Em 1950, o governador do estado de Minas Gerais, Dr. Milton Soares
Campos, juntamente como seu Secretário de Viação e Obras Públicas, Dr.
José Rodrigues Seabra, estiveram em Cordisburgo para a inauguração da
"moderníssima" ponte de cimento sobre o Ribeirão do Onça, na saída para
Curvelo.
O prefeito da cidade era o Sr. José Saturnino Filho e a
ponte recebeu o nome de "Ponte José Saturnino", conforme dizeres da
placa de bronze colocada na mureta da mesma, registrando a importante obra que a cidade recebia.
A construção mede aproximadamente 45 metros de comprimento, com piso de
rolamento de cimento e bem estreito, permitindo passagem de um veículo
por vez, a travessia para pedestres é interna nos dois lados e para uma
pessoa. Muretas vazadas com 1,30 cm de altura e nas 2 extremidades da
ponte, estas se abrem para as laterais em ângulo suave, demonstrando um
ligeiro aspecto decorativo da obra.
E ainda, existem resquícios de suporte de ferro nas duas pontas da ponte, sugestionando, que foram ali colocados, para servirem como pontos de iluminação.
A velha "pontezinha", de muita utilidade e inúmeros préstimos à população durante 66 anos, está no limite de sua vida útil. E, se encontrando hoje, escorada por muito madeirame que a sustenta arqueada e ainda, em condições de uso pelo tráfego intenso.
Contrastando com a sexagenária e heroica pontezinha - ao seu lado esquerdo, um grande, moderno e vistoso viaduto em aclive, com 180 metros de comprimento e altura acentuada no vão principal, está em fase final de construção e até ao fim deste ano, deverá ser inaugurado.
Esta portentosa obra de engenharia, será o ponto inicial do asfalto que ligará Cordisburgo a Curvelo, ou será, o ponto final da rodovia LMG 754, que liga Curvelo a Cordisburgo, pois, a obra do asfaltamento da rodovia, se iniciou na vizinha cidade.
O que poderá ser feito para que a "Ponte José Saturnino" se mantenha de pé e possa se constituir em breve, em um ponto de referencia histórico na cidade - ainda é cedo para se argumentar, mas, será de bom grado e preciso, que as autoridades competentes do nosso município, comecem desde já, a tomar providencias necessárias, no que diz respeito.
A pontezinha da década de 50, após a inauguração do viaduto e da rodovia, terá serventia somente para os veículos de uma grande fazenda que fica 100 metros acima de seu limite e junto a linha ferroviária na passagem de nível existente.
Será preciso Tombar a Ponte, para que a ponte não seja tombada!
Reportagem e fotos por Adriano Bossi
E ainda, existem resquícios de suporte de ferro nas duas pontas da ponte, sugestionando, que foram ali colocados, para servirem como pontos de iluminação.
A velha "pontezinha", de muita utilidade e inúmeros préstimos à população durante 66 anos, está no limite de sua vida útil. E, se encontrando hoje, escorada por muito madeirame que a sustenta arqueada e ainda, em condições de uso pelo tráfego intenso.
Contrastando com a sexagenária e heroica pontezinha - ao seu lado esquerdo, um grande, moderno e vistoso viaduto em aclive, com 180 metros de comprimento e altura acentuada no vão principal, está em fase final de construção e até ao fim deste ano, deverá ser inaugurado.
Esta portentosa obra de engenharia, será o ponto inicial do asfalto que ligará Cordisburgo a Curvelo, ou será, o ponto final da rodovia LMG 754, que liga Curvelo a Cordisburgo, pois, a obra do asfaltamento da rodovia, se iniciou na vizinha cidade.
O que poderá ser feito para que a "Ponte José Saturnino" se mantenha de pé e possa se constituir em breve, em um ponto de referencia histórico na cidade - ainda é cedo para se argumentar, mas, será de bom grado e preciso, que as autoridades competentes do nosso município, comecem desde já, a tomar providencias necessárias, no que diz respeito.
A pontezinha da década de 50, após a inauguração do viaduto e da rodovia, terá serventia somente para os veículos de uma grande fazenda que fica 100 metros acima de seu limite e junto a linha ferroviária na passagem de nível existente.
Será preciso Tombar a Ponte, para que a ponte não seja tombada!
Reportagem e fotos por Adriano Bossi
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