Imagem: Reprodução ALMG
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lança, nesta terça-feira (11/8/15), Dia do Estudante, a campanha #MaisJovensNaPolitica, com a finalidade de provocar uma mobilização por maior participação política dos jovens. A campanha tem seu lançamento em paralelo ao período de realização das plenárias regionais do Parlamento Jovem de Minas, projeto de formação política de estudantes do ensino médio e superior realizado pela ALMG em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais.
A campanha, lançada na página do Parlamento Jovem no Facebook, consiste no estímulo ao uso da hashtag #MaisJovensNaPolitica, tanto por estudantes, quanto por pessoas interessadas na causa, ainda que não estejam diretamente envolvidos com o Parlamento Jovem de Minas. “Queremos ver mais jovens fazendo política nas ruas, nas escolas, nos partidos, na comunidade”, afirma a coordenadora do projeto pela Escola do Legislativo da ALMG, Fernanda Freitas.
O engajamento pode se dar pela personalização da foto do perfil do Facebook ou do Twitter com a hashtag #MaisJovensNaPolitica. Uma faixa com a hashtag também esta disponível na página do Parlamento Jovem, para que todos possam fazer download, imprimir e utilizar como divulgação da iniciativa. “Dessa forma, a campanha poderá ser disseminada tanto no mundo virtual quanto fora dele, inclusive nas plenárias regionais do Parlamento Jovem”, continua Fernanda Freitas.
Na opinião da coordenadora do projeto pela Escola do Legislativo, os participantes da campanha poderão estimular o engajamento fazendo selfies com a faixa em mãos e compartilhando no Facebook e no Twitter; digitando a hashtag em posts e tuítes, durante a etapa regional do Parlamento Jovem e em outras atividades do projeto; e também usando #MaisJovensNaPolitica para compartilhar informações e opiniões sobre o tema.
O Parlamento Jovem existe desde 2004 e, a cada ano, dedica-se a um tema de relevância social
O Parlamento Jovem existe desde 2004 e, a cada ano, dedica-se a um tema de relevância social - Foto: Pollyanna Maliniak
Parlamento Jovem - A partir desta quarta-feira (12), começam as plenárias regionais do Parlamento Jovem de Minas. Nessa fase, estudantes dos municípios integrantes de cada um dos oito polos regionais se reunirão para votar as melhores propostas apresentadas durante as etapas municipais sobre o tema Segurança Pública e Direitos Humanos. Após essa seleção, que de acordo com o calendário oficial termina em 21 de agosto, cada polo redigirá um documento que servirá de base para as discussões na plenária estadual, que será realizada no Plenário da ALMG em Belo Horizonte, no dia 23 de outubro, às 14 horas.
O Parlamento Jovem é um projeto de educação para a cidadania. O objetivo é proporcionar a estudantes mais conhecimentos sobre a política e os instrumentos de participação da sociedade no Poder Legislativo. O programa existe desde 2004 e, a cada ano, dedica-se a um tema de relevância social e de interesse dos jovens, por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. Ao todo, desde então, já foram encaminhadas 167 proposições para apreciação da ALMG, por meio da Comissão de Participação Popular.
Em 2014, o projeto ganhou a etapa regional, intermediária entre a municipal e a estadual. Na etapa regional, os municípios do polo discutem as propostas da etapa municipal, consolidadas em um documento que representa o interesse do polo, a partir dos estudos das propostas dos municípios isolados. Com o novo formato, amplia-se a participação de municípios, escolas e estudantes.
As câmaras municipais interessadas em participar da edição 2016 do Parlamento Jovem de Minas já podem encaminhar um email solicitando sua inscrição para pjminas@almg.gov.br.
Fonte: Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Postar um comentário

Regras de comentário:

PROIBIDO
Comentários ofensivos.
Xingamentos.
Palavrões.
Spam.
Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
Injúrias.

Tecnologia do Blogger.