Sabe o que é?
Já ouviu falar?

Hoje em dia é só pesquisar no google que se encontra muito material sobre o assunto. 

A Permacultura é uma técnica metodológica holística de elaboração de projetos e implantação de ecossistemas produtivos harmônicos e integrados com as diversas culturas planetárias. Ela foi apresentada pelos australianos David Holmgren e Bill Mollison por volta de 1970. No Brasil chegou por volta de 1990. Desde então muitos permacultores são formados e atuam profissionalmente nas cidades, nas zonas rurais e nos demais ecossistemas.

Os permacultores atuam como consultores para empresas, instituições públicas e residências. Organizam-se em coletivos, associações e empresas e, assim, prestam seus serviços desenhando e implantando atividades produtivas sustentáveis.Nos institutos de permacultura são ministrados cursos e formações que capacitam as pessoas na prática dessa técnica. Também em universidades brasileiras já existem cursos de permacultura.

Com a prática da permacultura é possível otimizar o uso dos recursos locais e também qualificar as relações sociais e profissionais das comunidades. Para isso os conhecimentos humanos são organizados de maneira interrelacionada estabelecendo relações complementárias e cooperativas entre as especialidades existentes como ilustrado na flor da Permacultura. 


Para aquelas pessoas  que tem interesse em saber mais sobre a permacultura e ter a oportunidade de estudar e praticar a permacultura segue algumas referências de institutos de permacultura e referências bibliográficas:

Livros:
“Fundamentos da Permacultura”-David Holmgren
“Permaculture: A Designer’s Manual- Bill Mollison
“Introdução a Permacultura Simbiótica”- Plantamor de Florestas

Sites:
http://novo.ipemabrasil.org.br/ - IPEMA- Instituto de Permacultura da Mata Atlatica
http://www.ecocentro.org – IPEC – Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado
https://permaculturepriciples.com/pt – Princípios da Permacultura – David Holmegren

Por Adriano Bossi  com colaboração de Guilherme Nogara

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.