O segundo dia da Semana Roseana começou movimentado com a Caminhada Literária Urbana, organizada pelo Grupo Caminhos do Sertão com o tema Estórias dentro do Grande Sertão, logo às 7h 30 da manhã, onde os integrantes se reuniram na praça da matriz e caminharam pelas ruas das cidade com apresentação de contos roseanos.

Logo após a caminhada, no CAT, a miguilim Izabella Félix narrou o conto "A Guararavacã do Guaicuí", do livro Grande Sertão: Veredas. Ainda foi exibido o documentário "Pertensença ou o encharcar-se de sertão", produzido pela Rede Minas.

Já na parte da tarde houve a abertura da exposição Ervas Medicinais e apresentação da peça teatral Quinze Minutos de Poder de Vovô Felício, na Escola Estadual "Mestre Candinho".

Às 16h foi aberto no CAT a exposição Janelas da Saudade, com fotografias antigas de Cordisburgo, tendo curadoria de Leonardo Trombini Goulart e José Osvaldo dos Santos (Brasinha), fazendo Cordisburgo reviver tão lindo passado. A exposição acontece na Estação Ferroviária, onde tantas histórias já passaram em suas décadas de existência.

 
A Noite Cultural ficou a cargo do Sarau Poético da Academia Cordisburguense de Letras, ocorrido no jardim do Museu Casa Guimarães Rosa. Diversos poetas, entusiastas e acadêmicos recitaram poesias e contaram histórias para um grande público presente.

A solenidade contou com a ilustre presença de Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Secretário de Cultura de Minas Gerais, que também participou do recital com seu texto sobre a XXVIII Semana Roseana e o sertão mineiro.

O secretário também esteve presente no último evento da noite: A Pré-abertura da exposição "No sirgo fio dessas recordações", exposição Interativa e performática a partir da obra Grande Sertão: Veredas, que acontece no Bar da Elane, junto ao Ponto de Memória Recordança - Loja do Brasinha.

No final da noite foi feita uma fogueira ao lado da Estação Ferroviária pelos integrantes da exposição interativa, finalizando as atividades da terça roseana.

Nesta quarta, os eventos continuam com o Projeto de Extensão Cartografia Rosean, a partir das 9h 30. Ainda nesta quarta-feira acontece apresentações bastante esperadas pelo público como narração de estórias pelo Grupo Miguilin e apresentação da peça teatral "Uma Festa no Céu", pelo grupo da Melhor Idade Estrelas do Sertão, assim como  a abertura da feira gastronômica sertaneja ao lado do Centro de Atendimento ao Turista - CAT.

Texto e imagens: Lucas Gustavo 


































Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.