A Câmara Municipal de Cordisburgo realizou nesta quinta-feira, 02 de Março, Reunião Ordinária referente ao mês fevereiro. No último mês haviam ocorrido duas Reuniões Extraordinárias. Pela primeira vez nesta legislatura, a sessão aconteceu às 19h.

Foram votados os seguintes Projetos de Lei em segunda discussão:

PL 03/2017 - Reajuste dos vencimentos dos vereadores de acordo com o índice inflacionário. O projeto foi reprovado pelos vereadores Paulo, Arnaldo e Gilson. Os demais aprovaram.

PL 04/2017 - Reajuste Geral ao Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais. O projeto foi rejeitado por Paulo e aprovado pelos demais vereadores.

PL 05/2017 - Concede Reajuste Geral aos Servidores da Câmara Municipal de Cordisburgo. Projeto aprovado por unanimidade.

Todos os projetos votados em segunda discussão foram aprovados.

O PL 06/2017 que Autoriza a Cessão Temporária de Servidores Municipais às Organizações da Sociedade Civil foi votado em primeira discussão e aprovado por unanimidade.

Nas considerações finais, Paulo Eduardo pediu providências para o trânsito da Rua São José, solicitando a colocação de quebra-molas e ainda pediu aos vereadores para se dirigirem ao governo em busca de melhorias para a estrada que liga Cordisburgo a Santana de Pirapama.

O presidente Ney Freitas disse ter encaminhado os ofícios dos vereador para a prefeitura, mas que ainda não obteve resposta. Disse que marcará uma reunião junto ao DER com uma comissão de vereadores para tentar solucionar o problema da estrada.

Arnaldo se disse feliz com a vontade do legislativo de melhorar a estrada e pediu ainda que seja providenciado o atendimento de dentistas no ESF de Lagoa Bonita, dizendo que a situação na localidade está crítica. Solicitou que a reunião com o DER seja o mais rápido possível.

Péricles Pereira disse que a situação da estrada já foi bastante discutida e que serão feitas cobranças. Parabenizou o prefeito, o secretário de Infraestrutura José Maria e seu coordenador Aguinaldo Vieira pelos trabalhos prestados neste início de administração. Disse ter ficado feliz pela organização do carnaval e destacou que sempre que forem feitas festividades desta forma tem seu total apoio.

Geralda Neném solicitou ao presidente a cobrança das respostas dos ofícios junto ao executivo que não estão sendo respondidos. Destacou o projeto da cessão de funcionários públicos a outros órgãos, perguntando o porque de um servidor não estar integrado junto ao projeto apresentado para votação.

Edimar agradeceu aos vereadores pela força e disse contar com ele quanto ao tópico das estradas.

Aldair solicitou providências quanto ao trânsito da LMG-754/MG-231, já que o ofício não foi respondido e destacou a insegurança dos alunos da Escola Mestre Candinho com o alto fluxo de veículos na porta da instituição de ensino, e ainda solicitou retirada de parte do canteiro central da Rua São José

Ney solicitou uma reunião formal junto ao executivo para a resolução dos problemas levantados.

Gilson Alves parabenizou as secretarias envolvidas no carnaval e disse que com interesse e boa vontade as coisas acontecem. Solicitou união de forças e questionou se somente uma máquina da Prefeitura daria conta de tantas demandas, dizendo ser um caso para que se procure uma solução.

Erivelton solicitou como principal providência a reforma da estrada que liga o município a Santana de Pirapama e disse que há pessoas na zona rural que estão até mesmo comprando cascalho por conta própria para minimizar os problemas.

O presidente Ney Freitas agradeceu a presença de todos. Destacou a notícia veiculada pelo Cordis Notícias sobre o fechamento da Gruta do Maquiné. Disse que o Estado deveria ter se organizado antes, dizendo ser um descaso esse fechamento do monumento mesmo que temporário. Salientou ainda não conceber uma situação dessas e que resta saber quanto tempo ficará nesta situação. Se manifestou ainda sobre o carnaval e ainda agradeceu a figura de Regis que se destacou na organização dos blocos. Disse que o prefeito cumpriu uma promessa de campanha com a organização desta festa. Salientou ter sido um carnaval feito pela população da própria cidade e que uma festa dessas tem que ser incentivada. Defendeu ainda o modelo de carnaval dos blocos que fomenta o envolvimento popular. Agradeceu imensamente aos vereadores pela votação do dia sem grandes polêmicas ou discussões e solicitou ao legislativo que leve seus projetos para apreciação. Disse que irá apresentar na próxima reunião projeto sobre a construção de um banheiro público para proporcionar maior qualidade aos cidadãos e também um dos pilares de campanha, que é a criação da Câmara Mirim.

Aldair disse que já há este projeto dos vereadores mirins mas que não houve envolvimento das escolas.

Neném destacou que esteve na reunião do Monumento Natural Estadual Peter Lund e que o prazo de fechamento da gruta seria de até 90 dias e disse que o prefeito se propôs a ceder os funcionários para que esse fechamento não acontecesse, mas que a advogada do Estado disse não ser possível.

A reunião foi encerrada às 20:05h com a oração do Pai Nosso. O presidente destacou que o estado é laico e que essa decisão foi feita através de votação junto a todos os vereadores e que se houvesse pessoas de outras religiões presente poderiam fazer sua oração.

Por Lucas Gustavo

Postar um comentário

  1. Parabens a Camara! Sendo o prefeito e alguns dos vereadores correligionarios do Governador, certamente utilizarao de vossa influencia para resolver de forma agil o problema da gruta do maquine!

    ResponderExcluir

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.