMÃOS DE CORDISBURGO ESTARIAM EM LUTA E EU JUNTO COM CERTEZA POR SABER O PREJUÍZO ( FINANCEIRO ) EM QUESTÕES DE TURISMO E O DESGASTE PSICOLÓGICO E EMOCIONAL PARA OS MORADORES DESTA ENCANTADA CIDADE EMANADA PELAS ENERGIAS ADVINDAS DESTA GRUTA RAZÃO ESTA DO ENCANTO E PAZ A ESTA PACATA E INDESCRITÍVEL CIDADE ONDE CADA PEDAÇO DE CHÃO TEM SEU ENCANTO E SUAS MARCAS MARCADAS PELO TEMPO .

    ResponderExcluir

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.