Neste domingo teremos eleições municipais para se eleger prefeito e vereadores. E, quando o assunto é Câmara Municipal em Cordisburgo, podemos indagar o seguinte:

Será por que, o grande número de candidatos disputando uma cadeira na câmara de vereadores?

Será por causa do salário? Será por causa de se reunir, apenas 1 vez por mês? Ou, apenas para ter o "status" de ser um político? Ou ainda para tentar ajudar no desenvolvimento da cidade?

Cordisburgo, está com 67 candidatos disputando as 9 vagas disponíveis ao cargo de vereador em sua Câmara Municipal. Um número bem elevado, em se tratando do número de eleitores aptos a votar no domingo: 7.238.

Isso, equivale proporcionalmente, a cerca de 103,4 votos em disponibilidade para cada um dos pretendentes ao legislativo municipal.

Mas, o que é ser um Vereador e quais as suas Atribuições?

São 4 as Funções Principais de um vereador:

Função Legislativa - Consiste em elaborar as leis que são da competência do Município. Discutir e votar projetos que serão transformados em leis.

Função de Fiscalizador - Tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos e a observância do orçamento.

Função de Assessoramento ao Executivo - Esta função é aplicada às atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas.

Função Julgadora - A Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de inflações político-administrativa por parte do prefeito e dos vereadores. É de sua atribuição, auxiliar a administração em vários objetivos, por meios de indicações e/ou requerimentos.

Por outro lado, a população pode participar deste trabalho e acompanhar as discussões para a aprovação de um projeto que vai interferir no cotidiano da cidade.

Não acompanhar o trabalho dos vereadores é desconhecer direitos e deveres que vão guiar a vida do povo.

São os vereadores os responsáveis por criar leis municipais.

É a Câmara Municipal de Vereadores que aprova, por exemplo, o orçamento municipal que estipula os valores e a maneira como as verbas devem ser aplicadas.


Assim, o candidato a vereador tem quer se inteirar de suas atribuições.

O eleitor, saber escolher um bom candidato - idôneo, responsável e comprometido com as causas da comunidade e a população votar consciente do dever cumprido e depois fazer cobranças àqueles que receberam o seu voto.


Voto de confiança e de autorização para trabalhar para a comunidade durante 4 anos.


Reportagem Adriano Bossi

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.